quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O QUE É PAYPAL?

PayPal é uma empresa que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes com um endereço de e-mail, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário. Localiza-se em San Jose na Califórnia.

O PayPal foi criado por Peter Thiel e Max Levchin, em 1998, para atender a necessidade de alguns usuários de efetuar pagamentos via PDAs, e rapidamente se popularizou. Em pouco tempo se tornou a grande inovação com relação a pagamentos on-line.

O eBay comprou o sistema de processamento de pagamentos online Billpoint para fazer frente ao Paypal. Porém, o número de usuários do PayPal era muito mais elevado. Em fevereiro de 2000 o número de Leilões (auctions do eBay) diários que possuíam o PayPal como forma de pagamento era de Market Share e espalhava-se pelo eBay, que corria e tentava lutar, sem a mínima efetividade. Essa luta se prolongou até outubro de 2002, culminando na aquisição do PayPal pelo eBay. A presidente do eBay, Meg Whitman, fechou com Thiel o negócio. A tecnologia do Billpoint foi incorporada pelo Paypal.

O Paypal não se restringiu apenas ao eBay. É aceito desde registros de domínios, e-commerce até pagamentos de serviços de hospedagem de sites.

Para adicionar fundos basta se dirigir a sua conta PayPal e adicionar o cartão, se tornando um membro certificado. Assim, você poderá enviar pagamentos a qualquer parte do mundo.

A empresa não está sujeita à legislação bancária por nao tratar-se deu um banco convencional. Não possui concorrentes de peso, exerce monopólio em seu nicho. O sistema adota uma polêmica política de bloqueio de recursos de usuários que fazem operações consideradas suspeitas. Sem qualquer aviso ou explicação indisponibilizam o saldo e pedem uma série de documentos ao cliente. Se não os receberem ou se por qualquer motivo não os aceitarem mantém os recursos do cliente bloqueado por 180 dias. A comunicação por email é falha, normalmente enviam apenas respostas automáticas. Seu suporte telefônico não está disponível em português. Usuários e ex-funcionários denunciam o uso destes bloqueios, em alguns casos, como mera fonte de renda extra.[1]
De qualquer maneira é atualmente uma ótima opção de pagamentos online, pela extrema simplicidade, agilidade, por atender praticamente todo o planeta, por oferecer mecanismos de refund (devolução de pagamento) e pela possibilidade de pagar sem a exposição de informações financeiras pessoais.

O PayPal está disponível em 103 países e em 16 moedas correntes.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/PayPal

Nenhum comentário: