segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ganhe até 9 mil reais como temporário

Corra: restam apenas 30% das vagas para o final do ano. Confira guia completo para agarrar a sua.



Arthur Lopez  28/11/2010 20:00


Universitários estão sendo disputados por empresas que contratam para trabalhos temporários neste final de ano. Esta é uma prática comum em países como os Estados Unidos, onde boa parte dos estudantes de nível superior aproveitam as férias de verão para trabalhar. No Brasil, grandes empresas como Pão de Açúcar, C&A, Loja Americanas, Boticário e Nestlé admitem funcionários por tempo determinado durante todo o ano. Há oportunidades com salários de até 2,5 mil reais, que ao final dos três meses, mais alguns direitos como férias de 13º proporcionais, podem somar até 9 mil reais recebidos durante as férias.



Ainda há vagas – Para encontrar essas vagas no entanto é necessário procurar nas empresas especializadas em contratos de trabalho temporário. Elas selecionam e enviam os escolhidos para as companhias interessadas. A associação que reúne estas recrutadoras (Asserttem) estima que neste Natal 139 mil temporários serão contratados no Brasil. Jismália de Oliveira Alves, diretora da associação anuncia: “ainda há 45 mil vagas abertas”. A maioria é para trabalhar como promotores de produtos, vendedores ou operadores de telemarketing.



Turismo é um dos setores que contratam temporários

Shoppings – A oferta de trabalho temporário mais comum e mais informal é feita nesta época de Natal pelo comércio. A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) prevê que serão 130 mil empregos temporários oferecidos nesses centros de compras em todo o Brasil. O diretor da associação Luís Augusto Ildefonso da Silva avisa que é preciso correr porque em dezembro a maioria das vagas estará preenchida e será mais difícil encontrar uma oportunidade.



O iG Estágio e Trainee falou com especialistas para saber como procurar vagas de empregos temporários. Também perguntou sobre os motivos para você trocar suas férias por um trabalho durante este verão. E quer saber se você trocaria suas férias por um traalho temporário neste verão. O principal objetivo do portal foi preparar um guia para você conhecer melhor essa oportunidade, que para muitos é a primeira experiência profissional:



1. Universitários ficam com 60% das vagas

Ensino médio é requisito básico para ser selecionado a uma vaga temporária. No entanto, a preferência é por universitários, que já figuram em 60% das contratações. Além de administração, contabilidade e secretariado, que são as áreas mais procuradas, há mais oportunidades para quem faz educação física, economia, engenharia e marketing.



2. Comércio é o maior empregador

Lojas são as grande empregadoras de temporários, com 70% das vagas oferecidas. Os outros 30% das ofertas ficam na indústria e em serviços. Nesses casos, as vagas do final de ano costumam ser destinadas para trabalho nos cargos administrativos das empresas, principalmente em recursos humanos para ajudar no aumento de serviço ou em outros setores para cobrir férias dos funcionários fixos, por exemplo.



3. Ganhe até 9 mil como temporário

No comércio, os salários podem de 500 reais, para os serviços não comissionados, como caixa e empacotador, até a 2,5 mil, pago aos vendedores que alcançam os melhores resultados em vendas. Segundo a Asserttem, a média salarial paga no comércio aos temporários é de 870 reais. Na indústria, a média chega a 950 reais.



4. Corra para procurar, restam 30% das vagas

Das 139 mil vagas estimadas para os temporários, 70% já foram preenchidas. A seleção para a temporada de Natal começou em outubro, principalmente nas empresas que precisam treinar seus temporários. Mas ainda há 45 mil vagas disponíveis.



5. Jornada é igual à de funcionário fixo

Os temporários trabalham oito horas por dia ou o período determinado pela lei para a função, como de telemarketing, por exemplo, que tem carga horária de seis horas diárias. No comércio, é comum a loja adotar o rodízio, no qual uma semana o funcionário trabalha das 10h às 18h, em outra vai das 12h às 20h e na seguinte das 14h às 22h, por exemplo.



6. Temporário tem todos os direitos

Grande parte dos temporários tem acordos mais informais com seus empregadores. Mas quando o contrato é formal, ou seja que atende ao determinado na lei 6.019/74, o temporário tem os direitos de um funcionário fixo, menos as verbas rescisórias, que são multa do fundo de garantia e aviso prévio. Estes são os direitos do temporário:

- Adicional noturno

- Décimo terceiro salário proporcional

- Depósito de fundo de garantia (FGTS)

- Pagamento de horas extras

- Férias proporcionais

- Remuneração equivalente aos empregados efetivos

- Repouso semanal remunerado

- Registro em carteira

- Vale Transporte



7. Mais da metade das vagas está no Sudeste

Há vagas de temporários em todo o país, mas Rio de Janeiro e São Paulo concentram a maioria das ofertas. A região Sudeste fica com 54,5 % das vagas, seguida da Sul, com 23,5%, Nordeste 11,9%, Norte 5,5% e Centro Oeste 4,5%, segundo estudo da Asserttem. Essa proporção é similar nos shoppings devido à concentração desses empreendimentos em cada uma das regiões.



8. São 50 mil novas vagas em 2010

A oferta de empregos temporários apresentou um crescimento em torno de 10% durante todo o ano, chegando a 11% agora no Natal. Comparado aos contratos de 2009, este ano foram criadas 50 mil novas vagas. No fim de ano, esta oferta é sempre maior. Estudo da Asserttem prevê 139 mil vagas neste Natal. A mesma pesquisa aponta que o segundo período do ano com mais oportunidades é o que antecede a Páscoa, com 63,3 mil vagas, seguido do dia das mães, com 26 mil contratações, e as férias de julho, com 15 mil.



9. As empresas que mais contratam temporários

Os principais shoppings do país juntos esperam contratar 130 mil temporários, segundo levantamento divulgado pela Alshop. E isso os torna os maiores contratadores de temporários nesta época. Entre as principais empresas que terceirizam a contratação dos temporários estão o Boticário, C&A, Kraft Foods, Loja Americanas, Nestlé, Pão de Açúcar e Riachuelo.



10. Pode ser divertido

O trabalho temporário durante o verão não significa que você está sacrificando suas férias. Há boas razões para procurar uma vaga e uma delas é que pode ser divertido,a lém de ser a possibilidade de fazer novos amigos. Veja alguns exemplos de lugares com esse perfil e que contratam temporários:

Hopi Hari, o maior parque temático da América Latina.

Wet’n Wild, outro dos maiores parques temáticos do país tem a vantagem de selecionar temporários para trabalhar em atrações aquáticas, mais afinadas com o verão.

Navios de cruzeiro contratam estudantes para período de seis meses a bordo. Mais informações na recrutadora Infinity Brazil (CVC e MSC) e na Royal Caribbean, que tem 200 vagas abertas.



Fontes: Andreza Santana, gerente de marketing do Monster, Fernanda Baldívia, gerente da divisão de temporários e terceirizados da Page Personnel, Jismália Oliveira Alves, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e Luis Pesta, gerente de marketing do Vagas.com.br.


Se você já decidiu que vai passar as férias trabalhando, veja agora os três caminhos para encontrar as vagas.




FONTE: IG VAGAS 
 

Nenhum comentário: