terça-feira, 30 de novembro de 2010

MODELO DE CURRÍCULO PARA O 1º EMPREGO

NOME COMPLETO

Brasileiro, Solteiro, 18 anos, liberado do exército, sem filhos
Endereço Completo – Bairro
CEP – Cidade – Estado
Fones: 11 XXXX.XXXX



Objetivo: Atuar na área de informática ou áreas afins


Escolaridade:

• Cursando Xº ano do Ensino Médio – E.E. XXXX (término em XX/2008)



Cursos Complementares na área de Informática

• Informática avançada (Windows 2000, Word 2000, Excell 2000, Acess 2000, Power Point 2000, Corel Draw 9.0, Page Maker 7.0, Internet, Hardware, Front Page 2000 e digitação) – Fast Camp – Conclusão em Julho/2007.


Habilidades Pessoais:

Criatividade, liderança, determinação, objetividade, aprendizagem rápida, aberto à cursos de aperfeiçoamento.



Experiência Profissional:

Busco a primeira oportunidade do mercado de trabalho.

Inadimplência das empresas tem maior recuo em dez anos

Indicador da Serasa Experian registra queda de 3,4% em outubro, na comparação com setembro



iG São Paulo 30/11/2010 08:44


A inadimplência das empresas registrou a maior queda dos últimos dez anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian. Em outubro, houve recuo de 3,4% em relação ao número de companhias inadimplentes em setembro.

Em relação a outubro de 2009, a inadimplência recuou 3,8%, a maior queda para o mês desde 2004. No acumulado do ano até outubro, o recuo ficou em 6,2% em comparação a igual intervalo do ano passado – também a queda mais expressiva desde 2004.

Na avaliação da Serasa Experian, o resultado reflete o bom momento para a economia brasileira. “Depois do menor desempenho do consumo e da produção no 3º trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período”.

Por isso, a empresa acredita que a tendência de recuo da inadimplência da pessoa jurídica deve prosseguir e o indicador deve fechar o ano com variação negativa. Em 2009, o número de empresas inadimplentes registrou alta de 18,8%, em resultado da crise econômica e da menor oferta de crédito.



Leia também:



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Serasa prevê inadimplência estável até início do ano que vem

Cresce possibilidade de novo ciclo de aperto monetário, alerta Se





FONTE: IG ECONOMIA

Dez dicas para tornar-se empreendedora de uma franquia

chegada de marcas ao mercado é uma excelente oportunidade para explorar novos nichos de consumo


Marlene Ortega - 17/11/2010 11:48


Além das marcas já conhecidas, estão disponíveis no mercado brasileiro novas redes de franquias, recém chegadas ao sistema de franchising. São negócios ligados a diversos setores de atuação, passando de 600 marcas a procura de um interessado em tornar-se um empreendedor de sucesso. Se por um lado as opções são muitas, aumentando a possibilidade de encontrar algo que se harmonize com diferentes perfis pessoais, de outro é necessário estudar muito bem as opções com o propósito de identificar as vantagens e desvantagens de cada negócio. Algumas dicas podem ajudar nessa empreitada:



1. Identifique quais são os setores de atuação que mais combinam seu perfil e que possam usar seus talentos da melhor maneira. Qual negócio melhor corresponde ao que você deseja fazer no papel de franqueado?



2. Selecionado o setor, é importante iniciar uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais que esse negócio oferece ao mercado. Você pode escolher uma franquia que já tenha marca consagrada e uma carteira de franqueados com experiência e resultados que podem ser analisados. Isso facilita sua investigação, sem dúvida. Porém, há novos franqueadores na praça. Pode ser interessante aproveitar as novas oportunidades e prosperar junto com a marca. Qual seu apetite para o risco de ser um empreendedor de uma bandeira recém chegada ao mercado?



3. Após selecionar uma bandeira que mantenha seus sentidos aguçados, estimulando seu talento empreendedor, procure conhecer a figura do franqueador. Ele será um pouco seu sócio e um pouco seu chefe. Não se iluda a respeito de sua independência. O franqueado precisará identificar-se com a filosofia do negócio e com o a visão do franqueador. Assim o sucesso estará mais próximo de ambos. Será que você está preparado para compartilhar o dia a dia do seu negócio?



4. Estude tudo o que existe a respeito da bandeira escolhida. Dados como o ano de fundação da empresa, o ano de início da franquia e o número de unidades espalhadas dão a noção da maturidade da rede e sua evolução ao longo da trajetória no modelo de franchising.



5. O franqueado é um investidor. Sempre é bom reforçar que não é ideal que o empreendedor invista todo o capital que possui. Mesmo com boas perspectivas à frente é necessário ter um colchão para suportar o período inicial com mais despesas do que receitas. Certifique-se de que em sua conta estão a taxa de franquia, o capital de giro, as despesas com estrutura, royalties e taxa de publicidade.



6. Ao optar por aproveitar a oportunidade que as recém-chegadas oferecem, o empreendedor não terá alguns dados para avaliar. Será impossível, por exemplo, comparar diversas unidades. Assim, o importante é verificar se a atividade proposta acena com diferenciais que deverão agradar ao mercado no curto e no longo prazo.



7. Procure também identificar quais são os pontos em que precisa melhorar para aumentar seu desempenho e obter o êxito desejado como empreendedor. É verdade que em uma franquia há regras a seguir, haverá ajuda com o treinamento de funcionários, com os planos de marketing e compras. Porém, é preciso cuidar dos possíveis pontos fracos do empreendedor. De acordo com algumas consultorias especializadas, a maior carência dos franqueados está na gestão financeira.



8. Procurar cursos no SEBRAE e na ABF, entre outros, é outra recomendação para capacitar cada vez mais o empreendedor. Consulte o site dessas instituições e valorize as oportunidades de aprendizagem.



9. É possível experimentar o negócio antes de investir em uma franquia. Há casos em que a pessoa vislumbra o próprio negócio para o futuro, mas começa a preparar-se desde já. Por vezes ela começa como supervisor, gerente, ou mesmo recepcionista de determinada marca, ganha vivência profunda sobre os meandros do negócio e acaba por se candidatar a franqueado. É uma caminhada que vale muito a pena se você olhar nos benefícios que poderá colher.



10. O ano de 2011, com nova presidente e promessas de benefícios aos pequenos empresários, dá ares de que estaremos em um bom momento para tomar a decisão de ir em frente com os planos de construir o próprio negócio, quer seja ele uma franquia ou uma inovação colocada por conta própria no mercado. Novos consumidores estão por aí. Conheça-os, saiba o que quer a classe C tão ávida por consumo, descubra os nichos de mercado, foque no seu sonho e trabalhe para torná-lo realidade.



FONTE: IG DELAS - NEGÓCIO DE MULHER

Franquias de imóveis crescem no País

Com setor aquecido, empresas querem expandir suas redes e aumentar o número de franqueados





Bruna Bessi, iG São Paulo 30/11/2010 05:30


As franquias imobiliárias são um segmento novo no mercado de franquias. As americanas Century 21 e Remax mantêm a liderança, com mais de 60 franqueados cada uma, e um crescimento superior às brasileiras. Entretanto, a batalha está apenas no começo. A brasileira Franquia Imóveis alcança este ano 24 franqueados e vê seu faturamento crescer 70% em relação ao ano passado, atingido R$ 200 mil e com boas expectativas para o futuro.

Century 21 busca expandir sua rede no Brasil

Com o desafio de aproveitar o bom momento do mercado e aumentar o número de franquedos, as franquias imobiliárias brasileiras procuram fortalecer suas marcas e enfrentar a concorrência americana. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das principais dificuldades que elas encontram é a experiência e tradição nos planos de negócio que as estrangeiras possuem. “Além disso, as franquias imobiliárias americanas têm mais verba para fazer eventos e se tornarem conhecidas, não ficando só no eixo RJ-SP”, afirma. “Entretanto, apesar de a participação das brasileiras ainda ser pequena, nos próximos três anos isso irá mudar muito.”



O sistema de franquias brasileiro também deve fechar o ano com bons resultados. Segundo a ABF, o setor deve atingir em 2010 cerca de R$ 75 bilhões em faturamento, um crescimento 19% maior em relação ao ano passado. “Nossa previsão é de que neste ano as franquias imobiliárias brasileiras cresçam 30% em relação a 2009 e não há tendência de as estrangeiras crescerem mais, já que a profissionalização do setor vem acirrando a disputa”, diz Camargo.



Brasileiras na disputa

Pioneira no mercado de franquias imobiliárias, a rede Franquia Imóveis apesar de ter iniciado suas atividades em 2007 ainda não alcançou os resultados das concorrentes americanas. Administrada pela holding Franchising Ventures, a rede tem 24 franqueados – um em Miami (EUA) – e quer expandir sua atuação para outros estados do Brasil. As boas perspectivas também atingem o faturamento da empresa. Este ano a expectativa é de que cresça 67% (atingindo R$ 200 mil), em relação ao mesmo período de 2009. “A maior concorrência que enfrentamos ainda são as imobiliárias de bairro, por isso aumentamos a presença entre os clientes. Além disso, para expandir a rede queremos tê-las como sócias e parceiras”, afirma Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franquia Imóveis.

Outra brasileira que busca ampliar sua participação no mercado é a Auxiliadora Predial. Com forte atuação no Rio Grande do Sul desde 2007, a franquia tem hoje 11 unidades próprias e 18 franqueados. Os bons negócios fizeram com que a empresa chegasse ao mercado paulista neste ano. Entre seus planos está abrir 15 unidades em São Paulo até o fim de 2011. “É só uma questão de tempo para ampliarmos nossa rede. Estamos expandindo e queremos consolidar a marca também na capital paulista”, diz Antônio Azmus, diretor de vendas da empresa.



Forte concorrência

A rede americana Century 21 lançou sua primeira unidade no Brasil em dezembro de 2008 e hoje tem 64 franqueados. Seu faturamento este ano já alcança R$ 1 bilhão, contra os 204 mil registrados ano passado. “Em 2015 queremos chegar a mil unidades franqueadas, para isso estamos fazendo parcerias com bancos e seguradoras, oferecendo mais serviços aos clientes”, diz Ernani Assis, diretor geral da franquia.



O forte crescimento e a busca pela expansão do mercado fazem com que a Century 21 diversifique sua maneira de cobrança para os franqueados já no ano que vem. “Ao invés de cobrar royalties da marca sobre o faturamento dos empresários, iremos fazer a cobrança como se fosse um aluguel – cujo valor variará de acordo com o tipo de negócio”, afirma Assis.



Leia também:


Franquia: de funcionário a chefe do negócio

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A franquia para cuidar de pessoas

Os benefícios e os riscos de mudar de ramo nos negócios



FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 3.

3. Esportes Locais




Se você gosta de esportes, deve tentar fotografar atividades de esportes na sua cidade. Entre em contato com grupos amadores de esportes e ofereça seus serviços fotográficos. Fotos de ação, de grupos e individual podem abrir um campo lucrativo, te dar pratica em fotos de ação para melhorar suas habilidades, e pode ser bem divertido. Você pode fazer e vender produtos usando as fotos, em camisas e cartões dos times ou jogadores sozinhos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lojas de câmbio lançam barrinhas de ouro de 5 e 10 gramas

Com cotações recordes, pequenos investidores e clientes passaram a buscar produto; barras custam entre R$ 400 e R$ 2 mil



Claudia Facchini, de São Paulo 27/11/2010 05:00


Barra de 250 gramas de ouro do Grupo Fitta. A partir do mesmo peso, metal também pode ser comprado na Bolsa

A febre do ouro, cujos preços dispararam com as incertezas econômicas mundiais e atingiram patamares nunca antes alcançados, chegou aos pequenos consumidores. Mais pessoas querem ter em casa barras do metal precioso, ainda que pequenas, interesse que já entrou no radar das casas de câmbio e corretoras.



O grupo Fitta, que controla uma rede de franquias de 50 lojas de câmbio espalhadas por várias capitais do País, começou a vender em novembro pequenas barras - de cinco, dez, vinte e cinquenta gramas - para atender à procura de pessoas que têm entre R$ 400 e R$ 2 mil disponíveis para investir. O grama do ouro fechou na sexta-feira cotado a R$ 87 na BM&FBovespa.



“A diversificação do portfólio de investimentos está na moda e, com a queda do dólar, vínhamos recebendo muitas ligações de pequenos clientes, que queriam alternativas para investir em ouro”, afirma o presidente do grupo Fitta, André Nunes, que lançou as pequenas barras para o varejo com marca Reserva D’Ouro.



O produto é a grande aposta da rede de lojas de câmbio para o Natal.


Os contratos da BM&FBovespa são de 250 gramas e exigem um investimento de mais de R$ 21 mil atualmente, afirma Nunes. “Para os pequenos investidores, esse é um valor muito elevado”, explica Nunes.



Mas, desde que o metal retomou o seu prestígio, muitos clientes passaram a comprar ouro não só como investimento e sim como sinal de status, como acontecia no passado. “Há empresas, por exemplo, que querem premiar seus funcionários pelo cumprimento de metas”, diz Nunes. Outros clientes querem apenas presentear a família.



O Grupo Fitta é sócio da empresa Marsan na Ello Metais Preciosos, a maior fornecedora de ouro do País para o atacado e varejo e a maior fundidora certificada pela BM&FBovespa. A expectativa é de que as barras de ouro passem a representar 5% dos negócios do grupo Fitta na divisão de ouro. A Ello prevê crescer 10% neste ano e faturar R$ 277 milhões.





Lojas de câmbio

Mas o segmento que mais vem prosperando no Grupo Fitta é o de lojas de câmbio. Com o dólar em baixa, os brasileiros estão viajando como nunca para o exterior, o que reanimou o mercado. A franqueadora de lojas de câmbio prevê crescer 140% neste ano e atingir o faturamento R$ 545 milhões.



A rede, que possui atualmente 7 lojas próprias e 47 unidades franqueadas, abrirá 27 pontos de vendas em 2010. Em 2011, a expectativa é de uma expansão ainda mais acelerada, com a abertura de 40 novas lojas, afirma Rodrigo Macedo, responsável pela divisão de franquias do Grupo Fitta.



Até 2014, a empresa projeta chegar a 200 franquias. Com a realização da Copa do Mundo e a Olimpíada, no País, a rede avalia que a procura por casas de câmbio se manterá aquecida no País.

“A maior demanda tem sido pelas barras de 10 gramas”, diz o executivo.




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FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

Ganhe até 9 mil reais como temporário

Corra: restam apenas 30% das vagas para o final do ano. Confira guia completo para agarrar a sua.



Arthur Lopez  28/11/2010 20:00


Universitários estão sendo disputados por empresas que contratam para trabalhos temporários neste final de ano. Esta é uma prática comum em países como os Estados Unidos, onde boa parte dos estudantes de nível superior aproveitam as férias de verão para trabalhar. No Brasil, grandes empresas como Pão de Açúcar, C&A, Loja Americanas, Boticário e Nestlé admitem funcionários por tempo determinado durante todo o ano. Há oportunidades com salários de até 2,5 mil reais, que ao final dos três meses, mais alguns direitos como férias de 13º proporcionais, podem somar até 9 mil reais recebidos durante as férias.



Ainda há vagas – Para encontrar essas vagas no entanto é necessário procurar nas empresas especializadas em contratos de trabalho temporário. Elas selecionam e enviam os escolhidos para as companhias interessadas. A associação que reúne estas recrutadoras (Asserttem) estima que neste Natal 139 mil temporários serão contratados no Brasil. Jismália de Oliveira Alves, diretora da associação anuncia: “ainda há 45 mil vagas abertas”. A maioria é para trabalhar como promotores de produtos, vendedores ou operadores de telemarketing.



Turismo é um dos setores que contratam temporários

Shoppings – A oferta de trabalho temporário mais comum e mais informal é feita nesta época de Natal pelo comércio. A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) prevê que serão 130 mil empregos temporários oferecidos nesses centros de compras em todo o Brasil. O diretor da associação Luís Augusto Ildefonso da Silva avisa que é preciso correr porque em dezembro a maioria das vagas estará preenchida e será mais difícil encontrar uma oportunidade.



O iG Estágio e Trainee falou com especialistas para saber como procurar vagas de empregos temporários. Também perguntou sobre os motivos para você trocar suas férias por um trabalho durante este verão. E quer saber se você trocaria suas férias por um traalho temporário neste verão. O principal objetivo do portal foi preparar um guia para você conhecer melhor essa oportunidade, que para muitos é a primeira experiência profissional:



1. Universitários ficam com 60% das vagas

Ensino médio é requisito básico para ser selecionado a uma vaga temporária. No entanto, a preferência é por universitários, que já figuram em 60% das contratações. Além de administração, contabilidade e secretariado, que são as áreas mais procuradas, há mais oportunidades para quem faz educação física, economia, engenharia e marketing.



2. Comércio é o maior empregador

Lojas são as grande empregadoras de temporários, com 70% das vagas oferecidas. Os outros 30% das ofertas ficam na indústria e em serviços. Nesses casos, as vagas do final de ano costumam ser destinadas para trabalho nos cargos administrativos das empresas, principalmente em recursos humanos para ajudar no aumento de serviço ou em outros setores para cobrir férias dos funcionários fixos, por exemplo.



3. Ganhe até 9 mil como temporário

No comércio, os salários podem de 500 reais, para os serviços não comissionados, como caixa e empacotador, até a 2,5 mil, pago aos vendedores que alcançam os melhores resultados em vendas. Segundo a Asserttem, a média salarial paga no comércio aos temporários é de 870 reais. Na indústria, a média chega a 950 reais.



4. Corra para procurar, restam 30% das vagas

Das 139 mil vagas estimadas para os temporários, 70% já foram preenchidas. A seleção para a temporada de Natal começou em outubro, principalmente nas empresas que precisam treinar seus temporários. Mas ainda há 45 mil vagas disponíveis.



5. Jornada é igual à de funcionário fixo

Os temporários trabalham oito horas por dia ou o período determinado pela lei para a função, como de telemarketing, por exemplo, que tem carga horária de seis horas diárias. No comércio, é comum a loja adotar o rodízio, no qual uma semana o funcionário trabalha das 10h às 18h, em outra vai das 12h às 20h e na seguinte das 14h às 22h, por exemplo.



6. Temporário tem todos os direitos

Grande parte dos temporários tem acordos mais informais com seus empregadores. Mas quando o contrato é formal, ou seja que atende ao determinado na lei 6.019/74, o temporário tem os direitos de um funcionário fixo, menos as verbas rescisórias, que são multa do fundo de garantia e aviso prévio. Estes são os direitos do temporário:

- Adicional noturno

- Décimo terceiro salário proporcional

- Depósito de fundo de garantia (FGTS)

- Pagamento de horas extras

- Férias proporcionais

- Remuneração equivalente aos empregados efetivos

- Repouso semanal remunerado

- Registro em carteira

- Vale Transporte



7. Mais da metade das vagas está no Sudeste

Há vagas de temporários em todo o país, mas Rio de Janeiro e São Paulo concentram a maioria das ofertas. A região Sudeste fica com 54,5 % das vagas, seguida da Sul, com 23,5%, Nordeste 11,9%, Norte 5,5% e Centro Oeste 4,5%, segundo estudo da Asserttem. Essa proporção é similar nos shoppings devido à concentração desses empreendimentos em cada uma das regiões.



8. São 50 mil novas vagas em 2010

A oferta de empregos temporários apresentou um crescimento em torno de 10% durante todo o ano, chegando a 11% agora no Natal. Comparado aos contratos de 2009, este ano foram criadas 50 mil novas vagas. No fim de ano, esta oferta é sempre maior. Estudo da Asserttem prevê 139 mil vagas neste Natal. A mesma pesquisa aponta que o segundo período do ano com mais oportunidades é o que antecede a Páscoa, com 63,3 mil vagas, seguido do dia das mães, com 26 mil contratações, e as férias de julho, com 15 mil.



9. As empresas que mais contratam temporários

Os principais shoppings do país juntos esperam contratar 130 mil temporários, segundo levantamento divulgado pela Alshop. E isso os torna os maiores contratadores de temporários nesta época. Entre as principais empresas que terceirizam a contratação dos temporários estão o Boticário, C&A, Kraft Foods, Loja Americanas, Nestlé, Pão de Açúcar e Riachuelo.



10. Pode ser divertido

O trabalho temporário durante o verão não significa que você está sacrificando suas férias. Há boas razões para procurar uma vaga e uma delas é que pode ser divertido,a lém de ser a possibilidade de fazer novos amigos. Veja alguns exemplos de lugares com esse perfil e que contratam temporários:

Hopi Hari, o maior parque temático da América Latina.

Wet’n Wild, outro dos maiores parques temáticos do país tem a vantagem de selecionar temporários para trabalhar em atrações aquáticas, mais afinadas com o verão.

Navios de cruzeiro contratam estudantes para período de seis meses a bordo. Mais informações na recrutadora Infinity Brazil (CVC e MSC) e na Royal Caribbean, que tem 200 vagas abertas.



Fontes: Andreza Santana, gerente de marketing do Monster, Fernanda Baldívia, gerente da divisão de temporários e terceirizados da Page Personnel, Jismália Oliveira Alves, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e Luis Pesta, gerente de marketing do Vagas.com.br.


Se você já decidiu que vai passar as férias trabalhando, veja agora os três caminhos para encontrar as vagas.




FONTE: IG VAGAS 
 

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 2.

2. Aprenda a Fotografar e Escrever




Existem centenas de publicações todos os meses, incluindo comércio, interesses especiais, negócios, associações, revistas de consumo regional e geral. A maioria usa fotos. Mas raramente compram apenas fotos. Eles preferem comprar pacotes com fotos e textos (Incluindo a Revista Americana Photographic). Você não precisa ser um escritor profissional (se for melhor), mas você tem que saber colocar suas idéias no papel claramente, assim o pessoal da editoria muda alguma coisa e o artigo se torna publicável. Se escrever não é fácil para você, pegue uma ou duas aulas de jornalismo. Você pode também se juntar a alguém que saiba escrever e depois dividir a grana.

domingo, 28 de novembro de 2010

Marcas mudam em sintonia com o gosto do consumidor

Alterações em cores e formatos devem ser feitas de forma lenta; Coca-Cola, a mais valiosa, se mantém ao longo dos anos



Daniela Barbosa, iG São Paulo 28/11/2010 05:00



Mudar uma marca requer cuidados. Elas podem ganhar novo formato, cor, tamanho e ou se tornarem mais modernas. Tudo como estratégia para cair no gosto do consumidor. Mas mudanças não são sinônimo de sucesso, como mostra a Coca-Cola, que se mantém desde a criação. O iG reuniu algumas das marcas mais valiosas do Brasil e do mundo, segundo ranking da consultoria internacional de marcas Interbrand, para mostrar como modificaram sua aparência ao longo dos anos.

A seleção inclui as marcas nacionais Itaú, Bradesco, Petrobras, Skol e Natura e as internacionais Toyota, Canon, Mc Donad’s, Nokia e Gillette.


Confira:

- Evolução das marcas nacionais

- Evolução das marcas internacionais


Segundo Ivan Pinto, professor de gestão de marcas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), as marcas precisam acompanhar as novas gerações de consumidores e as companhias têm de estar atentas às transformações do mundo. “O consumidor de hoje não é o mesmo que o de 30 anos atrás. A cultura e os hábitos mudam e as marcas precisam se adaptar as variações”, diz.

O professor afirma que não há regras, mas o ideal é que as transformações sejam feitas com sutileza, pois muitas vezes pode haver perda de identidade e os consumidores podem não gostar da nova imagem. “O ideal é que pequenas mudanças sejam feitas a cada três anos”, explica.

Hugo Kovadloff, especialista em identidade de marcas da agência Gad, afirma que é o consumidor quem determina o que uma marca é e não a companhia que a detém. Recentemente, a Gap, rede americana de confecções, tentou mudar seu logotipo, mas teve que voltar atrás devido a inúmeras reclamações de internautas e especialistas em marcas, que não aceitaram o novo visual.


Segundo ele, a mudança em um logotipo, na maioria das vezes, deve sinalizar uma transformação relevante dentro da companhia, como, uma fusão, troca de presidente, ou até o ramo de atuação. "A estratégia de mudança tem que fazer sentido para o público”, diz.

Há empresas, no entanto, avessas às mudanças. Seus logos permanecem intactos desde a criação. A Coca-Cola, a marca mais valiosa do mundo, cotada em US$ 70,4 bilhões pela Interbrand, serve como modelo. A companhia mantém o mesmo logotipo há mais de 100 anos.

A principal concorrente da Coca, a Pepsi, por sua vez, alterou seu logo mais de dez vezes desde a criação, em 1898. “Por isso, é possível afirmar que a imagem da Coca-Cola é bem mais estruturada que a da Pepsi”, afirma Kovadloff.




Leia também:


- Em Parintins, marcas mudam de cor por causa dos bois
- Banco Itaú tem a marca mais valiosa do País
- Cresce presença brasileira em ranking de marcas mais valiosas




FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 1.

1. Organize Passeios Fotográficos ou Workshops




Se você se especializar em uma área da fotografia ou conhecer algum lugar em particular, considere ensinar outros, como fazer este tipo de fotografia, ou como fotografar o lugar. Poucos fotógrafos sobrevivem deste modo. Esteja bem preparado para responder muitas perguntas. Um ponto positivo é que você pode tirar fotos também, nestes passeios de ensino, assim expande suas fotos de stock para futuras vendas.

sábado, 27 de novembro de 2010

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.

Fotografia é muito divertido, porém pode ser muito cara.

Custos de filme e revelação (cartões de memória, se você trabalha com digital), aquela câmera nova, e também as lentes, filtros, flash, tripé, bolsa…

A maioria das pessoas está sem dinheiro (alguns mais que outros) e todos gostaríamos de encontrar maneiras de fotografar mais, pois fotografia é uma paixão.

Então, aqui temos 10 dicas para fazer a fotografia ajudar a pagar por si própria.

FONTE: http://www.idealgratis.com/

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CURSO DE EMPREENDEDORISMO GRÁTIS - CRONOGRAMA COMPLETO

Passo 1  

Ponto de partida para início do negócio

•Perfil empreendedor
•Mercado
•Esclarecimentos tributários
•Microempresa legislação federal
•Microempresa legislação estadual
•Passo a passo para registro
•Marcas e patentes
•Implantação
•Finanças
•Endereços úteis
•Fontes consultadas
•Fornecedores



Passo 2

Apostila empreendedorismo

•Empreendedorismo
•Tipos de empreendedores
•Perfil do empreendedor na era do conhecimento
•Atitudes empreendedoras
•Benefícios do empreendedorismo



Passo 3


O empreendedor

•O empreendedor é…
•O mundo já não é o mesmo…
•O papel do empreendedor



Passo 4

O empreendedor

•Perfil do empreendedor
•Características do comportamento empreendedor
•Estabelecendo metas
•Planejando o empreendimento
•Buscando informações



Passo 5

O empreendedor

•O projeto do empreendimento
•Como fazer o plano de negócio
•Capacitação profissional



Passo 6

Empreendedorismo – José Dornelas, Ph.D.

A revolução do empreendedorismo.




Passo7

Transformando as ideias em negócios – José Dornelas, Ph.D.

•O processo empreendedor
•Plano de negócios
•Por que escrever um plano de negócio?
•Aspectos chave do plano de negócios
•Público-alvo
•Sumário executivo
•Conteúdo do plano



Passo 8


Empreendedorismo: Termos técnicos e definições do mercado financeiro

•O que são as bolsas de valores
•O que são corretoras e bolsas de mercadorias
•O que são ações e empresas de capital aberto
•O que são índices de ações e mercado futuro
•Tipos de ações
•Como obter lucro com ações
•Direitos acionistas
•Onde aplicar seu dinheiro nesse mercado
•Como comprar ações
•Como funcionam os clubes e fundo de investimento com ações
•Como funcionam os mercados à vista e a termo
•Como funciona o mercado de opções
•Jargões do mercado acionário
•O que é CDB
•Diferenças com RDB e fundos
•Taxas e prazos
•O que são ativos de renda fixa e variável
•Ações e ouro: como são negociados
•Dólar: os diversos mercados
•O que são CVM e o sistema financeiro
•O que é o banco central




Passo 9

Motivação, liderança e empreendedorismo


•Conheça a Pirâmide de Maslow, uma teoria de motivação apresentada por Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano que diz que as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência.



Passo 10

Empreendedorismo no Brasil


•Relatório global 2002



Passo 11 (vídeo)

Empreendedorismo

•O Prof. Sérgio Dal Sasso fala sobre empreendedorismo. Confira!



Passo 12 (vídeo)

Waldez Ludwig – O fim do emprego e o empreendedorismo

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 13


Waldez Ludwig – Quando inovar

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 14 (livro)

Empreendedor

•Empreendedor como se tornar um administrador de sucesso.



Passo 15 (livro)

Empreendedorismo e Inovação

•Empreendedorismo e Inovação. Por Sarkar, Soumodip



Passo 16 (livro)

Empreendedorismo

•Neste livro, Paulo Sertek aborda passos e habilidades relacionados ao empreendedorismo com a propriedade de quem o vivencia, estabelecendo um diálogo centrado em dez pontos fundamentais para a gestão e o gerenciamento de uma empresa.



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FONTE: http://www.idealgratis.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CURSO DE EMPREENDEDORISMO GRÁTIS

O que é o empreendedorismo? Conceito de empreendedorismo e caracteristicas de empreendedorismo.



Há quem fale: Empreendedor é aquele que traz a existência algo que não existe. É quem faz acontecer!



Descubra através deste curso realmente o que é ser um empreendedor de sucesso!


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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador - INFORMAÇÕES ÚTEIS

NOTAS FISCAIS: Quando for prestar serviços à empresas (pessoa jurídica), terá que ter nota fiscal de prestação de serviços. Para obtê-la, procure a Prefeitura de sua cidade e faça um registro como autônomo. A partir de então, terá um registro que autoriza o trabalho, e, poderá autorizar a confecção de talões de notas fiscais, pagando impostos sobre serviços para a Prefeitura.




ANÚNCIOS: Para anunciar seus trabalhos procure a seção específica que tenha maior número de leitores. Se vai anunciar curriculum, o melhor é a seção de empregos, se anunciar serviços de editoração, procure jornais mais técnicos.



ANÚNCIOS II: Use sempre os menores anúncios de linha de seu jornal preferido, evitando, assim, gastos inúteis com jornais.



- Mala Direta para Clientela direcionada – (Em fevereiro/99 fiz uma mala direta para 100 médicos oferecendo receituários e cartões personalizados – recebi um só retorno, e neste negócio ganhei R$ 190,00 de lucro puro, na mala direta gastei apenas R$30,00 em papel, selos e envelope, um belo retorno não? Além disso estes outro 99 clientes ainda podem me ligar para pedir serviços, é realmente um negócio muito lucrativo.



- Faça uma pesquisa sobre pessoas e empresas que fazem os mesmos trabalhos que você executa, Principalmente se você é como eu, desenvolve estas atividades em meio período e não tem muito tempo. De repente um cliente liga querendo um material com máxima urgência, e você não pode executá-lo em tempo. Você pode repassar ou dividir o serviço com outros colegas, você não perde dinheiro, não se estressa e nem perde o cliente.



- Faça parcerias de negócios, geralmente quem trabalha com algum negócio de computador sempre encontra um cliente que deseja algo mais, Exemplo (eu posso fazer 100 receituários em meu computador, mas quando o cliente pede 2000 receituários eu recorro a uma copiadora, quando ele pede 3000 receituário, eu recorro a uma gráfica e assim eu nunca perco o cliente.)



- Criatividade é a chave principal do seu negócio – um dia desses, consegui numa associação, uns 30 nomes de cabelereiros, resolvi criar dez tipos de cartões exclusivos para cabelereiros e enviei a estes profissionais o resultado foi: 50% de retorno, cerca de 15 clientes comprando o ano todo.



- Preze e cultive sua clientela, cada um deles não representa apenas uma venda, mas várias durante o ano todo.



- Inove! Inove! Inove! – Há uns seis meses atrás fiz uma venda para uma dentista, uma semana depois enviei uma carta agradecendo a compra, resultado: arrumei vários clientes amigos dela – este investimento custou R$ 0,27 ( um selo e um envelope).



- Não deixe de ter material promocional de seu empreendimento (cartões de visita, folders, panfletos) não perca a oportunidade de divulgar cada vez que fizer um trabalho.



- Não seja mesquinho, um empreendedor que tem uma visão de longo alcance sabe tratar o seu cliente com generosidade, sabe que ele pode lhe trazer outros clientes.



- Seja positivo, todo trabalho deve ganhar uma carga de positividade, acorde todos os dias e diga para si mesmo, – “hoje é um dia excelente para se fazer grandes negócios” – se você deseja, sua mente procurará meios de tornar realidade.

82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador - idéias diversas => de 49 a 82.

ADMINISTRAÇÃO RURAL
Você pode instalar programas de administração rural em seu micro e prestar serviços de processamento de dados para fazendas, sítios ou qualquer tipo de propriedade rural de sua cidade. Um dos melhores programas de administração rural, você encontra pelo fone (051) 472-1168,(051) 472-4896 FAX (051) 472-7700 na Planejar, de Canoas RS.


ALUGUEL DE COMPUTADOR POR HORA
Você pode reservar algumas horas por dia quando seu computador está ocioso, alugando-o para terceiros que tenham trabalhos, saibam operar mais não tenham micros. O preço médio de locação desta espécie é de 10 a 15 reais por hora. Anuncie em jornais (classificados) esta oportunidade de terceirização, onde o interessado não teria necessidade de investir na compra de micro e você lucraria com o tempo ocioso de seu aparelho.



CONSERTO DE IMPRESSORAS
Para quem tem conhecimentos de hardware e de impressoras. Concertar impressoras a domicílio pode ser um bom negócio, lucrativo porque se cobra um adicional de visita. As empresas preferem ter seus equipamentos consertados no local, sem retirar da empresa.



CONSULTORIA
se você tem conhecimentos sólidos em informática, é analista de sistemas ou outra profissão técnica, pode prestar serviços de consultoria no setor de informática a empresas de médio e grande porte. O profissional de consultoria costuma ser muito bem remunerado e pode dispor de seu tempo para trabalhar como melhor preferir, mesmo exrcendo outras atividades. Seu trabalho consiste em orientar, identificar problemas e apresentar soluções práticas que venham beneficiar o contratante.



CONTRATOS IMOBILIÁRIOS
Empresas imobiliárias costumam contratar freqüentemente serviços de free-lancer para digitação de contratos de locação, venda e administração de imóveis. Procure contactar com imobiliárias de sua cidade para verificar se aceitam este tipo de trabalho. Sempre as imobiliárias fornecem seu modelo de contrato. Implante este modelo em seu micro e use sempre que for necessário, digitando apenas os nomes dos clientes, tornando o trabalho mais fácil.



CONTROLE BANCÁRIO
Faça controle de conta bancária para pessoas de suas relações, empresas de amigos, etc. Pode ser feito somente nas horas vagas, permitindo um absoluto controle de despesas, emitindo relatórios, etc., e ainda você cobrará uma quantia mensal pelo trabalho. O software BankContas permite perfeito acompanhamento da conta bancária, com inúmeros recursos. À venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900.



CONVITES
Dispondo de uma impressora laser você pode imprimir convites para as mais variadas ocasiões (festas, reuniões, casamentos, eventos de toda espécie, etc.). Faça um mostruário com convites de sua criação, impressos em papéis especiais (vergê, pergaminho, etc.) e apresente aos possíveis clientes (diretores de clubes, promotores de festas e eventos, etc.).





CURSO DE MONTAGEM DE MICRO
Devido ao baixo preço dos componentes de uma CPU quando adquiridas em separado, existe sempre interessados em aprender a montar um micro. Se você domina esta área, pode obter rendimento extra ministrando cursos individuais a interessados, em suas horas vagas. O ideal é ir montando um micro aos poucos, e em cerca de 10 aulas de uma hora, dar uma visão completa dos componentes. O preço de um curso deste completo, varia entre 200 e 300 reais por aluno, quando aplicado individualmente ou valores inferiores quando em grupos.



CURSO DE WINDOWS 95 PARA PRINCIPIANTES
Se você tem domínio completo sobre o ambiente Windows 95, ofereça cursos completos para grupos de 3 a 5 alunos, para aulas durante uma semana, em suas horas vagas. O preço médio destes cursos particulares é de 70 a 100 reais e o retorno pode ser muito bom. Anuncie seu curso através de folhetos e cartazes distribuídos pela cidade e anúncios classificados nos jornais. As aulas podem ser ministradas em sua própria casa.



DISTRIBUIÇÃO DE CD-ROM
Monte em sua cidade uma distribuidora de CD-ROM, para venda em lojas de informática e suprimentos e vendas para outras cidades através de catálogos, via postal, etc. O lucro pode ser interessante. Estude a viabilidade de importar alguns títulos de maior interesse.



EMISSÃO DE BORDERÔS DE COBRANÇA
Um dos piores trabalhos nas empresas é o preenchimento de cobrança bancária, nunca há quem possa dispor de tempo suficiente para este trabalho. Existem softwares específicos para este tipo de cobrança, entre eles o BankContas, indicado no item Controle de Contas Bancárias. Você pode prestar serviços somente de impressão, recebendo do cliente os dados da cobrança e entregando os formulários já impressos. A maioria dos bancos também fornece aos grandes clientes, disquetes com programas de preenchimento e emissão de cobranças.



EMISSÃO DE CARTELAS PARA BINGOS
Com o sucesso dos bingos, autorizados por lei federal, um dos grandes negócios em informática é a impressão de cartelas para os jogos. Você pode fazer contratos ou prestar serviços para bingos instalados ou eventuais. A empresa DCM software vende programa que imprime até 9000 cartelas sem repetição e gerencia o sorteio através do micro.Fone (051) 221-7661.



FAIXAS E CARTAZES PARA EVENTOS
Com uma impressora matricial e um programa tipo Banner, que se encontra em qualquer shareware, você pode executar cartazes, faixas (principalmente sobre liqüidação). Não existe um preço determinado, cobre de acordo com a consciência do prestador de serviços.



GRAVAÇÃO DE CD-ROM
Se você estiver disposto em investir em informática, existe uma máquina importada, uma espécie de drive que efetua gravação de CD-ROM. Aqui no Brasil, são utilizadas para cópias de arquivo de dados de grandes empresas e organizações, governos, etc. A gravação de CD-ROM é uma forma eficiente de livrar a winchester e diskettes de arquivos de pouco uso. Cobra-se no mercado cerca de 20 reais para gravar um CD com 600 MB . Com cerca de 100 CD’s gravados, já se paga o investimento.



IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS PARA MÉDICOS
Você pode especializar-se em softwares específicos para médicos, efetuando a venda e implantação destes programas nas clínicas de sua cidade. Normalmente, estes profissionais querem ter sistemas computadorizados, mas, não têm tempo disponível, surgindo, então, este nicho de mercado. A BRASOFTWARE vende o programa AUTOCLINIC, um dos melhores para este segmento. Fone (011) 253-1588.



INSTALAÇÃO DE CD-ROM
A cada dia que passa milhares de usuários incorporam kits multimídia em suas máquinas. Faça um treinamento e poderá prestar serviços de instalação destes kits. A instalação é rápida, cerca de uma hora, e os especialistas cobram em média 50 reais por este trabalho.



INSTALAÇÃO DE PLACAS DE VIDEO-TEXTO
O sistema de vídeo-texto existe em algumas capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Permite acesso a inúmeros bancos de dados, consulta extratos em certos bancos, acessa o Detran e a Serasa, a Associação Comercial de São Paulo etc. Instalando placas em sua cidade pode ter um bom rendimento. Uma placa interna é a mesma do fax-modem e custa em média 250,00 e você pode ter um bom lucro instalando a placa e o software. Um dos bons software para video texto é o SoftSmart.



INSTALAÇÃO DE REDES
Para instalar redes de micros, há a necessidade de conhecimentos técnicos profundos sobre o tema. Se você domina esta área, pode prestar serviços à empresas que estejam formando suas redes internas. Ótima remuneração espera aqueles que se dispuserem a entrar nesta área, porém, há a necessidade de conhecimentos sólidos sobre hardware e software para operação em redes.



LOCAÇÃO DE CD-ROM
Os usuários de multimídia tem um grande interesse em ter novos títulos, porém o CD-ROM custa caro. Uma boa saída é a locação. A partir de 100 títulos você pode montar uma locadora de CD-ROM, tendo, dependendo do tamanho de sua cidade, um bom movimento. O esquema de locação é semelhante ao de uma vídeo-locadora, em São Paulo o preço médio de locação de CD-ROM está entre 4 e 6 reais por 2 dias.



LOGOTIPOS
Se você tem conhecimento de DTP (Editoração), pode prestar serviços de criação de logotipos para empresas. Há a necessidade de se ter uma ótima configuração de micro, com programas CorelDraw!, Pagemaker, impressora laser e scanner de boa qualidade. Para se criar a programação visual (logotipo em diversos tamanhos), se cobra cerca de R$ 100,00.



PLOTAGEM
A plotagem nada mais é do que uma impressão em tamanho grande usada normalmente para confecção de plantas de engenharia e arquitetura.



COMO FAZER: A solução completa pode ser instalada em um espaço de 5 metros quadrados, custa cerca de 9500 reais incluindo o curso de utilização do plotter e suporte técnico, e pode ser financiada em até 12 vezes.



HARDWARE: PowerMac da Apple, plotter 360C da Hewlett-Packard, programas Mac Plot Raster e Photofix e mais papel glossy film e tintas; tudo isso encontrado na Mgo Comercial f:(011) 7295-1661



SOFTWARE: Já vem incluído no pacote da Mgo Comercial



CLIENTES:Arquitetos, Engenheiros, Decoradores e usuários de programas de Cad.



PREÇOS: O preço de mercado para o metro linear plotado varia de 120 reais a 200 reais, com lucro de 100 reais por metro quadrado.



SERVIÇOS DE CAD
Caso você tenha SOFTWARE de desenho tipo CAD, pode prestar serviços para Engenheiros, Arquitetos, Decoradores, Indústrias, Metalúrgicas, etc., na elaboração de projetos que incluam desenho detalhado e tridimensional de objeto. Para prestar este tipo de trabalho deve-se ter sólidos conhecimentos do programa e do setor a prestar os serviços.



SERVIÇO DE “LIMPEZA” DE MICROS
Este tipo de trabalho foi implantado com sucesso no Rio de Janeiro, no ano passado, e consiste em dar atendimento para usuários iniciantes, que, não sabendo usar o computador, provocam um verdadeiro “caos” em seus diretórios. O trabalho consiste em tentar recuperar arquivos perdidos, deletar o excesso de arquivo inúteis, organizar a winchester e orientar o usuário quanto ao uso correto do micro. Este tipo de assessoria é cobrado por hora e a média é de 20 reais atualmente. Exige sólidos conhecimentos de softwares e sistema operacional.



SISTEMAS PARA DENTISTAS
Da mesma forma que você pode obter lucros prestando serviços de instalação de softwares para médicos, pode também atender a dentistas. O software mais usado pelos dentistas é o Dentist, que se encontra a venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900, outros tem o Senac fone (011) 236-2135 e a Soft Logic com o Dentalis fone (011) 414-6855.



TABELAS DE PREÇOS
Com auxílio de uma planilha de cálculos, você pode executar tabelas de preços que, junto a programas de DTP(CorelDraw e PageMaker) tornariam o visual atraente. A cada três meses, as empresas mudam suas tabelas de preços. Muitas delas descobriram as vantagens de fazer um trabalho bem editorado, destacando-se dos concorrentes. Os profissionais que trabalham com DTP(CorelDraw e PageMaker) cobram 50,00 a hora. Os clientes podem ser captados através de visitas pessoais ou mala-direta.



TRANSPARÊNCIAS PARA RETROPROJETORES
Fornecimento de transparências impressas a laser ou em impressoras jato de tinta, para serem utilizadas em aparelhos retroprojetores em cursos, palestrar, seminários, etc. Para conquistar clientes visite escolas, cursos, entidades organizadoras de eventos, etc., oferecendo este trabalho.



UPGRADE DE MICROS
A cada período de um ano, muda-se o padrão de máquinas no mercado. No início de 1994, o padrão era o 386. Hoje é o processador Pentium, 6×86 ou outra máquina que venha a surgir. Uma boa parte dos usuários aproveita a ocasião para realizar um upgrade, ou seja, trocar a placa-mãe e atualizar o micro. Pode ser um trabalho altamente lucrativo, mais ainda se você revender placas e fazer pacotes incluindo a instalação.



VENDA DE MICROS
Um bom lucro pode ser obtido com a revenda de micros em sua cidade. Procure contactar com fornecedores de grandes centros, observando a margem de lucro satisfatória. Utilizando-se de anúncios em jornais e de financiadoras você pode oferecer opções em diversos pagamentos, facilitando a venda e conseqüentemente aumentando o número de unidades vendidas. Para montar uma revenda de micros é necessário capital de cerca de 30 mil reais.



VENDAS DE PACOTES DE DISQUETES OU CD
O material de consumo que movimenta mais dinheiro dos usuários de computadores é o disquete. Muita gente tem conseguido ótimos rendimentos vendendo pacotes fechados de disquetes com desconto. Como conseguir? Existem fábricas de disquetes brasileiras, como a Verbatim e a Nipponic, que vendem os disquetes em caixas a preços reduzidos. Você tem que adquirir estes disquetes, de preferência à vista, para obter o menor preço, depois fracionar em caixas com 50 disquetes (5 caixas de 10) e vender a preço inferior que o praticado no mercado de sua cidade. Coloque anúncios em jornais e entregue à domicílio, terá um lucro interessante.



FONTE: IDEAL GRÁTIS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novo Panamericano tem diretor condenado pelo TCU

Raphael Rezende Neto é citado em irregularidades na contratação de consultoria pela Caixa Econômica Federal



Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 18/11/2010 05:40



A Caixa Participações (Caixapar) indicou para a nova diretoria do Banco Panamericano um executivo que já foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Raphael Rezende Neto, até então Superintendente Nacional de Contabilidade e Tributos da Caixa Econômica Federal (CEF), assume o comando da área de Tecnologia da Informação no banco de Silvio Santos.

Rezende Neto e outros executivos foram condenados por irregularidades na celebração e execução de um contrato da Caixa com a empresa RiskMaths Consultoria e Participações, para prestação de serviços técnicos de consultoria e transferência de tecnologia no desenvolvimento e implantação do sistema de gerenciamento do risco operacional.

À época, o executivo era Superintendente Nacional de Controles Internos da CEF. Na condenação, o TCU estipulou uma multa geral de R$ 95 mil, mais multas individuais. Entre as acusações estavam contratação sem licitação e sem detalhamento preciso e claro do que se pretendia com o negócio. Segundo o TCU, houve “falta de cautela dos administradores” na condução da transação.

Rezende Neto recorreu da decisão, e conseguiu acolhimento parcial do TCU, mas não deixou de ser multado individualmente em R$ 8 mil. Em sua defesa, alegou, entre outros motivos, que não era mais responsável pelas atividades relacionadas a risco operacional desde 2002, e que, embora tenham se manifestado favoravelmente à contratação da Riskmaths, a decisão da contratação não competia aos recorrentes.

Apesar da defesa, o TCU entendeu que Rezende Neto não comprovou a não atuação na superintendência que trataria das atividades voltadas ao risco operacional. Diz ainda que não há como afastar a responsabilidade do executivo no caso, já que sua participação, materializada em diversos documentos, “foi decisiva para a mencionada contratação”. O ministro Benjamin Zymler foi o relator do processo.



Diretoria “CEF”

Na troca de comando do Panamericano, a maioria da diretoria foi escolhida pela Caixa Econômica Federal (CEF). Há cerca de um ano, a CaixaPar comprou 35% do capital social do banco de Silvio Santos, por cerca de R$ 740 milhões. Segundo acordo de acionistas firmado à época, a gestão do Panamericano passaria a ser exercida por profissionais de mercado por meio de diretores apontados pela holding do Grupo Silvio Santos e pela CaixaPar.



No dia 10 de novembro, com a descoberta do rombo de R$ 2,5 bilhões nas contas, a diretoria do Panamericano caiu. Em seu lugar, assumiram oito executivos, sendo cinco deles apontados pela CaixaPar. Foram designados os empregados Celso Zanin (Diretoria Financeira e de relações com investidores), Raphael Rezende Neto (Diretoria de tecnologia da Informação), Mario Ferreira Neto (Diretoria de Crédito), Jose Henrique Marques da Cruz (Diretoria Comercial) e Eliel Teixeira de Almeida (Diretoria de Investimentos).



De fora da caixa, vêm o diretor superintendente, Celso Antunes da Costa, que teve passagens pela Nossa Caixa e pelo ABN Amro, Ivan Dumont Silva (diretor de captação de recursos e novos negócios, com passagem pelo Banco Alfa) e José Alfredo Lattaro (diretor administrativo, vindo do Banco Real)



Indicações

Banco Central, Fundo Garantidor de Crédito (FGC), CEF, Panamericano e o próprio Rezende Neto foram procurados pelo iG.

Antonio Carlos Bueno, diretor-executivo do FGC, contou que o fundo indicou apenas os executivos que não pertencem à CEF e disse que não sabia da condenação. Ele preferiu não se manifestar a respeito do assunto.

A Caixa, que sugeriu o nome do executivo, deu a seguinte resposta, via e-mail: “Respeitando a decisão do TCU, a Caixa informa que o empregado Raphael Rezende Neto não cometeu nenhuma irregularidade no desempenho de suas atribuições e que prossegue na defesa do referido empregado nas instâncias competentes”.

Rezende Neto e Panamericano não retornaram os pedidos de entrevista até o fechamento da reportagem. O Banco Central (BC) informou, via assessoria de imprensa, que não é responsável pela indicação de diretores.



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FONTE:  IG ECONOMIA - MERCADOS

Dólar fraco leva custo da mão de obra ao maior nível desde 2001

Variação cambial gera perdas de 30% à indústria local e corrói ganhos obtidos com aumento da produtividade



Klinger Portella, iG São Paulo 18/11/2010 05:45


O custo da mão de obra no Brasil está nos níveis mais altos dos últimos dez anos. Por conta do fortalecimento do real em comparação com o dólar e do aumento da renda do trabalhador, o custo unitário do trabalho em dólares (ULC-US$, na sigla em inglês) – indicador que mede o custo da mão de obra na produção de uma unidade do produto – atingiu, em setembro, o maior nível desde 2001. Os números constam na base de dados do Banco Central.



O indicador chegou a 147,8 pontos no mês de setembro, superando os 147,7 de julho, o mais alto até então. Em 2001, quando a série histórica começou a ser apurada, o ULC estava em 63,7. “A desvalorização da moeda barateia as importações e encarece, relativamente, os bens e serviços produzidos localmente”, diz o professor do Instituto de Economia da Unicamp e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), Cláudio Dedecca.



O custo da mão de obra

Confira a evolução do ULC desde 2001 e a comparação entre o câmbio e a produtividade


Segundo os dados do Banco Central, desde dezembro de 2008 – quando o mundo ainda se via em meio ao caos da maior crise econômica dos últimos 70 anos -, os produtores brasileiros perderam cerca de 30% com a variação cambial. No período, o índice de taxas reais de câmbio baixou de 103,7, em dezembro de 2008, para 72,5 em setembro de 2010. As perdas, no entanto, foram parcialmente compensadas com o ganho de produtividade, que ficaram próximos de 15% nos últimos dois anos.



“O mercado de trabalho está muito aquecido e, com isso, há um ganho enorme de renda. Por conta disso, o custo do trabalho não consegue ser compensado pelo ganho de produtividade”, diz o economista da Tendências Consultoria Bernardo Wjuniski.



Entre dezembro de 2008 e setembro deste ano, o indicador que mede o índice de taxa real de câmbio corrigida pela produtividade baixou de 71 pontos para 59,1 pontos. Com isso, a relação câmbio-salário corrigida pela produtividade fechou o nono mês de 2010 em 69,6 pontos, o segundo menor nível da história.



Segundo Cláudio Dedecca, o Brasil “é penalizado” por não conter a forte valorização cambial. “Outros países em desenvolvimento atuaram contra a valorização da moeda, especialmente a China, impedindo o aumento espúrio do custo do trabalho.”



Apesar disso, continua o professor, o custo da mão de obra no Brasil não é um dos mais altos do mundo, sendo superado pelos países desenvolvidos. Dedecca diz, no entanto, que, em relação aos emergentes, a situação do Brasil é “desfavorável”.



“No imediato pós real, se adotou a política de redução dos custos da mão de obra, que não recompôs a competitividade, além de ter agravados os problemas de emprego, ao reduzir a renda do trabalho e reiterar, portanto, o movimento de queda do consumo e da produção”, diz.



Dedecca defende o aumento de competitividade via maior incorporação tecnológica, mas faz uma ressalva: “é necessário enfrentar o problema do câmbio, cujo ponto de partida é inevitavelmente a redução da taxa de juros básica”.



Risco de investimentos menores

Com o encarecimento da mão de obra no Brasil, algumas empresas podem mudar seus planos de investimentos para o País nos próximos anos. O economista da LCA Consultores Homero Guizzo diz que o Brasil, neste sentido, não é páreo para países como a China.



“Uma indústria que é muito intensiva em mão de obra tem chances de deixar de investir no Brasil. Mas o custo do trabalho não é o único motivo que é considerado pelas empresas”, afirma.



Cláudio Dedecca, por sua vez, concorda que o câmbio pode reduzir o apetite das companhias pelo mercado brasileiro, mas diz que o movimento é minimizado pelo bom momento que atravessa a economia. “O Brasil é hoje um dos principais destinos do investimento produtivo estrangeiro”, diz.



“É a perspectiva de crescimento do País que comanda este processo. A estabilidade institucional em geral e da regulação do mercado de trabalho contribui para reforçar a atração dos investimentos”, completa o professor da Unicamp.



Perspectivas


Para 2011, o cenário com relação ao custo de mão de obra no Brasil não deve mudar de tendência. Isso porque, além dos reajustes do salário mínimo em reais – que influenciam o valor do ULC – há perspectivas de que o dólar mantenha a trajetória de desvalorização frente ao real.



“O câmbio não deve cair muito mais do patamar em que ele já está. A não ser que os termos de troca do Brasil continuem subindo”, diz Homero Guizzo, economista da LCA Consultores.



“A relação entre os preços das exportações e os das importações, hoje, é uma das mais altas que já vimos. Isso muda o câmbio real de equilíbrio e, portanto, para o qual a gente espera que ele convirja”, completa.



Na avaliação dos especialistas, um dos caminhos para reduzir o ULC no Brasil seria baixar os salários, o que está completamente descartado. “A outra forma seria via câmbio, mas não vemos medidas de impacto a médio e longo prazos”, diz Guizzo.



Bernardo Wjuniski, da Tendências, diz que o dólar deve se manter, em 2011, próximo do patamar atual, o que vai tirar, em parte, a pressão sobre o custo da mão de obra. Por outro lado, alerta ele, “o aumento de renda vai continuar”.



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FONTE: IG ECONOMIA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que fazer quando o profissional se sentir subaproveitado?

Dica é refletir sobre atitudes no trabalho e ser mais proativo



Maria Carolina Nomura, iG São Paulo 17/11/2010 05:55


Se a sua capacidade de trabalho está além das tarefas recebidas, por que não conversar abertamente com seu gestor e dizer que você está com tempo de produzir mais? Para a consultora Fábia Cristina Barros, gerente de projetos da Foco Talentos, o profissional deve avaliar se ele realmente deu o seu máximo.



“Se ele está com tempo sobrando, há sempre a possibilidade de rever os processos que assume. Uma forma de tentar reverter este quadro de tempo ocioso é fazer um demonstrativo de tempo X atividade para o gestor, contando-o como faz, por que faz e o tempo que leva. Assim, poderá mostrar o que pode agrupar de atividades”, explica Fábia.


Eliane: dica é ser pró-ativo e buscar junto ao chefe novas atividades

Para Eliane Figueiredo, diretora-presidente da consultoria Projeto RH, o profissional deve refletir sob dois pontos de vista: o dele e o da empresa. “Deve pensar o quanto esse tempo de sobra é esporádico e quanto já acontece há algum tempo. E também pensar se ele tem demonstrado que é capaz de realizar”, comenta.





Armadilhas da acomodação

Eliane acrescenta que há pessoas que têm atitudes reativas, ou seja, fazem e acabou. “Isso, ao longo do tempo, também não é bom porque mostra ao líder que é um profissional acomodado e sem comprometimento com seu próprio crescimento profissional”, diz.



A dica da consultora é ser pró-ativo e buscar junto ao chefe novas atividades, mostrando que está atento ao próprio trabalho e ao dos colegas. “Se outra pessoa está sobrecarregada, uma alternativa é perguntar ao líder se é possível ajudá-la”, ensina.





Atividades limitadas

O outro ponto de vista que deve ser analisado é o da empresa. Para Eliane, há organizações onde trabalho é, de fato, limitado e as chances de crescimento profissional não têm um horizonte muito largo. Ela comenta que é comum profissionais muito qualificados e que estão desempregados aceitarem trabalhos em empresas cujas tarefas não são muito complexas.



“Nesse sentido, o profissional é quem deve avaliar se aquele é o local adequado para ele atuar. O que não pode é esse trabalhador se fazer de coitadinho e achar que está sendo perseguido, sem antes tentar reverter esse quadro de subaproveitamento”, conclui.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRA

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 47 => TRADUÇÃO

TRADUÇÃO




Esta atividade é somente para aqueles que têm um domínio completo de outros idiomas. Caso você tenha a menor deficiência não é aconselhável, já que a tradução esperada pelo cliente tem que ser fiel ao original apresentado.



COMO FAZER: Use seu conhecimento de outros idiomas para obter rendimentos extras. O serviço de tradução de textos é bastante requisitado. O trabalho básico é receber os originais de seus clientes, traduzidos fielmente, e devolver o texto no idioma solicitado. A tradução tanto pode ser do português para outro idioma, como de outro idioma para o português. Os idiomas mais solicitados são o inglês, seguido pelo espanhol (cuja procura deve crescer muito devido ao Mercosul). Documentos somente podem ser traduzidos por tradutores juramentados, registrados junto a órgãos oficiais. Você recebe o texto original do cliente e o devolve junto a tradução. Alguns tradutores em São Paulo anunciam seus trabalhos, recebem o material via fax, devolvem a tradução via fax e recebem por depósito bancário, usando os recursos modernos de telecomunicações, evitando a necessidade do encontro pessoal cliente/fornecedor.



HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Procure ter um bom dicionário eletrônico e um editor de textos de boa qualidade.



CLIENTES: Entre outros, grandes empresas, multinacionais, editoras, e uma diversidade de pessoas que necessitem de serviços de tradução. Faça cartões de visita para entregar aos clientes para divulgação, coloque anúncios em classificados.



PREÇOS: Cobra-se de 5 a 10 reais por lauda (20 linhas por 70 toques) de texto.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

De 12 a 14 anos para chegar ao topo

Pesquisa aponta que a idade média dos presidentes de grandes empresas é de 43 anos e que chegaram ao cargo aos 36



iG São Paulo 14/11/2010 20:00


Se você só pensa em como passar na de seleção para uma vaga de estágio ou trainee ou se acabou de ser aprovado em um recrutamento pode imaginar que o planejamento para se sentar na cadeira de presidente da empresa ainda pode esperar mais um pouco. Mas é bom se apressar, pois o tempo para chegar ao topo da carreira vem caindo. O iG Estágio e Trainee traz resultados de uma pesquisa feita pela empresa Catho Online, especializada em colocação de profissionais, em que mostra uma redução da idade média dos presidentes de empresa. O levantamento constatou que um trainee pode chegar ao topo em apenas 12 anos em média, enquanto um estagiário tende a levar 14 anos para atingir o cargo de presidente da empresa.



Ascensão mais rápida - Segundo a pesquisa feita durante o ano de 2009 com mais de 16 mil funcionários de empresas privadas, em 2005 a idade média de quem ocupava o cargo mais alto das companhias era 48 anos. Em quatro anos, essa média baixou para 43 anos de idade. A redução também é notada nos cargos de diretoria, cuja média baixou de 44 para 42 anos.



Promoção antes dos 40 - De acordo com a pesquisa da Catho, os presidentes de empresa afirmam ter recebido a promoção aos 36 anos, em média. Para as mulheres que ocupam esse cargo a chegada ao topo aconteceu por volta dos 33 anos. O mesmo levantamento mostra que a idade média para estagiários é de 22 anos, enquanto a de trainees é de 24 anos. Portanto, a partir dessas médias, o que se vê é que o tempo previsto para chegar à presidência de uma empresa é curto o bastante para que você comece a se planejar em qual o caminho deve seguir a partir dos primeiros momentos em uma empresa.



Dica de quem chegou lá - Para orientar esse planejamento, o iG Estágio e Trainee traz a trajetória de 20 presidentes de grandes companhias no Brasil e no mundo, publica ainda algumas dicas desses profissionais de sucesso e faz uma enquete para saber que caminho você prefere neste começo de carreira. Para saber em primeira mão as notícias sobre planejamento de carreira e vagas em novos programas, acompanhe o noticiário pelo Twitter do portal.






FONTE: IG - ESTÁGIO E TRAINEE

Procon-SP lança projeto para superendividados

Consumidores terão orientação para renegociar débito com credores



AE 15/11/2010 14:06


A Fundação Procon de São Paulo e o Tribunal de Justiça de São Paulo lançam amanhã o Projeto Piloto de Tratamento do Superendividamento para ajudar pessoas endividadas a renegociar suas dívidas com os credores. Os consumidores que tiverem interesse em participar do projeto deverão se inscrever nos postos de atendimento do Procon-SP nos Poupatempos da Sé, de Santo Amaro e Itaquera. Basta responder um questionário para participar de uma audiência coletiva. O Procon-SP e o TJ-SP preveem atender 300 pessoas (100 por mês) a partir do início de dezembro.



As audiências coletivas serão coordenadas e supervisionadas pelo TJ-SP. Se houver acordo entre consumidor e credor, o juiz conciliador irá homologar o resultado nas sessões de conciliação. Caberá ao Procon-SP capacitar servidores e conciliadores para orientar os consumidores endividados sobre temas como legislação do consumidor, psicologia econômica, matemática financeira e organização do orçamento doméstico.



O lançamento do projeto será amanhã, às 14h30 (horário de Brasília), na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no centro de São Paulo. Participarão do evento o secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Dias Leme, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Viana Santos e o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, entre outros.


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FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS/ORÇAMENTO

ROUPAS DEVEM FICAR MAIS CARAS EM 2011

Aumento de preços pode ficar mais evidente a partir de fevereiro; cotação do algodão é a maior dos últimos 140 anos



Danielle Assalve, iG São Paulo 16/11/2010 05:30


Comprar roupas deve ficar mais caro a partir do ano que vem. Problemas nas safras de algodão nos principais países produtores têm provocado forte redução dos estoques, o que tem feito os preços da matéria-prima chegar a seu maior patamar nos últimos 140 anos. O cenário está tirando o sono de executivos da indústria têxtil, que afirmam ser inevitável o repasse dos custos para o varejo, já que a oferta de algodão não deverá ser normalizada no curto prazo. Para piorar, a expectativa do setor é que o aumento de preços resulte em queda no consumo.


“Não tem espaço para elevar os preços, já que hoje o consumidor está achando que comprar roupa está caro. Então vamos ter queda no consumo. Isso vai afetar o setor como um todo, e não só um segmento de mercado”, diz Ulrich Kuhn, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex). Segundo ele, os consumidores devem começar a sentir os aumentos nos preços a partir de fevereiro ou março do ano que vem. Nas contas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a alta do algodão tem um impacto de 30% a 50% nos preços dos jeans e brins.



E não são apenas as peças de vestuário produzidas no Brasil que vão ficar mais caras. Os preços das roupas importadas também devem subir, já que o elevado custo da matéria-prima atinge a indústria no mundo todo. “Os preços internacionais do algodão nunca estiveram tão altos desde a Guerra da Secessão nos Estados Unidos [1861-1865]. Estamos pagando preço de ouro, mas para comprar algodão”, afirma Kuhn, que também é consultor da Hering. Há quase um mês, os contratos futuros do algodão seguem registrando novos recordes de alta, cotados no patamar de US$ 1,50 por libra-peso na ICE Futures nos Estados Unidos. Um ano antes, a commodity era negociada a US$ 0,70 por libra-peso.



Esse cenário assusta a indústria têxtil, que tem crescido a taxas expressivas no Brasil. Segundo Rafael Cervone Netto, presidente do Sinditêxtil-SP, o setor investiu mais de US$ 10 bilhões nos últimos dez anos, ou aproximadamente US$ 1 bilhão por ano. Em 2010, os investimentos devem ficar acima média histórica, em um total de US$ 1,5 bilhão. Para Kuhn, do Sintex, a produção têxtil deve fechar o ano com expansão de 5% a 6%, e o consumo deve ter alta de 10% a 12%. “Olhando assim parece que o setor está reclamando de barriga cheia, mas o cenário para o ano que vem é crítico”, diz Kuhn.



Inflação

Se confirmado, o aumento dos preços de roupas não deverá exercer grande impacto sobre a inflação. No caso do IPC-Fipe, o grupo Vestuário (roupas, calçados e bijuterias) tem peso de apenas 5,3% na composição total do índice, que mede o custo de vida na cidade de São Paulo. As maiores influências para o IPC vêm dos custos com Habitação (com peso de 32,8%) e Alimentação (com 22,7%).



Tradicionalmente, os reajustes nos preços de roupas têm sido bem menores que a inflação. Desde o início do Plano Real, em 1994, até outubro de 2010, o IPC-Fipe acumula alta de 228,69%, enquanto o grupo Vestuário avançou 23,99% no período. Essa é a menor variação dentre as sete classes de despesas que entram na composição do índice. No acumulado do ano até outubro, a inflação pelo IPC registra alta de 5,8%, enquanto os preços de vestuário sobem 1,78%. “Considerando toda essa defasagem, não me surpreenderia se ao longo das próximas décadas começasse a haver uma recuperação dos preços de roupas”, diz Antônio Comune, coordenador do IPC-Fipe.



IPC-Fipe

Inflação acumulada desde o ínicio do Plano Real (julho de 1994 a outubro de 2010) - %
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)
Oferta escassa de algodão



A alta dos preços do algodão pode ser explicada pelo forte recuo nos estoques intermediários no mundo todo, além da atuação de especuladores no mercado. No Brasil, as chuvas na época da colheita prejudicaram a oferta de algodão da safra atual, que já seria menor, uma vez que a área plantada foi 15% menor. A estimativa é de que faltarão pelo menos 250 mil toneladas de algodão para abastecer o mercado doméstico, volume que representa 25% do consumo nacional. Para minimizar o problema, o governo liberou a importação desse volume até maio do ano que vem com alíquota zero – em condições normais, a tarifa é de 10%, segundo Cervone Netto, do Sinditêxtil-SP.



Mas não vai ser assim tão fácil conseguir o produto no exterior. Na Turquia e no Paquistão, por exemplo, inundações dizimaram as plantações, enquanto o governo da Índia proibiu as exportações do produto. “Nesse cenário, os preços internacionais não devem cair nos próximos seis meses”, diz Netto, que esteve em Brasília na semana passada para negociar com o governo outras medidas de apoio à indústria têxtil nacional.



Segundo tradings que atuam no setor, as negociações com os exportadores estão cada vez mais difíceis. “Estamos conseguindo comprar, mas pagando muito mais caro e sofrendo diversos reajustes”, diz um trader. Para Kuhn, do Sintex, a oferta de algodão deve se estabilizar somente a partir do segundo semestre de 2012. “Até lá, a indústria têxtil vive um grande drama”, afirma Kuhn.




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FONTE: IG - COMÉRCIO E SERVIÇOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 46 => TRABALHOS ESCOLARES

TRABALHOS ESCOLARES




Basicamente é um trabalho de digitação, porém, com um cuidado de editoração para tornar o trabalho mais agradável. Com o advento do computador e dos softwares de editoração, os alunos querem sempre apresentar trabalhos computadorizados, pois, se os de seus colegas são desta forma, eles não querem ficar atrás. Com os trabalhos computadorizados, também ficam isentos de criarem uma apresentação para o trabalho, já que o serviço contratado também requer a editoração.



COMO FAZER: Observe bem, o trabalho que você executará será apenas o de digitação e editoração, nunca o de pesquisa, pois quem deve pesquisar é o aluno. Caso verifique erros muito graves no texto procure o aluno e peça para refazer o trabalho corretamente. Jamais faça qualquer alteração, porque influiria no desempenho da nota que o aluno receberá. Basicamente os trabalhos escolares consistem de uma capa, mais cerca de 3 a 10 páginas internas de textos. Se houver a necessidade de ilustrações, use scanner, mas sempre com ilustrações obtidas pelo aluno. Nunca você deve influir no produto editorial produzido pelo aluno, afinal, o trabalho escolar é dele e você é apenas uma pessoa que está transpondo para um meio mais sofisticado o produto da inteligência dele.



HARDWARE: Desde o 486 é possível obter bons resultados. Se for utilizar softwares de editoração (Pagemaker, CorelDraw!) recomendamos a partir do Pentium 100. Impressora jato de tinta ou laser é recomendada. Scanner para a aplicação de ilustrações.



SOFTWARE: Editor de textos (Word for Windows), ou outro de sua preferência). Opcionalmente, programas de editoração como CorelDraw! , Pagemaker , etc.



CLIENTES: Para captar trabalhos escolares, coloque cartazes nas escolas, nos postes próximos à escolas, faça folders pequenos e distribua nas saídas das escolas. O segredo é a comunicação. Também funciona os pequenos anúncios em jornais oferecendo seus serviços.



PREÇOS: Você pode estabelecer diversas formas de cobrança. Por hora de trabalho, a base de 15 reais por hora, ou por página de trabalho, a 5 reais por página, mais 5 reais por imagem aplicada por seu scanner. Ou, ainda, um pacote completo pelo trabalho, combinado no momento em que aceita o serviço.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Veja 20 estagiários que viraram presidentes

Conheça os super executivos que fizeram carreiras de sucesso sem precisar mudar de empresa




iG São Paulo 14/11/2010 01:02



Quem está hoje em qualquer etapa da seleção para um programa de estágio ou trainee tem certamente a expectativa de iniciar 2011 dando os primeiros passos em uma carreira profissional de sucesso. Para os que forem selecionados, o próximo ano marcará no currículo o começo da trajetória de quem daqui a dez ou 15 anos poderá estar ocupando postos de comando de importantes empresas. Podem estar até na cadeira de presidente da companhia que hoje aplica testes de inglês, dinâmica e entrevistas no atual candidato à vaga. O ano que vem abre para esses a oportunidade de ir longe na carreira, e alguns vão.



O iG Estágio e Trainee selecionou 20 nomes de sucesso nas carreiras, que são exemplos desses que aproveitaram as oportunidades e chegaram ao topo nas empresas. Todos presidem ou presidiram as companhias onde começaram como estagiários ou trainees. O objetivo da lista é mostrar que se você hoje está preocupado com a próxima etapa do recrutamento, suas atenções a partir de 2011 podem ganhar um horizonte muito mais amplo, cujo objetivo pode ser ocupar a sala da presidência. Veja abaixo a galeria de fotos com exemplos de quem alcançou essa meta e também um breve relato da trajetória de cada um desses 20 profissionais de sucesso em grandes companhias.



Conheça ainda como o tempo para chegar ao topo vem diminuindo, tome contato com as dicas de quem chegou ao topo da carreira e responda a enquete do portal sobre o que você planeja para sua carreira.


Paulo Sérgio Kanikoff é presidente da Audi no Brasil e começou como estagiário da Volkswagen

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Veja a trajetória dos ex-estagiáros e ex-trainees que chegaram a presidentes das empresas:



Adilson Antonio Primo, 57, presidente da Siemens no Brasil

Engenheiro elétrico formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), em Minas Gerais, começou sua carreira como estagiário na Siemens AG, na Alemanha, nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia no período de 1977 a 1980. Voltou ao país e seguiu carreira executiva na empresa até se tornar presidente da Siemens no Brasil em 2001.



Alain Belda, 66, ex-presidente da Alcoa

O marroquino Alain Belda formou-se em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Em 1969, quando ainda era estudante, ele se naturalizou brasileiro e entrou como estagiário na empresa produtora de alumínio Alcoa. Chegou a presidente mundial da companhia em 1999 e, em 2001, passou a compor o conselho de administração da empresa. Hoje é conselheiro também no Citibank, IBM e Renault.



Alexandre Schiavo, 41, presidente da Sony Music

Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Schiavo entrou na Sony como estagiário em 1992. Trabalhou no departamento de marketing estratégico, vendendo produtos para empresas. Mesmo sem ter sala ou mesa (sentava em cima de uma pilha de papéis na sala de seu chefe), obteve sucesso nas vendas. Foi promovido a coordenador e em seguida supervisor e gerente de marketing estratégico. Chegou a diretor de marketing internacional em Nova York. Em 2005, assumiu a presidência da gravadora.



Andrew Gray, 44, ex-presidente da Souza Cruz

Começou a trabalhar como estagiário na companhia em 1986, na área de Marketing. Foi presidente da Souza Cruz entre março de 2006 a dezembro de 2007. Atualmente é diretor responsável pelas operações da British American Tobacco na África e Oriente Médio.



Daniel Moczydlower, 33, CEO da Chemtech

Natural do Paraná, Daniel se formou em engenharia química pela UFRJ, onde concluiu também seu mestrado. Começou na Chemtech como estagiário em abril de 1998 e assumiu a presidência da empresa 12 anos depois, em abril deste ano. Sua trajetória émarcadapor estar à frente dos dois dos maiores contratos da empresa no Brasil (das empresas Comperj e Rnest). No ano de 2009, recebeu o prêmio de gerente de projeto do ano, o Project Management Effectivenes, que é concedido pela revista Mundo PM e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O passo seguinte foi assunmir a presidência da empresa no Brasil.



Domingos Bulus, 49, presidente da White Martins

O engenheiro mecânico Domingos Bulus ingressou como estagiário na White Martins em 1984 passando pelos setores de produção e distribuição, até tornar-se gerente de desenvolvimento de negócios em 1988. Depois de cinco anos assumiu o cargo de diretor-executivo da unidade Praxair, empresa global da rede, que atua na Colômbia, Venezuela, Peru e Equador. Em 2001, passa a ser o responsável pela empresa na Ásia, passando a viver em Cingapura. Em Julho de 2003, volta ao Brasil e assume a presidência da White Martins e da Praxair América do Sul.



Gustavo Marin, 59, presidente do Citibank

Marin começou sua carreira no Citibank como trainee executivo no Departamento de Crédito em Montevidéu, Uruguai. Era o ano de 1981 e ele acabara de se formar em finanças pela Universidade de La República daquela cidade. Após ocupar diversos cargos, foi presidente do Citi no Paraguai e no Peru e, em 2005, assumiu a presidência do Citi Brasil. Em 2010, além desse cargo, tornou-se responsável pela gestão do Citi no Cone Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai). É membro ativo de diversas entidades, entre elas o Conselho de Diretores da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.



Harro Burmann, 42, presidente da Dana América do Sul

É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em engenharia da qualidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Ingressou na Dana em 1989 trainee na Divisão de Forjados, exercendo cargos com responsabilidade crescente. Chegou a gerente de divisão em 1996. Foi para Sorocaba (SP) em 2000 como gerente e, em 2003, é nomeado vice-presidente de Tecnologias em Manufatura para o Mercosul. Em 2004, foi transferido para os Estados Unidos como diretor global de operações. Volta ao Brasil três anos depois para ser vice-presidente da Cadeia de Suprimentos Integrada, passando um ano depois a presidente da Dana América do Sul.



Ivan Zurita, 57, presidente da Nestlé no Brasil

Ivan Zurita começou sua carreira na Nestlé em 1972, quando ainda era estudante de economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Passou por diversas áreas da companhia no Brasil e no exterior, entre eles os responsáveis pela produção de iogurte, sorvetes, bebidas, lácteos e produtos culinários. Em 2001, assumiu a presidência da empresa no Brasil.



Laércio Cosentino, 50, presidente da Totvs

Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira como estagiário na Siga (Sistema Integrado de Gerência Automática) em 1978. Cinco anos depois, participa da transformação da empresa na desenvolvedora de softwares Microsiga, já como sócio de seu antigo patrão. Essa empresa é hoje a Totvs, considerada a sétima maior na área de softwares de gestão empresarial do mundo.



Luiz Fernando Edmond, 44, ex-presidente da Ambev

Engenheiro de produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entrou na Ambev no ano de 1990 na primeira turma de trainees da empresa, ainda denominada Cervejaria Brahma. Atuou nas áreas comerciais, de operações e de distribuição da empresa. Em 1996 tornou-se diretor regional da multinacional na Argentina. Nove anos depois, em 2005, voltou ao Brasil para assumir a direção geral da Ambev, cargo que ocupou até 2008.



Jack Welch, 75, ex-presidente de CEO da General Electric

Engenheiro químico formado pela Universidade de Massachusetts, começou a carreira em 1960, como trainee da General Electric Company, nos Estados Unidos. Em 1972 já era vice presidente da empresa, a qual passou a presidir em 1981. Sua passagem por 20 anos à frente da GE, onde aplicou várias inovações gerenciais, o transformou em um dos mais respeitados líderes de negócios do mundo. É autor de best sellers de gestão de empresas. Aposentou-se na General Electric em 2001, aos 66 anos, e hoje é dirige sua empresa de consultoria.



Kees Kruythoff, 41, presidente da Unilever Brasil

Holandês, formado em economia, o presidente da Unilever Brasil Kees Kruythoff começou sua carreira na Unilever ainda como trainee da área de marketing na Holanda, em 1993. Em 1999 ele foi para a África do Sul como vice-presidente da área de alimentos. Seguiu em 2002 para Ásia com a missão de expandir a empresa. A partir da sede em Xangai, foi o responsável pela construção da marca Lipton em todo o nordeste do continente: Japão, Coréia, China, Taiwan e Hong Kong. Chegou ao Brasil em 2007 para assumir a presidência brasileira em 2008.



Marcos De Marchi, 54, presidente da Rhodia América Latina

Enquanto ainda cursava engenharia mecânica têxtil na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 1978, iniciou sua carreira como estagiário na fábrica da Rhodia de Santo André (SP), uma unidade têxtil da empresa. Já havia passado por outras duas experiências de estágio até entrar na Rhodia. De 1999 a 2001 passou para o setor de negócios e foi o responsável pela Technical Fibers na América do Sul, passando a vice-presidente mundial dessa unidade na Suíça. Em 2004, volta ao Brasil e assume a presidência da Rhodia na América Latina.



Nei Schilling Zelmanovits, 45, CEO da Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Formado bacharel pela Faculdade de Direito da USP, entrou no escritório em 1986, como estagiário, cursando o quarto ano da faculdade. Em 2007, além de sócio passa a ser o CEO do escritório.



Paulo Sérgio Kanikoff, 36, presidente da Audi no Brasil

Kanikoff ingressou na Volkswagen do Brasil aos 18 anos de idade como estagiário, quando ainda estudava administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 1998, foi promovido ao cargo de coordenador administrativo da montadora e começou uma trajetória executiva até em 2004 assumir a diretoria de Vendas e Marketing da empresa no Brasil. Em 2009, Kanikoff passou a presidente da Audi no país, empresa do grupo Volkswagen.



Pedro Melo, 48, presidente da KPMG

Após concluir o curso de contabilidade e a pós-graduação em análise contábil financeira, ambos os cursos pela Universidade São Judas Tadeu (SP), Pedro Melo, em 1981, ingressou na consultoria KPMG como trainee. Chegou à presidência da empresa no Brasil em 2008.



Roger Ingold, presidente da Accenture

O atual presidente da consultoria multinacional Accenture é formado em engenharia industrial pela Escola Politécnica de São Paulo. Também fez um MBA em em finanças no Instituto de Ensino e pesquisa (Insper, na época chamado Ibmec). É presidente do Conselho Latino-Americano da Accenture e do escritório no Brasil. Ingold começou na empresa como trainee, em 1981 e se especializou no setor de indústrias de varejo e distribuição de alimentos. Além disso, atua em estratégias de vendas, distribuição e supply chain (logística).



Vasco Dias, 54, ex-presidente da Shell Brasil

Mesmo antes de se formar em sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Vasco Dias começou, em 1979 como estagiário na companhia petrolífera Shell do Brasil. Fez pós-graduação e, em seguida, passou a analista e chefe de sistemas. Em 1990, começou sua carreira executiva ao assumir o cargo de gerente e, posteriormente, é transferido para o Shell Centre na Inglaterra. Foi quando conduziu um processo de revisão da estratégia da empresa na França. Retorna ao Brasil em 1993 para coordenar uma mudança organizacional da Shell Brasil e a criação da Shell Nordeste. Chega a vice-presidente comercial em 1998 e, em 2005 assumiu a presidência da companhia no Brasil. Deixou o cargo em abril de 2010, quando foi nomeado diretor presidente da joint venture Shell e Cosan.



Vinícius Prianti, 62, ex-presidente da Unilever do Brasil

Antes de entrar como trainee na Unilever, em 1971, Vinicius Prianti fez um estágio em um órgão do governo do Estado de São Paulo. Tinha 22 anos quando havia acabado de concluir o curso de economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na empresa teve o priemiro contato com a área de marketing e passou a atuar nesse setor nas unidades da Inglaterra, México e Colômbia. Assumiu a presidência do grupo no Brasil em 2005, cargo que ocupou até 2008.







FONTE: IG - GUIA ESTÁGIO E TRAINEE

SEMINÁRIO DA OAB FALA SOBRE REFORMA POLÍTICA

presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abrirá na terça-feira (16/11), às 19h, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, o seminário Reforma Política – Um Projeto Para o Brasil. O seminário Reforma Política – Um Projeto para o Brasil marca os 80 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil.




O seminário contará com participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowsky, na quarta-feira, e Cármen Lúcia Antunes Rocha, na quinta, e será encerrado com um documento contendo as propostas da entidade para a reforma política, a ser encaminhado a presidente da República eleita, Dilma Rousseff, e às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.



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POR MARINA DIANA
FONTE: IG - LEIS E NEGÓCIOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 45 => BOTTONS E IMÃS DE GELADEIRA

BOTTONS E IMÃS DE GELADEIRA




Sábado à noite, muitas pessoas deixam de fazer o jantar para pedir uma pizza pelo telefone, ninguém procura o endereço na agenda e sim na geladeira, os imãs de geladeira são muito úteis neste sentido, eles estão sempre a mão quando o cliente precisa do produto ou servíço, pensando nisto foram aperfeiçoadas a partir de uma máquina de montar bottons, uma máquina de montar imãs de geladeira,



COMO FAZER: Com uma impressora jato de tinta, você imprime o desenho com a propaganda do seu cliente, a grande vantagem esta aí, você pode usar 4 cores ou seja um desenho colorido sem encarecer o produto, na criação original você teria que fazer uma tela de serigrafia para cada cor. Apos a impressão você recorta o desenho no tamanho do imã e prensa com a máquina propria. Esta máquina é vendida pela CHIGUETO em São Paulo, Veja endereços no final deste manual.



HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Gráficos como Corel, Powerpoint, se você tiver scanner poderá fazer imãs com a foto de crianças, vai vender muito



CLIENTES: Faça divulgação nas lojas do bairro, pizzarias e empresas que entregam mercadorias a domicílio são os melhores clientes para este produto, você pode incrementar as vendas fazendo amostras com o sua própria propaganda e distribuir no bairro, coloque também anuncios pequenos no jornal.



PREÇOS: O investimento na máquina é de R$ 1000,00

domingo, 14 de novembro de 2010

Portugal diz que pode abandonar o euro

País viu uma perda da confiança dos investidores nas últimas semanas, em meio a crescentes preocupações com a Irlanda



Reuters 13/11/2010 14:33



LISBOA (Reuters) - O fracasso em obter uma coalizão governista ampla para enfrentar a crise financeira poderia forçar Portugal a abandonar o euro, disse o ministro das Relações Exteriores, Luís Amado, em entrevista publicada neste sábado no semanário "Expresso".



A oposição e governo devem se unir para lidar com uma "situação extrema", disse o ministro.



Portugal viu uma perda acentuada da confiança dos investidores nas últimas semanas, em meio a crescentes preocupações com a frágil situação do orçamento da Irlanda, empurrando os prêmios de risco de Portugal aos níveis mais altos desde que adotaram o euro.



"O país precisa de uma grande coalizão que nos permita superar a situação atual", Amado disse à publicação semanal.



"Acredito que os partidos (políticos) compreendem que a alternativa para a situação que enfrentamos é, eventualmente, sair do euro", disse ele. "Essa é uma situação que poderíamos ser inevitavelmente obrigados pelo mercado a considerar."



Grande parte da preocupação com os esforços de Portugal para reduzir o seu déficit orçamentário nas últimas semanas vieram de dúvidas sobre se a oposição social-democrata iria apoiar o plano austero de orçamento de 2011 no parlamento.



As medidas do governo socialista que não tem maioria no parlamento precisam do aval da oposição para serem aprovadas.



Os socialistas e social-democratas finalmente chegaram a um acordo que levaram à aprovação do primeiro esboço do orçamento de 2011 no Parlamento este mês, mas os investidores estão observando atentamente até a votação final em 24 de novembro.



Analistas disseram duvidar que os socialistas consigam se manter no governo até o fim de seu mandato que termina em 2013, especialmente agora que os social-democratas lideram as pesquisas de opinião, mas em Portugal, eleições antecipadas Constituição não pode ser realizada antes de maio.



FONTE: IG ECONOMIA