terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dez dicas para tornar-se empreendedora de uma franquia

chegada de marcas ao mercado é uma excelente oportunidade para explorar novos nichos de consumo


Marlene Ortega - 17/11/2010 11:48


Além das marcas já conhecidas, estão disponíveis no mercado brasileiro novas redes de franquias, recém chegadas ao sistema de franchising. São negócios ligados a diversos setores de atuação, passando de 600 marcas a procura de um interessado em tornar-se um empreendedor de sucesso. Se por um lado as opções são muitas, aumentando a possibilidade de encontrar algo que se harmonize com diferentes perfis pessoais, de outro é necessário estudar muito bem as opções com o propósito de identificar as vantagens e desvantagens de cada negócio. Algumas dicas podem ajudar nessa empreitada:



1. Identifique quais são os setores de atuação que mais combinam seu perfil e que possam usar seus talentos da melhor maneira. Qual negócio melhor corresponde ao que você deseja fazer no papel de franqueado?



2. Selecionado o setor, é importante iniciar uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais que esse negócio oferece ao mercado. Você pode escolher uma franquia que já tenha marca consagrada e uma carteira de franqueados com experiência e resultados que podem ser analisados. Isso facilita sua investigação, sem dúvida. Porém, há novos franqueadores na praça. Pode ser interessante aproveitar as novas oportunidades e prosperar junto com a marca. Qual seu apetite para o risco de ser um empreendedor de uma bandeira recém chegada ao mercado?



3. Após selecionar uma bandeira que mantenha seus sentidos aguçados, estimulando seu talento empreendedor, procure conhecer a figura do franqueador. Ele será um pouco seu sócio e um pouco seu chefe. Não se iluda a respeito de sua independência. O franqueado precisará identificar-se com a filosofia do negócio e com o a visão do franqueador. Assim o sucesso estará mais próximo de ambos. Será que você está preparado para compartilhar o dia a dia do seu negócio?



4. Estude tudo o que existe a respeito da bandeira escolhida. Dados como o ano de fundação da empresa, o ano de início da franquia e o número de unidades espalhadas dão a noção da maturidade da rede e sua evolução ao longo da trajetória no modelo de franchising.



5. O franqueado é um investidor. Sempre é bom reforçar que não é ideal que o empreendedor invista todo o capital que possui. Mesmo com boas perspectivas à frente é necessário ter um colchão para suportar o período inicial com mais despesas do que receitas. Certifique-se de que em sua conta estão a taxa de franquia, o capital de giro, as despesas com estrutura, royalties e taxa de publicidade.



6. Ao optar por aproveitar a oportunidade que as recém-chegadas oferecem, o empreendedor não terá alguns dados para avaliar. Será impossível, por exemplo, comparar diversas unidades. Assim, o importante é verificar se a atividade proposta acena com diferenciais que deverão agradar ao mercado no curto e no longo prazo.



7. Procure também identificar quais são os pontos em que precisa melhorar para aumentar seu desempenho e obter o êxito desejado como empreendedor. É verdade que em uma franquia há regras a seguir, haverá ajuda com o treinamento de funcionários, com os planos de marketing e compras. Porém, é preciso cuidar dos possíveis pontos fracos do empreendedor. De acordo com algumas consultorias especializadas, a maior carência dos franqueados está na gestão financeira.



8. Procurar cursos no SEBRAE e na ABF, entre outros, é outra recomendação para capacitar cada vez mais o empreendedor. Consulte o site dessas instituições e valorize as oportunidades de aprendizagem.



9. É possível experimentar o negócio antes de investir em uma franquia. Há casos em que a pessoa vislumbra o próprio negócio para o futuro, mas começa a preparar-se desde já. Por vezes ela começa como supervisor, gerente, ou mesmo recepcionista de determinada marca, ganha vivência profunda sobre os meandros do negócio e acaba por se candidatar a franqueado. É uma caminhada que vale muito a pena se você olhar nos benefícios que poderá colher.



10. O ano de 2011, com nova presidente e promessas de benefícios aos pequenos empresários, dá ares de que estaremos em um bom momento para tomar a decisão de ir em frente com os planos de construir o próprio negócio, quer seja ele uma franquia ou uma inovação colocada por conta própria no mercado. Novos consumidores estão por aí. Conheça-os, saiba o que quer a classe C tão ávida por consumo, descubra os nichos de mercado, foque no seu sonho e trabalhe para torná-lo realidade.



FONTE: IG DELAS - NEGÓCIO DE MULHER

Nenhum comentário: