terça-feira, 16 de setembro de 2008

TIPOS DE CLIENTES

Atendimento ao cliente

Não importa em qual ramo você atue, o atendimento ao seu cliente deve ser o melhor possível. Clientes bem atendidos acabam sendo fidelizados e recomendando a sua empresa para os amigos. Isso cria uma teia de propaganda boca a boca e uma divulgação ‘gratuita’ do seu trabalho.

Os clientes contemporâneos são diferentes daqueles com os quais nossos pais trataram. Veja como eles costumam atuar.

São mais sofisticados e sensíveis aos preços.
Dispõem de pouco tempo para compras.
Desejam mais convivência.
São menos sensíveis à marca do fornecedor.
Mais bem informados, mais protegidos e pouco pacientes.

Os clientes
Cliente impulsivo: apressado e costuma interromper quem está falando. Ele é rápido e, muitas vezes, tem atitudes bruscas e inesperadas. Seja rápido, ágil e objetivo ao lidar com ele.

Cliente meticuloso: exigente, minucioso e paciente. Esses clientes analisam todas as propostas feitas pela empresa. Tenha calma e segurança no trato com esse tipo de freguês.

Cliente tímido: inseguro, hesita em qualquer proposta. Procure decidir por ele sem que ele perceba que a decisão não foi dele. Dê opções prontas.

Cliente convencido: são pessoas que gostam de demonstrar que sabem tudo, além de não aceitarem quando estão errados. Nunca decida por ele e dê sempre opções para ele escolher.

Cliente desconfiado: não dá atenção e deixa o vendedor sem saber qual a sua opinião. Mostre a ele que você faz bem a sua função e que ele está prestes a fechar um bom negócio.

Cliente simpático e conversador: sempre conta histórias e acaba levando muito tempo para dizer o que quer, o que acaba atrapalhando o andamento do serviço. Atenda-o com objetividade e rapidez.

Cliente nervoso: mal humorado e agressivo. Deixe-o falar e mantenha a calma.

Fonte: Portal Emprego e Renda

Nenhum comentário: