O QUE É ?
CONHECIMENTO
Compreensão
Relacionamento de Idéias
Construção de Conceitos
HABILIDADES
Raciocínio Lógico
Comunicação Interpessoal
Produção de Textos
ATITUDES
Atenção
Pontualidade
Cooperação
Organização
Participação
Liderança
Iniciativa
Objetivos
1) Facilitar o acesso aos trabalhadores a aquisição e competências que lhe permitam elevar o nível de desempenho em distintas funções dentro dos níveis de qualidade e eficiência requeridos, bem como possibilitar a sua inclusão social;
2) Reconhecer e certificar as competências dos trabalhadores adquiridas mediante capacitação, pela experiência na vida profissional ou combinação de ambas,
3) Otimizar os processos formativos e reduzir os custos da capacitação e Educação,
4) Possibilitar a aquisição progressiva de conhecimentos, habilidades e destrezas em função da conclusão de qualificações profissionais ou unidades de competências capitalizáveis como créditos formativos,
5) Promover maior mobilidade do profissional dentro de sua família ocupacional, entre empresas e dentro do ramo da atividade produtiva, como forma de evitar o desemprego estrutural,
6) Gerar um banco de dados que possa ser disponibilizado aos agentes econômicos sobre as competências dos profissionais candidatos ao mercado de trabalho, provenientes das escolas.
Obstáculos à Implementação
Falta de definição de políticas públicas relativas a implantação do sistema, que possam sensibilizar os empregadores e empregados em obter uma certificação,
Falta de engajamento dos órgão governamentais e os principais atores, empresários, trabalhadores e formadores no desenvolvimento e construção do sistema,
Falta de planejamento relativo à estratégias que possam viabilizar as questões de infra-estrutura necessária ao projeto,
Falta de coerência entre as premissas, os procedimentos e, a sistemática de avaliação e certificação baseada em competências, com o modelo sistema formativo atual da educação profissional.
Fonte: Márcio Bambirra Santos - Prof. CEFET-MG
Modelo
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