sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUAL É O MELHOR USO QUE VOCÊ PODE FAZER DO SEU 13o. SALÁRIO ?

Até o final do mês deve ser depositada a primeira parcela do 13º. salário para os trabalhadores. Segundo as contas do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de R$ 102 bilhões serão injetados na economia brasileira neste final de ano pelo benefício.




O melhor emprego que se pode dar à grana extra depende da situação financeira do consumidor, ensinam os especialistas. “Geralmente, mesmo antes de chegar, o dinheiro já foi ‘gasto’, comprometido com as compras de Natal. Mas vale a pena refletir um pouco melhor para usufruir do máximo que essa renda extra oferece”, diz Wilson Pires, professor do curso de administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).



Se a família está endividada, o mais indicado é quitar as pendências. No Brasil, os juros são muito elevados, e quanto mais o tempo passa, maior fica o débito.



Se a família não está endividada, pode separar uma parte para satisfazer seus desejos de consumo, completar a verba para os presentes, as ceias ou as férias. “Afinal, trabalha-se duro o ano inteiro, é importante ter o prazer de se recompensar”, considera Pires.



O planejador financeiro familiar Augusto Saboia sugere que se preste bastante atenção à qualidade desses gastos. “Comprar besteiras, mercadorias de má qualidade, é jogar o dinheiro fora, porque os itens acabam logo”, afirma. A fim de administrar melhor o montante destinado aos presentes, o consultor sugere colocar um limite total para essa despesa, elaborar uma lista dos amigos e familiares que serão agraciados e estabelecer uma ordem de prioridades, porque não é possível dar mimos caros para todos. E, com criatividade, consegue-se economizar e contemplar todos.



Mas poupar outra parcela dos recursos também é uma boa ideia.



Para quem não tem o hábito de investir, a caderneta de poupança e os fundos de renda fixa administrados pelos bancos são vantajosos. Mas é importante informar-se bem sobre as características de cada produto e fazer uma pesquisa entre todas as instituições que os oferecem para comparar as tarifas cobradas.



Tal reserva pode servir para objetivos de curto prazo –em janeiro e fevereiro vencem contas importantes, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o material escolar–, de médio prazo, como realizar uma viagem ao exterior e custear os estudos dos filhos, ou para os de longo prazo –a aposentadoria principalmente.



“Infelizmente, no Brasil as pessoas não têm o hábito de pensar no futuro. Porém, é preciso lembrar que a aposentadoria do sistema público não é suficiente para sobreviver”, frisa Saboia. “E a aposentadoria é o destino final de todo mundo.”



SAIBA MAIS:

Quem tem direito ao 13o. salário e quanto deve receber
Prepare-se já para as despesas de final de ano
13o. ajudará a segurar a inadimplência nos próximos meses



LEIA MAIS:

Escape dos golpes em investimentos
Preço do carro usado em queda livre
Cinco comportamentos a adotar e um a evitar para que o trabalho temporário de final de ano vire efetivo
Apesar de crescimento econômico, brasileiro ainda poupa pouco
Os seguros que o profissional liberal e o autônomo precisam ter
Região Sudeste terá o primeiro cruzeiro rodoviário



FONTE: IG COLUNISTAS - SEU DINHEIRO

Nenhum comentário: