sábado, 11 de dezembro de 2010

BNDES DEVE SER AUTORIZADO A EMITIR DEBÊNTURES

Além do pacote de incentivo para investimentos de longo prazo, o presidente Lula deve anunciar também, na próxima quarta-feira, uma série de novas atribuições do BNDES para buscar outras formas de captações a partir de 2011.



POR GUILHERME BARROS



Nas últimas semanas, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que irá permanecer no cargo no governo Dilma Rousseff, tem se debruçado a estudar novas formas de captações para manter o orçamento de 2011 em torno de R$ 100 bilhões, como foi nos últimos dois anos.



A partir de 2011, o BNDES não deverá contar com o aporte de recursos do Tesouro, que foram providenciais no período da crise econômica para suprir a escassez de crédito naquela época.



Hoje, superada a crise, a prioridade do governo será a de promover o ajuste fiscal e o BNDES não irá contar mais com essa injeção de recursos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já comunicou que não deverá haver mais aporte de recursos do Tesouro.



Diante disso, o BNDES deverá receber autorização do governo para emitir debêntures (Letras Financeiras do BNDES), entre outras alternativas em estudo.



Luciano Coutinho tem negociado também com bancos internacionais para o BNDES ser uma espécie de agente repassador de algumas linhas de crédito externas.



Todas essas medidas devem ser anunciadas na próxima quarta, como parte das despedidas que o governo está preparando para o fim de mandato do presidente Lula.



FONTE: IG COLUNISTAS

Nenhum comentário: