segunda-feira, 1 de setembro de 2008

VOCÊ TEM PERFIL DE EMPREENDEDOR?

Empreendedor sustentável
Luiz Fernando Lucho, diretor presidente do grupo Esfera, aposta no
conceito de sustentabilidade como chave para um futuro melhor


Por Priscila D'Amora

Antecipar tendências, quebrar paradigmas e enxergar além. Reunir essas características no cenário atual e ter a possibilidade de carregá-las consigo é um importante trunfo para que se obtenha sucesso em qualquer que seja o segmento.

Agora, acredite, se você deseja construir uma imagem sólida e respeitável no mundo corporativo, estará indo pelo caminho correto se pensar em responsabilidade sócio-ambiental.

E esta é a maneira que tem levado Luiz Fernando Lucho, profissional empreendedor com mais de 28 anos de experiência no segmento de incorporações, a focar sua história, formando equipes que levem adiante seu sonho de ter uma sociedade melhor e atuando na vanguarda da sustentabilidade.

Acompanhe nossa entrevista com o presidente do Grupo Esfera, que chama atenção para a importância de se assumir riscos na busca de grandes realizações.

Empregos.com.br - Quais foram seus primeiros passos rumo ao empreendedorismo?
Luiz Fernando Lucho – Eu comecei minha carreira como engenheiro na década de 80, que por sinal foi uma época muito difícil para quem era formado nessa área. Sendo assim, saí da construção civil e comecei a trabalhar em outras atividades como comércio e serviços. Montei uma confecção, abri uma panificadora, enfim, foquei minha atuação em atividades que naquela ocasião faziam sentido para poder viabilizar minhas necessidades. A partir da década de 90, quando o contexto começou a mudar e o mercado imobiliário se recuperou, voltei para minha área e fui trabalhar na Encol.

Empregos.com.br – Como foi essa retomada de mercado?
Lucho – A Encol naquele momento saiu de uma empresa pequena que nasceu em Goiânia e começou a crescer muito. Eu entrei nesse momento e tive a oportunidade e a sorte de fazer parte dessa ascensão, que em pouco tempo me levou a assumir um cargo na superintendência da empresa. Depois disso, fui conquistando um espaço muito rápido até ser convidado para abrir uma filial nova que eles chamavam de regional, onde me deram quatro cidades para coordenar. Essa capacidade de ir buscar mercados, de acreditar e fazer coisas que as pessoas imaginam difícil ou impossível é uma característica minha. A palavra impossível não existe no meu vocabulário, pois tudo que eu tenho capacidade de formular na minha cabeça é possível de realização, a diferença é o tamanho do esforço que eu vou ter que fazer para alcançar o objetivo. Dentro dessas características também se enquadra saber partir para novos desafios na hora correta. Existiu o momento em que a empresa não estava mais bem, ocasionando posteriormente sua quebra. Quando ela quebrou, eu já não conseguia ter as condições que para mim eram fundamentais para realizar aquilo que eu planejei e que se eu permanecesse nela teria dificuldade de realizar meus objetivos e não cumpriria os compromissos firmados com terceiros. Então eu optei por sair.

Empregos.com.br – Você acredita que uma das características desse tipo de profissional é ter uma sensibilidade especial para detectar o exato momento de partir para outras experiências?
Lucho – Os empreendedores são pessoas que não se acomodam e se sentem incomodados quando a estrutura que o cerca o impede de desenvolver o trabalho da forma como eles acreditam. São pessoas que tem uma característica que acredito que seja de suma importância: eles sabem a hora de entrar e a hora de sair. Muitas vezes o empreendedor causa desconforto por ser visto como alguém que gera conflitos. Poucos entendem que esse conflito se deve porque para criar algo novo é necessário mexer nas estruturas pré-estabelecidas. O empreendedor trabalha alguns tons acima das outras pessoas. Se a velocidade normal é 80 km/h , a do empreendedor fica acima de 200 km/h e essa diferença causa mal-estar nas pessoas que não possuem esse perfil. Tanto é que um dos grandes desafios do empreendedor, além de se firmar em lugares que não tenham uma ampla visão, é conseguir formar equipes que consigam trabalhar nesse jeito de fazer.

Empregos.com.br - Você acha que os profissionais estão preparados para trabalhar com essa filosofia?
Lucho – Eu acho que os profissionais de hoje e que se formam em grandes centros de educação já saem com uma formação acadêmica boa, apesar de muitas universidades pecarem por prezarem a parte teórica e ter pouca prática. O que atrapalha um pouco é a nossa cultura muito ligada à religião, que muitas vezes cria uma sociedade temerosa. Nossa religião católica leva as pessoas a temerem o tempo todo, diferentemente da religião anglo-saxônica ou mesmo protestante dos Estados Unidos, em que as pessoas estão desafiadas a fazer. O resultado disso são profissionais que tem uma dificuldade muito maior para se lançar no mercado de trabalho. Uma das características mais importantes do empreendedor é, sem sombra de dúvidas, a coragem. Esse profissional, homem ou mulher, tem por natureza a capacidade de assumir riscos.

Empregos.com.br – Então você encontra dificuldades para formar equipes?
Lucho – A formação de uma equipe é difícil, apesar de terem grupos muito bons de pessoas que chegam até mim. Como estou na posição de líder, tenho a necessidade de formar mão-de-obra de ótima qualidade. Temos tido muita dificuldade para conseguir profissionais. Embora eles tenham uma carga de informação muito boa, são pessoas que focam seu trabalho no receio de perder o emprego. Aquela pessoa que tem medo, qualquer que seja, atrapalha a sua visão. Se você tiver medo de errar, você jamais será um empreendedor, até porque para ser pioneiro e ir para lugares nunca vistos anteriormente é preciso arriscar. Eu costumo dizer que a grande diferença entre um sonho e um objetivo é que um tem prazo; e encontrar uma equipe com essas características ainda é difícil.

Empregos.com.br – É possível aprender empreendedorismo na escola?
Lucho – Sim. Tanto é possível que existe essa matéria em algumas universidades. Contudo, o conhecimento atua como um facilitador, na verdade as características pessoais é que diferem uma pessoa empreendedora de uma que não é. Ter a capacidade de desenvolver idéias abstratas quer dizer ter uma velocidade de raciocínio e um pensamento lá na frente. Isso é difícil de aprender na escola.

Empregos.com.br – Na trajetória que um grande líder percorre, como você vê o papel de consultores e do coaching ?
Lucho – Eu acho que esse papel surgiu dentro de uma visão muito recente e moderna, em que você contrata um profissional que possui capacidade, mas que precisa desenvolvê-las e apresentar resultados em curto espaço de tempo. Eu entendo o coaching ou mesmo o consultor como um curso intensivo prático. Ao invés de você pagar para ele fazer um MBA, onde ele vai estar sentado em uma cadeira de faculdade observando o professor, ele terá alguém full time ensinando-o qual a realidade para a qual precisa estar preparado para enfrentar. Então, eu acho que é uma solução bastante inteligente, embora não seja barata, faz todo o sentido quando você precisa preparar um bom profissional para um cargo importante.

Empregos.com.br - Sustentabilidade. Qual o papel que ela exerce hoje em dia?
Lucho – Primeiro eu gostaria de colocar um assunto que antecede essa questão. Eu acho que ter preocupação sustentável hoje é ter uma visão prática de auto-preservação e sobrevivência. O homem nos últimos 100 anos conseguiu poluir, estragar e prejudicar a Terra em uma velocidade assustadora. Hoje, a Terra é o organismo vivo que está doente. Bem, falar em sustentabilidade é tentar repensar a forma de como nós agimos em relação ao meio ambiente e de como entendê-lo a nossa volta. Essa situação nova já trouxe para o mercado atividades que não existiam até poucos anos. A revolução desse tema começou na Europa em 1995, portanto, nos últimos 11 anos ela despertou essa forte tendência no continente. No Brasil, depois que a mídia começou a dar bastante destaque para o aquecimento global as pessoas começaram a se atentar para a importância da preservação e de manter uma sociedade sustentável.

Empregos.com.br – A sociedade pede por ações sustentáveis?
Lucho – As pessoas descobriram que tem que preservar antes que seja tarde. No meu caso, trabalho com a construção de residências em que desenvolvi processos modelos de racionalização do uso da água tanto na parte de construção quanto depois da entrega das unidades. Para fazê-lo não bastava simplesmente colocar as ferramentas e equipamentos em funcionamento, era necessário ensinar as pessoas a usá-los de uma forma que fosse a mais inteligente e apropriada. A partir dessa constatação criou-se uma infinidade de atividades que não existiam até pouco tempo atrás. Por isso que eu digo, quem conseguir adaptar o seu produto ou serviço à visão de sustentabilidade passará a ter um diferencial que o colocará em uma condição completamente diferente de mercado. Acredito que em meados de 2010 quem não estiver se integrado a esse movimento estará fora do mercado e passará a ter um produto ou serviço totalmente desalinhado e desatualizado.

Empregos.com.br - Quais seriam seus conselhos de empreendedor?
Lucho – O meu conselho é que, primeiramente, ser empreendedor é um estado de espírito. Ele possui características marcantes em todos os níveis: familiar, social e no trabalho. Assim sendo, perceba o mundo que está à sua volta e defina um foco para que se possa fazer diferença e construir um espaço importante na sociedade.

Empregos.com.br – Quais seus projetos futuros?
Lucho – O meu objetivo como ser humano talvez não seja diferente de nenhum outro, é ser feliz, só que a gente nunca é feliz sozinho, temos que ser felizes dentro do grupo do qual fazemos parte. Meu grande objetivo é deixar o mundo melhor do que eu encontrei e essa foi a razão da minha vida até agora e espero que me acompanhe até o momento que eu esteja aqui no meio de vocês. Acabei de vender metade da minha empresa para um grande grupo americano e hoje tenho um suporte que resultará em mais crescimento. Espero que até 2015 esteja fortemente ligado ao mercado imobiliário fazendo exatamente o que estou fazendo, só que em escalas maiores. E o principal, exercitar o amor ao próximo. Acreditar que podemos fazer diferença no mundo, já que viemos para deixar um legado que só tem valor quando é benéfico para as outras pessoas.

FONTE: http://64.233.169.104/search?q=cache:R8E7Vpjq_y0J:carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/entrevistas/entrevistas/070108-luiz_esfera.shtm+Voc%C3%AA+acha+que+%C3%A9+uma+pessoa+empreendedora&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&gl=br

Nenhum comentário: