quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 14

Bons hábitos de trabalho




Para um bom desempenho do trabalho, cada pessoa deve definir quais são seus planos, metas pessoais e valores, cruzá-los com os objetivos da organização e realmente se engajar no projeto da empresa, podendo visualizar melhor o futuro.



Persistir e atualizar-se observando os pontos ainda falhos que podem ser melhorados.



Nunca se deve confiar inteiramente na memória, até mesmo para não sobrecarregá-la.



Para isso deve-se eliminar os pequenos lembretes que as pessoas costumam usar, pendurados aqui ou jogados ali e substituí-los por um caderno de lembretes, sempre acessível, que permite um melhor acompanhamento daquilo que já foi ou será feito.



Porém, o uso de uma agenda ainda é indispensável, podendo-se encontrar tipos e sistemas de agenda que melhor se enquadrem no gosto pessoal.



Mesmo com as agendas eletrônicas, não se perde a importância do uso de uma de papel, pois não são todas as agendas eletrônicas que são portáteis ou práticas para carregar.



A pessoa mais apropriada para se delegar uma tarefa não é aquela que não faz nada, porque provavelmente continuará a não fazer.



A delegação consiste na escolha da pessoa apropriada para se delegar a tarefa, informá-la com clareza acerca da execução, dar o tempo suficiente para realização.



Atribuir novas responsabilidades e dar crédito às pessoas não faz com que o delegante perca o seu posto, mas sim possa ser visto como um bom organizador.





Ordem – 4 “S”



1. Sei-ri: Organização

2. Sei-ton: Ordem

3. Sei-kez: Asseio

4. Sei-sou: Limpeza



A organização é fundamental para um bom desenvolvimento do trabalho.



Uma padronização do sistema de trabalho e arquivamento (principalmente em locais onde há rotatividade de funcionários) permite o fácil acesso a materiais por outras pessoas que precisem acompanhar certos trabalhos.



Assim, deve-se tomar uma pessoa como referência exemplo e buscar-se a melhora a cada projeto, aperfeiçoar-se.



Gerência peripatética



O termo decorre do modo aristocrático de ensinar caminhando.



Um gerente deve estar sempre por perto de seus subordinados para estar a par dos acontecimentos, identificar os problemas, dar auxílio e acompanhar o trabalho, pois assim não será interrompido em má hora, nem terá de enfrentar de uma vez grandes problemas decorrentes de outros menores não resolvidos nem problemas no processo de trabalho, estando a par das reivindicações imediatas e atendendo-as.



Um decálogo contra a patologia burocrática



Um dos fatores de desperdício de tempo é o excesso de documentação.



Tenha pouco papel sobre a mesa, o papel só faz tomar mais seu tempo. A melhor maneira de se comunicar é OLHO A OLHO.



Sugestões de administração do tempo



• Respeite o tempo do seu cliente;

• Confirme as visitas por telefone;

• Elimine a “visita inesperada” – para sempre!;

• Dê ao seu cliente uma estimativa da duração da entrevista;

• Planeje i seu tempo para quando o cliente desperdiçar o dele;

• Fale com quem toma decisão;

• Aproveite bem seu tempo de viagem/deslocamento;

• Desenvolva hábitos saudáveis da venda;

• Trate do mesmo assunto com vários clientes, ao mesmo tempo;

• Divulgue o material sobre administração do tempo;

• Identifique os melhores dias para contatos comerciais.



Em que usar o tempo ganho?




Saber administrar o tempo nos torna mais eficaz, podendo assim ter mais tempo livre. Mas se você não sabe como usar esse tempo livre, tudo que você aprendeu até agora de nada valerá.

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