sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 27 => ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS

ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS




Existem milhares de empresas que têm um enorme cadastro de clientes, adquiridos durante toda a vida da empresa, mas que se encontram em antigas fichas, sem nenhum controle que permita administrar com competência as aquisições realizadas por estes clientes. Um cadastro organizado permite saber quem está comprando o quê, e desta forma direcionar seu estoque para o que seus clientes realmente necessitam. Permite ainda o contato direto entre a empresa e o cliente, através de malas-diretas, de contatos telefônicos, envio de catálogos, tabelas de preços, etc.



COMO FAZER: O trabalho consiste em organizar cadastros de empresas que ainda não tenham se informatizado. Você deverá receber a base de dados, seja ela fichas, notas fiscais, ou listagens datilografadas, etc., e transformá-la em um cadastro único, organizado, entregando à empresa uma listagem de seus clientes classificados de acordo com os critérios determinados pelo cliente (por exemplo, clientes de uma certa região, de uma certa faixa de renda, etc.). Nestes casos você fornecerá ainda disquetes com o cadastro completo, etiquetas de endereçamento, ou outra forma de mídia solicitada pelo cliente.



HARDWARE: Recomenda-se a partir do 486. Impressora matricial seria o mais adequado neste caso, devido ao volume de trabalho.



SOFTWARE: Existem vários softwares de bancos de dados no mercado para a elaboração de cadastros. Um dos mais eficientes é o MS-ACCESS da Microsoft. Existem outros bancos de dados como o PARADOX, o FOX-PRÓ, o D-BASE, também eficientes. Caso você domine a programação em clipper, poderá desenvolver seu banco de dados próprio e exclusivo.



CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que podem necessitar deste tipo de trabalho. O SEBRAE e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL de sua cidade poderão lhe auxiliar.



PREÇOS: Para organizar e digitar um cadastro, se cobra cerca de 250 reais por milheiro de nomes, mais despesas de disquetes, etiquetas, etc. Você pode continuar a manter vínculos com a empresa, atualizando constantemente o cadastro dela, emitindo etiquetas, etc. Para apenas a impressão de etiquetas, se cobra em média R$ 30,00 por milheiro, incluindo aí as etiquetas.

Nenhum comentário: