segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CURSO DO INVESTIDOR DE SUCESSO - AULA 12•Plano de investimento:Saiba investir com sucesso

Ao investir você não precisa ser um expert para obter vantagens em oportunidades reais. Mas, para investir com confiança, rentabilidade, sucesso e consistência e ser capaz de ter vantagens nas oportunidades, primeiro você precisa se certificar se todas as suas necessidades financeiras e responsabilidades estão reunidas.


Então, comece com:

• Reserve suficientes quantias para casos de emergência;

• Certifique-se que você está completamente seguro;

• Saia fora das dívidas e mantenha-se assim;

• Determine seu plano de tempo e

• Comece a investir com metas.

Igual a maioria das pessoas você sabe que precisa guardar e investir seu dinheiro, mas sem metas e objetivos claros e definidos é difícil saber como conseguir economizar mais rápido, o quanto o retorno do seu investimento é alto o suficiente e se o investimento é seguro o suficiente para confiar quando você precisar dele. Agora que você já leu como administrar suas finanças e como funciona o mercado financeiro e suas principais alternativas de investimento, vamos fazer um plano de investimento adequado ao seu perfil.



1 – Determine o tipo de investidor que você é: quais são suas metas e prazos para investir e principalmente, o que você sente sobre o risco.



2 – Decida como você irá dividir o dinheiro a ser investido: que porção do seu dinheiro será investida em ações, em títulos, em fundos, etc. Determine o quanto você precisa investir e como fazer esta divisão. Selecione cautelosamente e divida seus investimentos, assim você iirá minimizar e dividir o risco.



3 – Siga seu plano de investimento: uma vez lançado seu plano de investimento e você tendo o seu portfólio (conjunto de todos os seus investimentos), certifique-se que ele reflete sua meta e continua trabalhando duramente para você.



4 – Monitore o progresso de seus investimentos: regularmente reveja seu portfólio para determinar que valores de seus investimentos estão aumentando ou caindo. Compare os retornos com investimentos similares e investigue todos os fatos. Veja onde, quando e porque mudanças são necessárias. Faça qualquer ajuste necessário em seu portfólio: mova seu dinheiro entre os investimentos que reflitam qualquer mudança na sua meta.



5 – Paciência é uma virtude: investimentos a longo prazo retornam em um ano mais ou menos. Aprenda a ter paciência e mantenha a disciplina.



6 – Sempre tenha fundos suficientes: mantenha dinheiro em uma conta de acesso rápido para eventuais emergências como reparos em sua casa, repentinas despesas médicas, etc. Isto parece óbvio para você mas saiba que o número de pessoas que faliram por não seguir esta simples regra é enorme.



7 – Escolha uma corretora de valores ou um banco em que você pode confiar.



Siga de perto a situação política e econômica, buscando entender o efeito de possíveis mudanças na rentabilidade de seus investimentos. Analise seus investimentos regularmente, comparando-os com outras alternativas existentes no mercado, não esquecendo de respeitar o seu perfil de investidor. Acima de tudo, mantenha-se informado – acompanhe de perto o que acontece no país e no mundo em matéria de economia. Leia jornal todo dia, pesquise na internet, converse com gerentes de banco, contadores, e outros investidores e mantenha-se bem informado. Informação é hoje a mais importante ferramenta dos investidores bem sucedidos!



E emocionais, você pode não agir racionalmente. Se você não controlar suas emoções, pode ter fracasso em suas contas tanto quanto em sua vida. Nos investimentos a longo prazo você precisa ter paciência e disciplina, sobretudo nos momentos em que seu investimento “parece” desvalorizar. Entenda e acredite que seus dois maiores inimigos são o pânico e a ganância.



2- Nunca faça nenhum ato que vá contra seu temperamento

Todos nós temos diferentes atitudes com o dinheiro, assim como com a comida, roupa, esportes, sexo, religião ou qualquer outra coisa. Por exemplo, você pode querer economizar um centavo em comida mas gastar um monte de dinheiro em roupas. Aceite isso. Similarmente, você pode ser um leitor de jornais financeiros e se chatear com outros títulos. Então, para seu melhor conforto, nunca invista em algo que foge do seu perfil!



3 – Saiba admitir quando você está errado

Você certamente fez alguns maus investimentos algumas vezes. O segredo então é cortar sua perda o mais rápido possível. Infelizmente, a maioria das pessoas encontra muita dificuldade em fazer isso. Ninguém gosta de pensar que errou e existe uma grande tentação em continuar e esperar por melhores dias. Mas existe quase sempre um tempo quando o investimento começa a azedar e você pode sair fora com somente uma pequena perda. Se você continua, poderá continuar no lado perdedor por muitos anos e então perder todo dinheiro. Ter a coragem de admitir que você está errado é uma técnica essencial de investimento de sucesso, assim como em outros aspectos da vida.



4 – Compre baixo e venda alto

Todos nós ouvimos este simples conselho. Infelizmente, o ciclo do mercado move para cima e para baixo e os preços sobem e caem. É difícil marcar o tempo preciso que seja vantajoso para cada transação. Um meio de prever o ciclo do mercado mais satisfatoriamente é estar sempre bem informado, assim você poderá “comprar baixo e vender alto” ou “comprar alto e vender mais alto!”, ou seja, comprar no momento certo.



5 – Reinvista seu lucro Investimentos que permitem crescer através do tempo podem aumentar em valor rapidamente. O reinvestimento dos juros, do aluguel dos imóveis, dos dividendos das ações pode ser um caminho automático e sem culpa para construir um satisfatório patrimônio. O método do reinvestimento cria um efeito realmente poderoso nos investimentos. Isto está refletido nas palavras de Einstein, que uma vez disse: “a oitava maravilha do mundo é o juro composto!”



6 – Pague menos impostos

As duas coisas certas nesta vida são a morte e os impostos. Embora nós todos precisamos pagar impostos, não existe nenhuma razão patriótica para pagar mais que nossas obrigações. Seja inteligente… verifique esta possibilidade com um bom contador e faça algumas pesquisas.



ERROS FINANCEIROS



Os erros mais comuns que os investidores tendem a fazer.

• Ficar paralisado quando porque você não sabe como investir. Você pode começar a investir com somente alguns princípios básicos.

• Abandonar seu plano financeiro quando ocorre uma crise.

• Focar somente no curto prazo.

• Investir somente em escolhas “seguras”. Mercados de fundos, poupanças, etc oferecem excelente segurança a curto prazo mas talvez não acompanhem a inflação a longo prazo.

• Recusa em procurar assistência porque você tem certeza que pode fazer sozinho. Oportunidades de investimentos podem ser perdidas.

• Deixar a segurança de seu futuro financeiro para alguém cuidar. Este é o mais comum e o maior erro de todos.

Nenhum comentário: