domingo, 2 de janeiro de 2011

O melhor do estágio e trainee em 2010

Veja as empresas que se destacaram no ano seja pelo salário, efetivação, benefícios, carreiras rápidas ou internacionais




iG São Paulo 30/12/2010 12:00



O iG Estágio e Trainee divulgou mais de 600 programas de trabalho voltados para universitários e recém formados desde setembro, quando foi inaugurado. Algumas dessas oportunidades se destacam entre as mais concorridas do Brasil, superando até os 3 mil candidatos por vaga. O atrativo de muitas dessas empresas é oferecer a remuneração mais alta, ou a maior chance de ser efetivado, benefícios para uma melhor qualidade de vida, possibilidade de subir rápido na carreira ou de trabalhar fora do Brasil. Entre os programas divulgados e que forneceram mais detalhes dessas oportunidades, o portal mostra uma lista com aqueles que mais se destacaram em cada um desses quesitos. O objetivo é mostrar o caminho daquelas que podem ser as melhores opções para quem já está se preparando aos recrutamentos de 2011.


Executivos da cervejaria Ambev recepcionam os trainees de 2011 na empresa

Concorrência - Anualmente, ingressam no ensino superior 1,5 milhão de alunos e se formam cerca de 800 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Isso significa que mais de 50% abandonam o curso antes de pegar o diploma. De acordo com a Associação Brasileira de Estágio (Abres), apenas 12,8% dos universitários conseguem uma vaga para estagiar durante o curso. A concorrência é grande e maior ainda nos programas voltados a quem acaba de se formar. Este ano, entre as empresas dos sonhos dos jovens, a cervejaria Ambev, que tem o recrutamento de trainee mais disputado do país, bateu o recorde de inscritos. Foram mais de 72 mil para 22 vagas, ou seja, 3,2 mil candidatos por vaga. Em seguida, entre os cadastrados no portal, vêm a Souza Cruz com 2 mil por vaga, o Grupo Abril, com 1,9 mil, Unilever, com 1,4 mil e Citibank com pouco mais de mil disputando cada vaga.



Remuneração é um grande diferencial – O trainee já é um funcionário da empresa, com a diferença apenas que será treinado para assumir postos gerenciais assim que concluir o programa, em geral de dois anos. Os salários oferecidos podem chegar a 12,5 mil reais por mês, como o oferecido pela Amil ao trainee médico. Entre os cadastrados no portal, dez divulgaram salários acima de 4,5 mil reais. Os destaques são a Coca-Cola, com 5 mil reais e novamente a Souza Cruz, que ao final do programa paga 6 mil reais ao recém formado. Nesse grupo de bons salários vêm ainda a Pilkington, Syngenta, Votorantim, Vale S.A. e Unilever.



Salários dos estagiários – Entre os programas de estágio com melhor bolsa-auxílio das empresas cadastradas no portal, o destaque é a Shell, que além de prorrogar o prazo de inscrições anunciou um reajuste da remuneração dos estudantes para 1,8 mil reais. Outras seis empresas anunciaram salários superiores a 1,5 mil reais: Banco Société Générale, Cyrela, Ericsson, Unilever e os escritórios de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados e Mundie e Advogados.



Garantia de efetivação – Muitos candidatos procuram estagiar em uma empresa que garante efetivar 100% dos participantes do programa. Isso é mais comum entre trainees, para o qual o selecionado já passa a ser um funcionário efetivo da companhia. Para quem oferece oportunidades de estágio, ou seja, que não tem vínculo de emrpego durante o programa, essa garantia é um grande diferencial. Entre as cadastradas no banco de dados do portal e que divulgaram esse dado, Editora Globo, Método Engenharia, Nívea, Ultragaz e Visa Vale oferecem a garantia de efetivar todos seus estagiários após o término do programa.




Trainee da KPMG pode fazer carreira em unidades da empresa no exterior

Empresas oferecem carreira no exterior – Alguns programas de trainee antecipam a possibilidade de os funcionários da empresa virem a trabalhar fora do Brasil e realizam parte do treinamento de recém formados no exterior. É o caso, por exemplo, da mineradora Vale, que oferece etapa internacional em um terço do programa e exige dos candidatos a disponibilidade de viagens pelo Brasil e ao exterior. A petrolífera espanhola Repsol oferece aos trainee um curso de especialização na área de petróleo realizado em Madri, na Espanha. Veja aqui outras empresas que levam seus trainees para fora do Brasil, entre elas, estão Ambev, Bosch, a consultoria KPMG, a mineradora Magnesita e o Grupo Pão de Açúcar.



Melhor qualidade de vida no trabalho – Pesquisas apontam uma tendência de o jovem valorizar um ambiente de trabalho mais agradável, muitas vezes mais do que a remuneração. Atentas a isso, empresas passam a oferecer ou a estender a estagiários benefícios como academia de ginástica (Coca-Cola), horário flexível de trabalho (Promon Engenharia), massagem (HSBC) e até salão de beleza, como na indústria farmacêutica Lilly, que dá ainda ponte em todos os feriados e oferece clube de campo extensivo a familiares. A Avon garante acompanhamento de nutricionista e ginecologistas, além de desconto na compra de cosméticos. Veja a reportagem sobre as empresas que tratam melhor seus estagiários.



Crescimento rápido da carreira – As empresas buscam nos candidatos universitários ou recém formados um perfil de profissional que chegará a um cargo executivo. Da mesma forma, os candidatos aos programas de treinamento devem estar atentos às companhias que possibilitam que essas promoções aconteçam de forma mais rápida. É cada vez mais comum ver ex-estagiários e ex-trainees chegarem à presidência das empresas. Em muitas delas, isso ocorre quando o profissional tem menos de 40 anos. É o caso, por exemplo da companhia de logística ALL. Essa ascensão rápida da carreira pode ser verificada também na Ambev, Chemtech, Frigorífico Minerva e na Magazine Luiza, onde se chega à gerência em quatro anos.





FONTE: IG - ESTÁGIO E TRAINEE

Nenhum comentário: