quarta-feira, 27 de agosto de 2008

FRANQUIA

O que é franquia
O que é franquia e que vantagens ela oferece ao fraqueado e ao franqueador
Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.


Taxas comuns cobradas do franqueado
Conheça as diferentes taxas existentes para cada tipo de franquia, desde as mais simples até as mais complexas
A relação entre franqueador e franqueado pauta-se por diferentes taxas, a serem acertadas ao longo do desenvolvimento do negócio. Desde a assinatura do contrato, até os projetos de expansão, todas as fases do empreendimento abrangem acertos taxados que ajudam no sucesso do negócio.


Estágios da franquia
As franquias são classificadas pelo estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa maior ou menor risco para o franqueado
As franquias são classificadas conforme a geração e o estágio de desenvolvimento em que se encontram, o que ajuda a evitar riscos no negócio do franqueado. Consideram-se o tipo de concessão, a tendência do mercado, o grau de risco, a liberdade de ação do franqueado, o contrato e condições prestadas pelo franqueador.


Os diferentes tipos de franquia

Existem diversas modalidades de negócio que devem ser estudadas por aqueles que pretendem abrir uma franquia
Uma das análises fundamentais para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil. Aqui, estão elencados diversos tipos de negócio. A cada tipo, um breve resumo com os diferentes enfoques, desde a concepção do projeto até a expectativa de retorno.

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Os diferentes tipos de franquia
Existem diversas modalidades de negócio que devem ser estudadas por aqueles que pretendem abrir uma franquia
Uma das análises fundamentais para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil. Aqui, estão elencados diversos tipos de negócio. A cada tipo, um breve resumo com os diferentes enfoques, desde a concepção do projeto até a expectativa de retorno.

Uma das análises fundamentais para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil. Aqui, estão elencados diversos tipos de negócio. A cada tipo, um breve resumo com os diferentes enfoques, desde a concepção do projeto até a expectativa de retorno.

Tipos de franquia, quanto à modalidade de negócio

Franquia individual – A modalidade individual não divide espaços com outras franquias. É a mais usual, por manter o conceito adequado de franquia. Funciona num ponto comercial especificamente escolhido para o negócio, independentemente do ramo de atividade anteriormente existente no local.

Franquia de conversão – Na franquia de conversão, a experiência empresarial e investimentos do franqueado se revertem para o franqueador, num mesmo ramo de negócios. Inclui os fracassos ou sucessos do empreendimento com adaptação às normas gerais da respectiva franquia. Nesta modalidade, o empresário independente transfere sua tecnologia de negócio isolado para o franqueador, numa troca de experiências. Aproveita e valoriza o ponto comercial já existente, visando maior rentabilidade e ao menor investimento entre as partes.

Franquia combinada – A franquia combinada reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num mesmo ponto comercial. As unidades de negócios são similares, numa linha complementar de produtos/serviços. Visa obter vantagens por meio da integração total de atividades, desde que não haja restrição por parte dos franqueadores.

Franquia shop in shop – O empresário, nesta modalidade, aproveita seu atual ramo de negócios, incluindo seu ponto comercial, para incorporar uma franquia de outro ramo de negócios.

Franquia de Mini-Unidades – Trata-se de uma modalidade da franquia individual, com ponto comercial versátil. Pode funcionar numa pequena loja, quiosque, carrinho ou ponto de coleta de serviços, ou seja, com área reduzida para a operação do negócio. Objetiva uma linha de produto/serviço específica e centralizada em unidades satélites.

Tipos de franquia, quanto à atuação geográfica

Franquia unitária – Modalidade em que o franqueador cede o direito de implantação e operação ao franqueado. Exige uma unidade específica em local determinado, com exclusividade. Caso o franqueado almeje conciliar outro tipo de franquia, deverá consultar o franqueador.

Franquia múltipla – Este tipo de franquia permite ao franqueado formar sua própria rede local ou regional, envolvendo outras franquias unitárias com o seu crescimento até o limite de mercado. Importante: as partes do negócio mantêm controle rigoroso sobre a multiplicação da franquia em rede para não perderem a unidade do negócio e a proximidade com o público consumidor.

Franquia regional – Esta modalidade abre a atuação geográfica ao franqueado por tempo e áreas determinadas. Envolve taxa de franquia regional, negociada em pagamento à vista na primeira etapa, e pagamentos sucessivos a cada unidade de franquia aberta. Faz parcerias, sob sua responsabilidade, por meio de contratos individuais na região.

Franquia de desenvolvimento de área – Este tipo de franquia tem atuação geográfica definida, possibilitando ao franqueado abrir tanto unidades próprias quanto unidades em parceria na sua área de atuação. Os contratos são assinados individualmente pelo franqueador principal. Os franqueados do franqueado intermediário desenvolvem e multiplicam suas áreas. É proibida a subfranquia. O franqueado detentor da área recebe taxas por franquias desenvolvidas com pagamento inicial para desenvolvimento das outras franquias.

Franquia master – Também conhecida como Master Franchising. É a franquia limitada a determinada região geográfica. Dá direito a subfranquias por parte do franqueado, que poderá criar outras unidades individuais como, por exemplo, franquias internacionais, sujeitas a legislações e adaptações culturais do país onde se expande.

Franquia de representação – Neste caso, o franqueador não cede os direitos geográficos de atuação. Não estrutura as filiais para suporte. O franqueado responsabiliza-se por determinados serviços, treinamentos, inspeção, publicidade, vendas de franquia etc.


Tipos de franquia, quanto à remuneração

Franquia de distribuição – Trata-se de um tipo de franquia com remuneração básica do franqueador com base nos produtos ou serviços. Não há taxa explícita de royalties ou taxa inicial da franquia. Na maioria das vezes, esses custos estão embutidos na receita do franqueado, envolvendo, posteriormente, maiores taxas de impostos. Recomenda-se atenção especial por parte do franqueado, considerando a propaganda enganosa no custo final de taxas.

Franquia pura – Esta modalidade ocorre mais no setor de alimentos e serviços. Oferece mais tecnologia, com taxas de royalties e taxas de franquia sobre a rentabilidade. Importante: o franqueador não se enquadra como fornecedor e não tem remuneração sobre fornecimento de terceiros.

Franquia mista – Este tipo de franquia tem-se expandido mais no mercado. Caracteriza-se pelas taxas de fornecimento de produtos, royalties e taxas de franquia. Tem as funções de distribuição definidas e separadas das receitas de administração da rede.



Diferenças entre franquia e negócio independente

Antes de entrar no sistema de franquia, é importante que o empreendedor compare as vantagens e desvantagens específicas entre ela e o negócio independente
Este texto traz ao empreendedor que pretende montar seu próprio negócio algumas diferenças fundamentais entre gerenciar uma franquia e um negócio independente. A análise aborda diferentes aspectos que devem ser levados em conta na hora de optar pela natureza do negócio a ser montado.

Fonte: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/tipos-de-negocios/franquia

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