terça-feira, 26 de agosto de 2008

MODELO DE ORGANOGRAMA DA AZALÉIA (adotado na indústria de moda)

Após ano de transição, a Patachou se consolida como uma das empresas de moda mais importantes de Minas Gerais. A marca completa 30 anos, implantando um novo modelo em sua administração: o sistema orgânico. São sete lojas, 9 showrooms e 200 boutiques espalhadas por todo o Brasil, que precisam estar sempre em sintonia. Moema Breves, diretora de marketing e expansão da marca recebeu o Vitrine da Moda para contar um pouco desse modelo.


O que faz da Patachou uma marca grande?

O que faz a marca parecer grande é a popularidade que ela adquire com a adesão que o seu conceito tem no mercado, fazendo um estilo feminino, elegante e atual, com qualidade ampliada no dia-a-dia de seus relacionamentos e elaboração de seus produtos.

Como está dividido o organograma da empresa?

Organograma é um conceito ultrapassado. Nós trabalhomos com um sistema orgânico de administração, onde cada setor da empresa está interligado. Os setores conversam entre si e com o mercado. Estamos divididos em um Conselho, integrado pela presidência, diretores comercial, de estilo, de operações e marketing. Além do Conselho, temos os líderes, que são os gerentes comercial (varejo e multimarcas), de estilo, de marketing, desenvolvimento, produto, planejamento, financeiro, logístico, relações humanas e compras. Este modelo é um modelo moderno que não existe ainda na indústria de moda de Minas Gerais. Ele foi implantado pelos novos donos da Patachou, vindos da Azaléia - o setor calçadista é mais desenvolvido nessa área do que o de vestuário no Brasil.

Vocês têm quantos funcionários?

Devemos ter hoje cerca de 160 funcionários, incluindo vendedores, porque terceirizamos toda a nossa produção. Temos, aqui, apenas um laboratório de criação, onde são feitas as primeiras peças, as peças-piloto. Então, saímos da estrutura fabril e passamos para uma estrutura de gestão de marca. Além disso, a Patachou é gestora das lojas Le Soulier (marca de calçados) e pretende gerir outras marcas também.

Como é o relacionamento com os funcionários em relação à circulação de informações?

Temos vários procedimentos de comunicação que funcionam muito bem. Nós dançamos uma dança conjunta aqui na empresa. Primeiro, pela comunicação diária que temos. Ela é sempre feita por e-mail com funcionários, lojas, pontos-de-vendas para que haja uma organização de prioridades das demandas. Temos e-mails grupos que facilitam muito. Fora isso, temos reuniões mensais e, eventualmente, quinzenais feitas pelo Conselho, nas quais acontece todo o processo decisório. Toda segunda-feira, temos as reuniões de líderes, na qual são tomadas as decisões operacionais da empresa, com o acompanhamento do desempenho de cada setor e análise de metas. Os líderes têm total autonomia de operação.

Para que as informações cheguem às lojas, como é feita a comunicação?

O gerente de varejo sai da reunião de líderes com as informações necessárias e faz áudio-conferência via skype com os gerentes de lojas de todo o país. Para isso, temos uma sala com todo sistema multimídia necessário. Posteriormente, é passado um e-mail para todos com todas essas informações discutidas e as metas a serem cumpridas.

Alem disso, temos um tablóide impresso e eletrônico, chamado Visioner, voltado para todo o publico interno de varejo. Ele leva informações de moda focadas no conceito da Patachou.

Vocês fazem treinamentos periódicos de vendedores?

São feitas convenções de varejo. No dia, todas as lojas do país são fechadas, todos os funcionários vêm para Belo Horizonte para mostrarmos para toda a equipe de vendas a nova coleção, detalhando peça por peça, mostrando possibilidade de looks, cartela de cores e as tendências que serão apresentadas pelos concorrentes.

fonte: http://64.233.169.104/search?q=cache:l7qRHpL0XkMJ:69.50.214.22/~vitrine/%3Fp%3D158+organograma+da+azaleia&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br

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