quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso de Chocolate Passo à Passo = AULA 2

AULA 2: AMBIENTE DE TRABALHO E EQUIPAMENTOS




A temperatura ambiente deve ficar entre 22º e 25º. No inverno aquecer o ambiente com aquecedor ou forno ligado. No verão pode se usar circuladores de ar ou ventiladores virados para a parede para refrescar o ambiente. Não permitir correntes de ar onde vai ser manipulado o chocolate.



O chocolate nunca deve ser levado ao freezer. Para que o mesmo endureça no tempo certo após a manipulação, a geladeira deve manter a temperatura entre 7º e 10º. Nunca forrar as prateleiras da geladeira para não prejudicar a circulação de ar.



Para trabalhar com chocolate alguns materiais são necessários :



Derretedeira, panela de banho-maria ou microondas

Pedra de mármore ou granito, ou ainda uma chapa de inox

Tigelas de vidro

Faca de serra e tábua

Espátulas, colheres e concha

Termômetro culinário

Garfinhos para banhos

Formas para ovos e bombons

Papel manteiga

Papel chumbo e outros materiais para embalagem.



Algo importante sobre as formas : estas devem estar sempre limpas e secas para uso. Não é preciso lavá-las a cada uso. Pode-se somente passar um papel de uso culinário seco após retirar os excessos com a espátula.



Se estiver muito difícil de limpar, pode-se colocar a forma sobre o vapor de água fervente e depois passar o papel. Depois de 8 a 10 vezes de uso, deve-se lavá-las com água morna e detergente neutro. Depois que as mesmas secarem, passe um papel culinário molhado com álcool e depois um outro seco para eliminar qualquer tipo de umidade.

Nenhum comentário: