sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ENTRE O NAMORO E A CARREIRA DÁ PARA FICAR COM OS DOIS.

Pega mal andar de mão dada? Manter segredo ou falar para o chefe?.
Confira as respostas para estas questões


iG São Paulo

Mudar o tamanho da letra: A+ A- Estagiários e trainees passam boa parte do dia na empresa com outros jovens da mesma idade, trabalhando juntos e compartilhando interesses semelhantes. Muitos acabam amigos, outros "ficam", uns namoram e há os que acabam até casando. Esses relacionamentos pessoais no ambiente de trabalho são vistos com muita naturalidade pelas empresas. Porém, há jovens se atrapalham quando precisam lidar com a situação. “Muitos acham que tudo pode. Mas no ambiente de trabalho há regras, ainda que não estejam escritas”, diz Caroline Cobiak, gestora de jovens profissionais da consultoria Across, que tem entre seus clientes a Natura, Coca-Cola e Votorantim.

Existem algumas dúvidas comuns: “Pega mal andar de mão dada com a namorada?”, “Manter em segredo ou falar para o chefe?”, “Posso ser punido?”. O iG Estágio e Trainee ouviu uma série de especialistas em recursos humanos e pediu dicas para encarar com tranquilidade a situação. Confira:



O que dizem as empresas - As companhias não costumam dar recomendações sobre namoro entre funcionários. Mas o importante é saber que há espaço para um relacionamento pessoal no ambiente de trabalho e que as empresas lidam com o assunto de formas diferentes.

A regra número um - Segundo os especialistas, é importante lembrar da regra número um: o ambiente de trabalho é um local público, que precisa ser respeitado e onde a imagem do profissional está sendo constantemente avaliada. “É preciso lembrar sempre que fora eles formam um casal, mas dentro da empresa são dois profissionais”, diz Melina Graf, gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos

Quem deve ficar sabendo – Alguns especialistas recomendam que os superiores sejam avisados de um namoro ou de algo mais sério entre o pessoal da equipe. “É melhor avisar do que esperar que alguém leve a informação no seu lugar”, diz Rudney Pereira Júnior, gerente de projetos do grupo Foco Talentos, que atende empresas como Nestlé e Gerdau. Para ele, trata-se de uma demonstração de maturidade.

Beijos e abraços – Espera-se que dentro das empresas as pessoas estejam trabalhando. Não há espaço para muito além disso, dizem os especialistas. De acordo com Pereira Júnior, deve-se procurar o bom senso para estabelecer uma linha clara de separação entre a vida profissional e vida pessoal.

Fofocas – Eis um outro conselho valioso, que os jovens precisam ter em mente. Empresas são ambientes competitivos e os relacionamentos nem sempre são pautados pelo cavalheirismo. Quem decide se expor está mais sujeito a críticas e fofocas. “Em algumas situações, como em festas, a imagem está sendo exposta perante a empresa toda”, afirma a gerente Melina Graf. Para Caroline Cobiak, é preciso avaliar as consequências.




Fonte: IG Carreira Guia do Candidato.

Nenhum comentário: