quarta-feira, 3 de novembro de 2010

COMO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO

Tentar relembrar fatos marcantes da vida profissional e buscar informações da empresa são aspectos importantes



Roberta Gonçalves, iG São Paulo 03/11/2010 05:50


A entrevista de emprego é sempre um momento de tensão para o profissional. A expectativa de conseguir uma nova colocação e a ideia de estar sendo avaliado sob diversos pontos podem gerar insegurança e afetar o desempenho do candidato.



Por essas e outras é importante se preparar para esse momento. A psicóloga e diretora do centro de treinamento Gyraser, Regina Silva acredita que alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional



- Prepare um currículo detalhado

Na hora da entrevista vale levar um documento com informações mais detalhadas da experiência do profissional, funções desempenhadas etc. “Com isso o recrutador pode obter mais dados e explorar melhor o tempo da entrevista”, diz Regina.



- Busque informações sobre a empresa antes da entrevista

Normalmente os recrutadores questionam os candidatos sobre o conhecimento a respeito da empresa na qual eles estão interessados em trabalhar, por isso é necessário tentar obter informações da companhia. Pesquise sites e busque conhecidos que já tenham trabalhado na empresa. Chegar alguns minutos antes também permite observar o ambientes e os profissionais.



- Prefira um visual básico

Para Regina, o ideal é apostar no tradicional, usando roupas com cores neutras e sem exagerar em acessórios e perfumes. Se o profissional não tem o hábito de usar trajes mais formais, o ideal é treinar para não parecer desajeitado na hora da entrevista. “Se a mulher não anda de salto alto, por exemplo, não deve tentar fazer isso no dia da entrevista. Nesse caso, vale a pena recorrer a um sapato mais baixo”, diz.






Alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional

- Organize e escreva suas experiências

Uma boa dica para minimizar o nervosismo e conseguir ter um discurso linear na entrevista é escrever alguns fatos importantes da vida profissional. “Escrever ajuda a estruturar o raciocínio e enxergar melhor quais pontos devem ser destacados e como fazer isso”, afirma Regina.



De acordo com a consultora também vale pedir o apoio de amigos e familiares. “Algumas pessoas têm dificuldades em responder quais são seus pontos fortes e fracos. As pessoas mais próximas podem auxiliar e o candidato estrutura melhor a resposta”, diz.



Para ajudar nesse trabalho de preparação, a psicóloga selecionou 15 perguntas importantes, cujas respostas o profissional deve ter na ponta da língua:



• Faça um breve relato de sua experiência profissional

• Que tipos de críticas já recebeu e como se sentiu?

• Qual seu ponto forte? E o fraco?

• Que sabe sobre nossa empresa?

• Quais são suas perspectivas profissionais?

• Você é um líder? Dê um exemplo?

• Você está participando de outros processos seletivos?

• Você acha que títulos devem ser levados em consideração ou a experiência é que vale? Por quê?

• Prefere trabalhar sozinho ou em grupo? Por quê?

• É difícil para você lidar com pessoas de formação e interesses diferentes dos seus?

• A respeito da gestão de dinheiro, qual sua filosofia?

• Poderia falar brevemente sobre sua saúde?

• Fale-me sobre sua família?

• Como descreve sua filosofia geral de vida?

• Quais são seus planos para o futuro?



- Esteja pronto para o próximo contato

Quando está participando de um processo seletivo, o candidato deve ficar atento aos recados no celular e avisar pessoas da casa sobre a possibilidade de receber uma ligação da empresa. “Recados muitos extravagantes no celular podem atrapalhar caso os selecionadores sejam mais tradicionais”, afirma Regina.



Ela também lembra de uma vez que ligou para uma candidata e ao pedir para deixar recado a pessoa que a atendeu disse que poderia anotar, mas que dificilmente a candidata retornaria, já que era muito esquecida. “Esse tipo de comentário prejudica o profissional. Por isso ele deve alertar as pessoas da casa que está participando de uma seleção e deixar papel e caneta perto do telefone”, diz. “São pequenos cuidados que fazem a diferença”, explica Regina.





Leia também

Como se preparar para uma entrevista virtual

Prepare-se para a seleção por competência

Tenho uma entrevista de emprego. E agora?

Previna-se contra os 10 erros mais comuns dos candidatos

Cinco dicas para se dar bem em uma dinâmica de grupo


FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

Nenhum comentário: