quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

COMO GARANTIR UMA APOSENTADORIA CONFORTÁVEL

Veja como planejar tranquilidade financeira para seu futuro se hoje você tem 25 anos, 35 anos, 45 anos ou 55 anos




Olívia Alonso, iG São Paulo



Pensar em aposentadoria é fazer um plano financeiro para durar a vida inteira. Para ter uma velhice tranquila, o ideal é começar a poupar cedo. Quanto antes se começa, menos esforço se faz. Para o jovem - que ainda percorrerá um caminho de pelo menos 40 anos de trabalho - há tempo para perder, pois há tempo para recuperar.



Assim, o investimento pode ser feito em operações mais arriscadas, que oferecem maior rentabilidade. Aos poucos, vão surgindo mais compromissos – vêm os filhos -, e a tendência é de um perfil mais conservador. Desta forma, as aplicações de maior risco passam a dividir espaço com as mais seguras.


Planejamento financeiro desde a juventude garante futuro tranquilo

A sugestão para quem está na faixa dos 35 anos é investir tanto em renda variável como renda fixa. Se o planejamento começar um pouco mais tarde, a regra é não se expor a risco. Os filhos já não estão em casa, por outro lado, gastos com saúde são maiores. Títulos do Tesouro Nacional, fundos garantidos e outras opções de renda fixa passam a integrar o menu.



Disciplina financeira

Em primeiro lugar, no entanto, é preciso ter em mente que a qualidade do futuro de um indivíduo é ditada por sua disciplina para poupar. “O mais importante, e o maior desafio, é organizar as contas, começar a planejar e ser regrado”, diz Cláudio Boriola, consultor financeiro da Boriola Consultoria, especialista em economia doméstica. Isso não significa ser “escravo do dinheiro”, ressalta o especialista, “mas sim fazer com que tenha uma rentabilidade maior e garanta o futuro financeiro”.



A sugestão de consultores é que tudo seja colocado no papel. Feito isso, a segunda tarefa é cortar gastos desnecessários e determinar quanto vai sobrar por mês para o plano da aposentadoria. Depois, o que vai determinar o melhor destino do dinheiro serão o perfil financeiro do poupador e as respostas a duas perguntas: Em quanto tempo quero aposentar? Qual renda quero ter?



Para cada combinação de respostas, uma série de caminhos a seguir. Com a ajuda de consultores financeiros, o iG trilhou algumas opções para quem quer começar a planejar a aposentadoria.



Há alternativas para quem tem em torno de 25 anos, 35 anos, 45 anos ou mais de 50 anos.





Veja como planejar o futuro em cada idade

25 anos: Mais tempo e facilidade para poupar

35 anos: Momento é de proteger o patrimônio

45 anos: No auge da carreira, esforço redobrado


FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

Nenhum comentário: