segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ESTUDO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO GANHA O NOBEL

Diamond, Mortensen e Pissarides ganham Nobel de Economia



Professores foram premiados por seus estudos sobre o mercado de trabalho

Os professores norte-americanos Peter A. Diamond e Dale T. Mortensen e o cipriota Christopher A. Pissarides ganharam o prêmio Svreiges Riksbak de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 2010, popularmente conhecido como Prêmio Nobel de Economia.

O anúncio da premiação aconteceu nesta segunda-feira, em Estocolmo, na Suécia. A Real Academia Sueca de Ciências informou que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares) vai para Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides "por suas análises de mercados".

Os professores foram premiados pelo desenvolvimento de um método de análise sobre os mercados que pode explicar como a política econômica afeta o mercado de trabalho. "O modelo laureado nos ajuda a compreender como o desemprego, a oferta de empregos e o salário são afetados pela regulação e pela política econômica", informou o comitê responsável pelo prêmio.



Atrito no mercado

Os estudos dos professores mostram que, nos mercados, os compradores e vendedores nem sempre fazem contato um com o outro imediatamente. "Trata-se, por exemplo, dos empregadores que estão à procura de empregados e dos trabalhadores que estão a tentar encontrar emprego", diz o comitê.



O processo de busca requer tempo e recursos de ambas as partes, criando o que os professores chamaram de atritos no mercado.



"Nos mercados de busca, as exigências de alguns compradores não serão cumpridas, embora alguns vendedores não consigam vender tanto quanto gostariam. Simultaneamente, há vagas de emprego e pessoas procurando emprego no mercado de trabalho", completa o comitê responsável pelo prêmio.



Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, a teoria também pode ser aplicada ao mercado imobiliário, bem como a questões relacionadas à teoria monetária, à economia pública, à economia financeira, à economia regional e à economia doméstica.



Premiados


Peter Diamond nasceu em 1940, em Nova York, e é Ph.D pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dale Mortensen nasceu em Enterprise, Oregon (EUA), em 1939, e é Ph.D pela Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburg. O cipriota Christopfer Pissarides, por sua vez, nasceu em 1949, em Nicósia, e é Ph.D pela London School of Economics e Political Science, em Londres.



(Com Reuters)



Leia também:



Conheça mais sobre o Prêmio Nobel de Economia

Veja a galeria de vencedores do Nobel de Economia

O Nobel de Economia foi criado em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.





Fonte: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: