terça-feira, 30 de setembro de 2008

DICAS DE FINANÇAS PESSOAIS

Dicas para quem quer liberdade

A chave do sucesso profissional pode ser uma reserva de dinheiro para enfrentar os solavancos na carreira

A principal preocupação de quem perde o emprego é não ter como pagar as contas no fim do mês. Até aqui, nenhuma novidade. Quem é que gosta de ter de baixar o padrão de vida e ficar endividado? Se por um lado é comum olharmos para o bolso, por outro fica logo claro que essa preocupação reflete o quanto as pessoas agem de pessoas de maneira errada quando o assunto é dinheiro. Dá para ser diferente? Claro e com uma solução simples. Guardando dinheiro.


Síndrome do contra-cheque

A falta de planejamento financeiro tem forçado muita gente a viver correndo atrás do contracheque. Conseqüência: a carreira, além da vida pessoal, acaba se tornando refém do salário, o que é uma péssima alternativa hoje em dia. Numa situação de demissão, então, pior ainda. Nesse caso, não há a calma necessária para a escolha e a carreira pode sair prejudicada por causa disso.

A necessidade de assumir o controle total da própria carreira está cada vez maior. A autoconfiança para gerenciar o futuro profissional está intimamente ligada à autonomia financeira. Sem dinheiro no caixa pessoal como é que alguém pode discordar do chefe? Recusar-se a cumprir uma ordem absurda? Impor-se? Tão importante quanto isso é, como bancar cursos de desenvolvimento como uma pós-graduação, por exemplo? Não se recomenda esperar que a empresa pague pelo curso. Afinal, a responsabilidade pela atualização do conhecimento e pela capacitação é de cada um de nós -- não dos empregadores.


Reserve para investir em você

Quanto mais autonomia você quiser na sua vida profissional, maior deverá ser sua poupança. E, quando nos referimos a ter grana para a carreira, isso significa ter economias investir em você. Ou seja, ter capital para financiar, além do seu mestrado (se for o caso), o seu curso de idioma ou um seminário imperdível, que geralmente custa caro. E vale incluir também o lazer e as férias, por que não? Tudo causa impacto na vida profissional.

Se você não é a criatura mais organizada do mundo com sua vida financeira, fique tranqüilo. Siga algumas dicas práticas para cultivar o tão sonhado pé-de-meia.


E então, como fazer?


Anote as suas despesas por três meses, incluindo até gorjetas, estacionamentos e contas em bares


Corte pequenos gastos que não afetam muito o seu estilo de vida


Estabeleça prazos para cortar as dívidas maiores e tente renegociá-las


Fuja das compras a prazo como leasing e financiamentos


Não use o cartão de crédito para pagar pequenas despesas como gasolina e refeições


Espere até uma semana para efetuar uma compra depois de provar uma roupa ou ouvir um CD no shopping


Elimine as dívidas com juros elevados antes de começar a guardar dinheiro


Determine um valor fixo, possível de cumprir, para a poupança mensal


Fonte: Você S.A On Line

Nenhum comentário: