terça-feira, 2 de setembro de 2008

Conceitos Fundamentais da Economia em três capítulos

Escrito por:
Manoel Ruiz




Vamos abordar as necessidades humanas e os primeiros fenômenos econômicos, também vamos analisar o conceito de bens econômicos e sua classificação. Já os motivos determinados pelas necessidades humanas e a ordem hierarquia delas, onde se exige um estudo aprofundado de outra ciência social, a psicologia. Para conhecermos mais essas teorias na qual focaliza a motivação humana, a razão do nosso comportamento, a hierarquia das nossas necessidades e a ordem ou escala de seu atendimento. Tudo isso encontramos nos livros de psicologia social. Neste artigo estamos abordando somente a base dos conceitos fundamentais.

Necessidades Primárias:

Analisando no campo da economia, necessidades primárias significam que à carência é falta de coisas necessárias, ou coisas que desejamos, a qual é o aposto de satisfação. No princípio quatro itens seriam necessários para a sobrevivência do homem e sua família, que são: - 1º Alimentos, - 2º Vestuário, - 3º Transporte e - 4º Moradia.

Alem desses quatro itens, na vida moderna foi se fazendo necessário outros itens, os quais foram conquistados pelo homem, seguindo a seqüência fica assim: - 5º Saúde, - 6º Higiene, - 7º Educação, - 8º Lazer e 9º Previdência Social.

Com essas nove necessidades primárias citadas acima, constitui o que em economia foi classificado como consumo.

Consumo: é o ato de usar as mercadorias.

Com o passar do tempo surgem novas necessidades, e com isso surgem outros bens e serviços, os quais são transformados pelo homem. Essa transformação feita pelo homem com seu trabalho e novas ferramentas ganhou o nome de produção.

Produção: é o processo pelo qual mercadorias e serviços são fabricados ou preparados para uso. Produtor é quem fornece as mercadorias e serviços.

O homem para satisfazer as suas necessidades e de sua família, precisa produzir, trocar o que produziu por moeda ou dinheiro, então compram alimentos, roupas, remédios etc. O que ele produz tem a finalidade de satisfazer as suas necessidades e de outras pessoas, também gerou troca e circulação de mercadorias, outro fenômeno econômico. O ato de troca é comumente denominado circulação, onde as mercadorias circulam do produtor para o consumidor. Estudando tal fenômeno encontramos o mecanismo da oferta e procura das mercadorias, o problema do seu valor, dos preços e é a moeda que ajuda o ato da troca.

Aumentando o consumo, o produtor compra novos equipamentos e contrata mais funcionários, para aumentar a produção, toma dinheiro emprestado dos bancos. Aumentando a produção, entra mais dinheiro, o qual é usado para pagar os juros e amortização da divida junto ao banco e também beneficia os empregados, através de salários e outros benefícios conquistados. É importante lembrar, que quanto maior a produção menor o custo unitário do produto ou bens de serviços,

Quando repartimos o resultado da produção, este fenômeno é denominado de repartição ou distribuição, hoje chamada de distribuição da renda nacional ou social. Os primeiros fenômenos econômicos, produção, repartição ou distribuição, circulação e consumo, tem sua origem nas necessidades humanas. Junto com as necessidades primárias, apareceram às necessidades secundárias e coletivas.

fonte: http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=54&item=4

Nenhum comentário: