quinta-feira, 30 de setembro de 2010

REDUÇÃO DE IPVA COM A NF-P PODE SER FEITA A PARTIR DE AMANHÃ

Valores também podem ser depositados em conta-corrente, transferidos para outras pessoas e empresas ou doados para entidades


iG, São Paulo 30/09/2010 10:43

Os créditos da nota fiscal paulista (NF-P) poderão ser utilizados a partir desta sexta-feira, 1º de outubro, para reduzir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que deverá ser pago em 2011. Os consumidores têm, entretanto, apenas o mês de outubro para utilizar seus créditos e conseguir o desconto.

A Secretaria da Fazenda libera amanhã os créditos referentes ao primeiro semestre do ano e os consumidores poderão usar também os já liberados anteriormente. Além da opção de abater o valor do IPVA, há a possibilidade de retirar os créditos em dinheiro (desde que somem mais de R$ 25,00), por meio de um depósito em conta-corrente ou poupança, doá-lo para entidades de saúde e assistência social, ou ainda, transferi-lo para pessoa jurídica ou física.

Os valores do IPVA serão divulgados apenas no fim de outubro e o pagamento pode ser feito à vista (com desconto de 3%) ou em três parcelas. O desconto conseguido com os valores da NF-P para este imposto não tem limites, desde que não ultrapassem o valor do próprio IPVA.

Não é necessário que o veículo esteja no nome da pessoa que possui os créditos, sendo que o uso do valor pode ser destinado a terceiros. Depois de confirmada, a operação não poderá ser desfeita, mesmo se o veículo for vendido até a data do pagamento. O abatimento só pode ser feito por pessoas físicas. Quem perder o prazo que se encerra no dia 31/10/2010, não poderá mais utilizar os créditos para abater do IPVA de 2011.

Conforme a Secretaria da Fazenda, nos últimos dois anos 621,4 mil pessoas escolheram usar os recursos da NF-P nesse tipo de operação, abatendo R$ 73,61 milhões do IPVA. Somente no ano passado, mais de 385 mil consumidores fizeram essa opção, um número 63,4% superior aos 236 mil de 2008 (primeiro ano em que o contribuinte pôde optar pela redução do imposto).

O uso dos créditos é obtido por meio do acesso ao site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, em que no lado esquerdo da tela deve-se informar o CPF. Na página seguinte o consumidor digita sua senha e os códigos de segurança que aparecerão na tela. Após isso é só clicar em "Acessar" e, depois, em "1º semestre de 2010".

Leia também:


Saiba como participar da Nota Fiscal Paulista

Como participar dos sorteios da Nota Fiscal Paulista

Como aproveitar melhor a Nota Fiscal Paulista

Consumidor pode ter cartão da Nota Fiscal Paulista

Crédito da Nota Fiscal Paulista deve ser declarado no IR

Nota Fiscal Paulista ainda tem uso limitado

Crescem doações de créditos da Nota Fiscal Paulista a entidades




FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS PESSOAIS

Nenhum comentário: