segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 12

ASPECTOS TÁTICOS




O CHEFE



• Se for interrompido pelo chefe proceder assim: “Fulano, você pediu para eu ir até aí agora, mas estou com sicrano”;

• Marcar 2 ou 3 contatos em horários predeterminados com seu chefe toda semana;

• Manter o chefe informado do progresso dos seus esforços na administração do seu tempo;



SUBORDINADOS



• Solicitar a seus subordinados que, junto com os problemas, tragam também alternativas de solução;



SECRETÁRIA



• Definir dois momentos diários para despacho com sua secretária;

• Solicitar a ela que coloque por escrito e arquive toda instrução sua;

• Pedir que a documentação lhe seja entregue empilhada e arrumada, colocando na parte superior o que for mais importante;

• Instruir sua secretária para interrompe-lo o mínimo necessário e sempre através de bilhetes.



CLIENTES



• Reservar horário pré-determinado para atendimento de clientes;

• Definir previamente, de comum acordo com os clientes, o momento do “início” e “término” de cada entrevista, reunião etc..



Marcar contatos sociais ou pessoais com clientes para o horário de almoço.



Agenda de tempo:



A organização do trabalho e a distribuição das tarefas diárias podem ser melhor feitas utilizando-se uma agenda de tempo.



Filtra-se todo o material de entrada (papéis, correio eletrônico, correio de voz, ligações), dedicando-se um tempo definido para tratar deles.



Deve-se dividir o dia de trabalho em lotes, criando-se blocos de tempo com horários definidos, ou seja, reservar horários fixos todos os dias para tratar do correio eletrônico, das ligações, dos papéis, etc.



Telefonemas em lotes:



Criar uma rotina de atender à ligações em horários curtos todos os dias, fazendo com que as outras pessoas possam também se habituar a ligar sempre nos mesmos horários. Uma mensagem de correio de voz indicando o seu tempo disponível e solicitando uma escolha por parte de quem liga, pode auxiliar em muito.



Correio Eletrônico:



Como o fluxo de informações via correio é maior e mais variado, pode-se reservar dois horários durante o dia para cuidar dele, sempre lembrando-se de eliminar a mensagem, se possível, assim que terminar de lê-la (tratá-la). É de fundamental importância que se passe mensagens claras e objetivas, não distribuir-se mensagens para muitas pessoas incidindo em muitas respostas também e não tratar mais de um assunto por mensagem, para deixá-la mais clara.



Recomendo as seguintes regras ao enviar mensagens:



1. Discuta um assunto por mensagem.

2. Defina claramente o tópico no cabeçalho.

3. Crie uma mensagem curta, mas que inclua todas as informações necessárias para que o receptor possa tomar uma atitude ou responder.

4. Os programas de correio eletrônicos têm funções de bloqueio para mensagens indesejadas, quando for o caso, peça ao remetente para retirar seu nome da lista de e-mail ou simplesmente bloqueie a mensagem a partir do programa.



Não deixe para depois para tomar uma atitude em relação à mensagem. A regra é Faça Agora ou Exclua Agora. Não trate a mensagem logo que ela chega, ao invés disso trate as mensagens em bloco para ser mais eficiente. Caso a mensagem seja interessante crie pastas por assunto e transfira-as para lá ou exclua-as.



Quando se faz algo corretamente, evita-se que outras pessoas interrompam o trabalho das outras para corrigir os erros. Da mesma forma , as mensagens e telefonemas devem ser claras para que não haja a necessidade de uma nova comunicação para tratar do mesmo assunto.

Nenhum comentário: