sexta-feira, 30 de julho de 2010

SEU PLANO DE NEGÓCIOS PARA VENCER: TÓPICO 5 => MARKETING

MARKETING.
O Segredo do negócio!


Definir as estratégias de marketing dentro de cada um destes aspectos:


• Pesquisa de mercado;
Qual o objetivo?
Quais dados deverão ser coletados?
Como fazer da pesquisa uma propaganda?


• Estratégias de vendas;
Definir quais as emoções que deverão ser trabalhadas.
Definir estratégias para trabalhar estas emoções.
Elaborar então uma estratégia de venda.


• Ponto de encontro entre o cliente e o produto;
Aonde o cliente encontra o seu produto?
Na sua loja? Na internet? No supermercado? Em catálogos?

Você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. E a primeira impressão é a que fica!


• Cenário = embalagem;
A principal função da embalagem é acondicionar de forma segura o produto nela contido, facilitar o transporte, etc.
Atenção: Faz sucesso quem sabe que a principal função da embalagem é vender o produto.
Agora pense grande....faça de conta que toda a sua empresa é um produto e que você esta vendendo a empresa toda.
Só assim você será atraente aos olhos do consumidor.


• Argumentos irrefutáveis de venda;

Agora você tem que ser rápido!
Identifique as necessidades do cliente
Identifique as emoções pertinentes naquela venda
Elabore uma estratégia que não seja obvia usando estas emoções
Aplique e venda.

Emoção é o que vende!







• Entrega diferenciada do produto;
Se o produto não é importante para você ele não será importante para mais ninguém.
Lembre-se: Como você se sente quando você compra alguma coisa?
Você simplesmente adora!!! Tem gente que até comemora.

O Seu cliente estará se sentindo assim. Feliz!
Agora imagine se você pudesse tornar este momento inesquecível...
Um tapete vermelho na entrega de um carro.
15 segundos de palmas para o feliz novo proprietário de uma camiseta.
Um belo embrulho, com um lindo laço em um simples vidro de perfume, etc.



• Fazer o cliente sentir que esta fazendo um ótimo negócio;
De alguma forma, ache uma estratégia dentro do contexto de seu produto e loja a fim de mostrar ao cliente alguma vantagem...
Nem que seja um informativo. Mostre a ele que ele esta economizando, ou que ele esta levando vantagem em alguma coisa ou sobre alguém.


• Fazer publicidade de manutenção;
Você conhece a Coca-Cola?
È claro que você conhece a Coca-Cola, Todo mundo conhece!
Então por que será que eles ainda investem milhões em propagandas?
Se você quer que sua empresa seja bem sucedida então não saia da cabeça dos seus clientes. Mas atenção: Se você quer que sua empresa seja muito bem sucedida, então não saia também da cabeça daqueles que não são seus clientes.
Não existe nada PIOR do que um carro de som!



• Rituais de controle de qualidade;
Elaborar um ritual de controle de qualidade e fazer com que seu cliente saiba e conheça este ritual.
As fabricas de tênis, submetem os produtos a uma série de torções, mas o melhor de tudo isso é quando o cliente pode aplicar este teste no produto.
Crie um ritual! Mostre ao cliente!



• Garantia;
Hoje em dia o cliente sabe dos seus direitos, e o que é ainda melhor, ele normalmente os exige.

Não espere o cliente pedir ou perguntar sobre a garantia, ofereça!
Até mesmo em um presente você deve inserir um certificado de qualidade com uma garantia.

A pior coisa que tem é chegar em casa, abrir um produto e ver que a garantia de fábrica não tem validade, pois a loja não se deu ao trabalho de carimbar o certificado de garantia. Você sabe que tem seus direitos, mas vai dar dor de cabeça.


• Pontos de Venda;
Defina bem quais são os seus pontos de venda. Perceba que atualmente as empresas estão multiplicando os pontos de venda, e diversas são as possibilidades:
Multiplicação através de franquias, multiplicação através de marketing de rede, inauguração de outras lojas, representantes autônomos e Venda através da internet, sistema o qual pode ser ligado a diversos sites. Exemplo: Mercado livre


• Estratégia pós-venda;
Lembrar o cliente que você existe, que você oferece garantia e acima de tudo, mostrar ao cliente que você quer saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço que adquiriu de sua empresa.
Se você conseguiu tornar a entrega do produto um momento diferenciado para o cliente, então logo ele recordará de todo o sentimento que está ligado a sua empresa.
Como fazê-lo se lembrar?


• Estratégia para o cliente voltar ao ponto de venda;
80% do faturamento de uma empresa normalmente gira em torno dos mesmos clientes.
O que fazer com esta informação?
Você deve concentrar os seus esforços em:
● Atender muito bem quem já é cliente
● Atrair clientes novos, mas de forma que na primeira vez que ele for a sua loja ou comprar o seu produto, ele seja conquistado.
● Nunca permitir que um cliente saia da sua loja insatisfeito.
● O cliente não tem nenhum vinculo com você, ele não é fiel, ele precisa de vantagens todas as vezes. Não se acomode
● Faça ele desejar ser seu cliente, crie um grupo fechado, tire fotos dos clientes...
Não adianta você trazer 1000 pessoas novas por dia a sua loja, isso é muito caro.
Você tem que trazer 500 novos e 500 antigos todos os dias.



• Planejamento visual externo;
Para quem trabalha com atendimento ao cliente, como: Lojas, Bufes, restaurantes, salões de beleza, etc, o visual e a apresentação da loja e de tudo que esta dentro é de extrema importância.
De atenção aos mínimos detalhes. Seja caprichoso!
Ninguém pode ser um cozinheiro extremamente higiênico e permitir uma goteira, uma cadeira quebrada, um banheiro sujo ou uma pichação na fachada.


• Planejamento visual da propaganda e apresentação dos produtos;
Manter sempre a mesma linguagem em todas as propagandas que forem feitas. Onde estiver seu nome, ele tem que estar igual. Por isso algumas empresas não permitem propaganda sem uma breve analise.
Tem que ter sempre a mesma linguagem. E tem que ser profissional!





• Web site viabilizando venda, informações e participação dos clientes.
Se você não tem um web site, então você esta fora do século XXI.
Ninguém mais compra por lista telefônica, jornal de bairro, etc.
Os bons compradores pesquisam na internet. O site é o cartão de visitas do tempo atual .
Sua Empresa tem que ter um site com uma linguagem moderna ( interagir com o item anterior ), fácil de ser navegado, completo e atualizado.
Seu site tem que mostrar quem é a sua empresa, tem que ter imagens, vídeos, chat, etc.
O Web site de uma empresa é a vitrine para o mundo. Ele tem que ser bom, senão é melhor não ter.
Aprenda também a divulgar o seu site na web, através de links patrocinados ou empresas especialistas no assunto, afinal de nada vale ter um site, se ninguém acessa.
Acredite, através do site você pode vender não só para todo pais mas para o mundo todo. E já tem muita gente fazendo isso de um escritório em casa.

Seu site deve conter informações como:
● A empresa / Quem somos.
● Fale conosco.
● Trabalhe conosco.
● Nossos fornecedores.
● Nossos Produtos.
● Serviços.
● Links.
● Faça seu pedido.
● Certificado de garantia.
● Vídeos.
E demais serviços que o site possa prestar.

Seu site deve ser anunciado em outros sites relacionados ou em empresas especialistas em trazer acesso para o seu site.

Recomendamos: www.premiomelhordaweb.com.br

Para elaboração, construção, manutenção e hospedagem do seu site recomendamos:
Sun line internet provider.
Telefone – 0xx14 3413-5252
www.sunline.com.br

Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor
Rua do Lavapés, 170 – Cambucí – São Paulo/SP – (11) 3208 1370
www.empreendedoresdobem.com.br

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