sábado, 1 de janeiro de 2011

Consultorias iniciam seleção de trainees

Maiores empresas do setor contrataram 4 mil estudantes e recém formados em 2010. Duas delas já recrutam para 900 vagas em 2011


iG São Paulo | 23/12/2010 15:28   
 
Quem procura agilidade e dinamismo na carreira tem que ficar atento aos processos de recrutamento de trainee das maiores consultorias de empresas instaladas no Brasil, que já começam a procurar estudantes e recém formados para 2011. Seis das maiores empresas desse setor do país fecham o ano de 2010 tendo contratado quase 4 mil trainees. A busca por mais profissionais já começou, como nas multinacionais Deloitte, com 500 vagas, e a Accenture, com 334, que estão com inscrições abertas para recrutamentos que irão realizar em 2011. O treinamento costuma ser rápido e é aberto tanto para recém formados como para quem ainda é universitário. Há programas que duram apenas um mês. O restante do treinamento é completado no dia a dia em contato direto com clientes e projetos reais. Outra vantagem do setor é que a maioria dos programas aceita universitários de todas as carreiras.Veja ainda as razões para você estagiar em um banco e as dicas para quem quer fazer carreira no agronegócio.


A contratação de um grande número de trainees por ano nas emrpesas de consultoria, de acordo com os encarregados pelos departamentos de recursos humanos desse setor, se deve à alta rotatividade dos funcionários, inclusive dos recém formados. Segundo Ellen Macedo, gerente de recrutamento da Deloitte, “ao longo do programa muitos trainees saem para trabalhar em outros lugares, até mesmo nos próprios clientes”.
Foto: Divulgação
Ellen Macedo, gerente de recrutamento da Deloitte: rotatividade justifica alto número de contratados


Rotatividade –

Sócios – Apesar da rotatividade do setor, os recrutadores garantem que o objetivo é contratar trainees dispostos a fazer carreira na empresa. É o caso da PriceWaterHouseCooper (PwC Brasil), segunda maior consultoria do país, na qual 95% dos sócios são ex-trainees, afirma Márcia Cavadas, gerente de recursos humanos da empresa que possui 4 mil profissionais distribuídos em 16 escritórios no Brasil.

Concorrência – A diretora de gestão de pessoas da BDO Trevisan, a quinta maior empresa da área no mundo, Valquiria Rafael da Silva, diz que nessa área um trainee pode virar sócio em 13 anos. Segundo ela, essa possibilidade de ascensão profissional é um grande atrativo para iniciar uma carreira no setor.Ela diz que por conta disso e apesar do grande número de vagas oferecido, a concorrência é muito acirrada. Na PwC, o último processo, em julho, teve 50 candidatos por vaga, na Deloitte chegou a 64 candidatos por vaga, e na Ernst & Young, foram 49 por vaga.
Saiba mais sobre o programa de trainee das cinco principais empresas de consultoria:

Accenture
Vagas: Contratou 1.693 trainees em 2010 e está com 334 vagas abertas para 2011.
Sobre a empresa: É uma empresa global especializada em consultoria de gestão e serviços de tecnologia presente em 48 países.
Áreas: Os candidatos devem estar cursando o penúltimo ou último ano de administração, economia, engenharia (todas) e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

BDO Trevisan
Vagas: Contratou 200 trainees em 2010.
Sobre a empresa: É a quinta maior empresa de auditoria e consultoria tributária do mundo, com mais de 27 anos de experiência no mercado brasileiro.
Sobre o programa: No primeiro mês o trainee fica em treinamento integral (em torno de 130 horas) e, a partir do segundo mês, continua o programa em contato com os clientes.
Inscrições: Pelo site da empresa.

Deloitte
Vagas: Contratou 500 trainees em 2010 e está com inscrições para o mesmo número em 2011.
Sobre a empresa: Empresa suíça com 169 mil empregados, presente no Brasil desde 1911, com 4 mil funcionários e escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
Sobre o programa: O Programa Novos Talentos começa com testes online. Candidatos que passam essa fase são convidados para participar de palestras sobre as diferentes áreas de atuação de consultores e auditores. O processo conta também com dinâmicas de grupo e entrevista. Os pré-requisitos são inglês intermediário e conhecimentos de informática, nível usuário. O candidato deve estar cursando faculdade a partir do segundo ano ou ser recém-formado, em qualquer área.
Inscrições: Pelo site da empresa.

Ernst & Young Terco
Vagas: Contrata durante todo o ano, conforme a demanda. Em 2010, foram 616 novos trainees.
Sobre a empresa: A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e assessoria e, no Brasil, é a terceira maior consultoria em relação à receita.
Sobre o programa: Os trainees atuam nas áreas de auditoria externa, assessoria, transações corporativas e tributos.
Áreas: Formados em 2009 ou 2010 ou estudante do penúltimo ou último ano dos cursos de administração, contabilidade, direito, economia, engenharia civil, mecânica, de produção e ambiental, estatística, matemática, relações internacionais e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

KPMG
Vagas: Deve abrir inscrições em março. Em 2010, recrutou 466 trainees.
Sobre a empresa: Empresa global de consultoria empresarial, auditoria e assessoria tributária presente em 146 países, com 140 mil profissionais. No Brasil, são 2,4 mil funcionários atuando em 17 escritórios situados em São Paulo (sede), Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Carlos.
Sobre o programa: São quatro semanas de treinamento antes do trainee iniciar o trabalho junto aos clientes.
Áreas: Administração, contabilidade, economia, engenharia, direito e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

PriceWaterHouseCoopers
Vagas: Costuma fazer um recrutamento no primeiro semestre e outro no final do ano. Em 2010, foram 510 vagas preenchidas.
Sobre a empresa: Presente no país desde 1915, a PwC Brasil possui cerca de 4 mil profissionais distribuídos em 16 escritórios em todas as regiões brasileiras. No mundo, está presente em 151 países com mais de 163 mil funcionários.
Sobre o programa: Os trainees recebem, na primeira etapa do programa, 350 horas de treinamento em sala de aula. A etapa seguinte se chama “on the job” e consiste em ir “a campo” visitar clientes, sempre acompanhado de um coach, profissional mais experiente.
Áreas: Os trainees devem estar cursando ou ter concluído administração, contabilidade, direito, economia, engenharia, estatística, gestão ambiental ou matemática. O candidato deve ter se graduado há no máximo dois anos ou estar pelo menos no segundo ano de faculdade.
Inscrições: Pelo site da empresa.


FONTE: IG ESTÁGIOS

Nenhum comentário: