terça-feira, 14 de setembro de 2010

PIB JÁ GARANTE CRESCIMENTO DE 7% EM 2010, DIZEM ANALISTAS.

Alta de 1,2% no segundo trimestre assegura maior expansão da economia desde 1986


Klinger Portella, iG São Paulo


A economia brasileira já garantiu crescimento de, pelo menos, 7% em 2010, graças aos resultados observados no primeiro semestre do ano. Segundo analistas de mercado, o crescimento de 1,2% no segundo trimestre, frente aos três primeiros meses do ano, garante o patamar de expansão, mesmo que nos próximos dois trimestres o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) seja nulo.

Em relatórios, as consultorias LCA Consultores e Rosenberg e Associados confirmaram que o carry-trade - resultado garantido supondo expansão zero no terceiro e quarto trimestres - é de 7% para 2010.

Caso confirme tal desempenho, a economia brasileira terá o maior crescimento desde 1986, ano de implantação do Plano Cruzado, quando o PIB saltou 7,49%.



“Por mais que esse cálculo esteja sujeito a revisões por conta das próprias revisões da série histórica dessazonalizada, essa constatação sugere que nossa projeção para o crescimento neste ano deverá ser revista para cima”, disse a LCA.

Atualmente, as projeções da consultoria para o PIB em 2010 apontam para crescimento de 6,6%.

Na análise da Rosenberg e Associados, a economia brasileira deve ter expansão de cerca de 7,5%, contra os 7% projetados antes da divulgação do PIB do segundo trimestre. "Este resultado pode ter um impacto sobre a curva de juros, elevando os prêmios mais longos", afirmou.

No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,2%, frente a janeiro e março, surpreendendo o mercado. As projeções mais otimistas apontavam para expansão máxima de 1%.

Com o resultado, o acumulado do primeiro semestre foi de crescimento de 8,8%, o maior desde o início da série histórica, em 1996. Na soma dos 12 últimos meses, o PIB brasileiro teve alta de 5,1%.





Fonte: IG Economia

Nenhum comentário: