quarta-feira, 8 de setembro de 2010

COMO ENCONTRAR UMA EMPRESA QUE COMBINA COM VOCÊ: CONFIRA AS 20 DICAS.

Listamos 20 pontos que merecem ser levados em consideração para fazer uma escolha mais consciente


Derla Cardoso

Há quem diga que grandes empresas são como países, com suas regras, seus valores e sua própria cultura. Exageros à parte, o fato é que as companhias realmente possuem muitas diferenças entre si na forma como encaram o mundo dos negócios, como se relacionam com seus clientes e no que esperam de seus empregados. Por essa razão, antes de mergulhar em um penoso processo de seleção, vale a pena pesquisar para saber um pouco mais sobre o tipo de empresa que você encontrará quando chegar à última etapa. Confira a seguir um roteiro para fazer essa pesquisa. Os especialistas recomendam que os candidatos avaliem a empresa onde desejam obter uma vaga de trainee ou de estágio em três níveis. São eles:

Primeiro, o mais óbvio. É preciso saber se o horário de trabalho não interfere nos estudos, se o candidato consegue ter acesso ao local do estágio e se o valor da bolsa oferecida pela empresa é adequado e dentro dos valores médios que o mercado oferece. “É preciso saber se vai conseguir conciliar as horas de trabalho com as aulas da faculdade. Não vai adiantar nada se inscrever se for para prejudicar os estudos. Parece óbvio, mas muitos não se preocupam com isso”, afirma Lucio Tezotto, gerente de atendimento da Catho Online.

Em seguida, vale a pena conferir outros detalhes objetivos. Um dos principais é o pacote de benefícios que a empresa oferece como vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, seguro de vida e outros, que no final das contas acabam sendo muito importantes.

Também vale a pena pesquisar os aspectos subjetivos. Os especialistas recomendam que os candidatos procurem notícias sobre a empresa onde querem trabalhar e até conversem com funcionários a fim de descobrir quais são os valores da companhia, sua história, como é o “clima” e o ambiente de trabalho e as instalações, por exemplo. Estes fatores são muito sutis, mas fazem toda diferença depois e interferem diretamente na “taxa de felicidade” dos funcionários.

Finalmente, além de ter mais chances de descobrir uma empresa que combina com seu perfil, essas pesquisas e reflexões trazem outras vantagens para o candidato. Segundo especialistas em recursos humanos, “quem pesquisou sobre a empresa tem um diferencial que será valorizado pelo entrevistador”, diz Renata Damásio, consultora sênior da Cia. de Talentos.


Eis alguns pontos que merecem ser levados em conta pelo estudante na hora de escolher uma empresa:



1) Local de trabalho é acessível?

2) O horário de trabalho atrapalha a faculdade?

3) A empresa exige veículo próprio?

4) Qual o valor do salário ou da bolsa-auxílio?

5) Oferece vale-refeição?

6) Oferece vale-transporte?

7) Oferece plano de saúde?

8) Oferece cursos e treinamentos?

9) Quais as chances de efetivação?

10) Oferece um plano de carreira?

11) Há chances de trabalhar fora do Brasil?

12) Há chances de trabalhar em outros estados?

13) Quais são valores empresa? Concorda com eles?

14) Qual é área de atuação da empresa? Você se interessa pelo setor?

15) Qual é posicionamento da empresa no mercado?

16) Os produtos e serviços prestados pela empresa têm a ver com você?

17) Como é o ambiente de trabalho? É mais formal ou mais informal?

18) O que a empresa espera de seus funcionários?

19) Quais são as características mais valorizadas pela empresa?

20) Você se imagina trabalhando na empresa?



Fonte: IG Estágio e Trainee

Nenhum comentário: