quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Grandes bancos se envolveram em fraudes nos anos 1990

Se confirmada, irregularidade no Panamericano será a maior no setor financeiro em mais de uma década



iG São Paulo 10/11/2010 02:41


Banco Nacional era o patrocinador do piloto Ayrton Senna na Fórmula 1

Se comprovadas as irregularidades no caso do Banco Panamericano, o episódio será o primeiro escândalo financeiro em mais de uma década. As grandes fraudes envolvendo instituições financeiras aconteceram nos anos 1990 quando o fim da inflação desmascarou manobras contábeis que escondiam desvios de recursos de bancos.

O primeiro grande caso de fraude foi o do Banco Nacional em 1996. A marca ganhou notoriedade mundial ao patrocinar o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. Controlado pelos herdeiros da família de José Magalhães Pinto, ex-governador mineiro que apoiou o golpe militar, a instituição tinha 652 contas secretas, que contabilizavam empréstimos fictícios, inflando os ativos. As operações eram feitas havia oito anos antes de terem sido descobertas pelo Banco Central. Marcos Magalhães Pinto e o seu diretor de contabilidade, Clarimundo Sant’Anna, foram condenados pela fraude pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

O caso mais escabroso aconteceu com o Banco Noroeste, das famílias Simonsen e Cochrane. Vendido por US$ 480 mihões ao Banco Santander em 1998, os donos só receberam metade do valor acertado porque se descobriu um rombo nas contas do banco nas ilhas Cayman. Na época, um executivo da área internacional foi acusado de sumir com o dinheiro - parte dele teria sido colocada, segundo depôs o funcionário, em um terreiro de macumba. Até hoje, os ex-controladores buscam uma indenização para receber parte do dinheiro da venda, mas não tiveram sucesso.



Leia também:


- O grande tombo do Grupo Silvio Santos

- Banco Panamericano recebe aporte de R$ 2,5 bilhões

- Guilherme Barros: Caixa assume Panamericano


FONTE:  IG ECONOMIA - MERCADOS

Nenhum comentário: