sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ETIQUETA PARA A INTERNET, A NETIQUETA

Gloria Kalil em 25/02/2011



O que é etiqueta? É a resposta que a sociedade dá para os problemas e novidades que ela mesma cria e provoca.



A etiqueta é uma solução muito ampla que organiza (e deve satisfazer) o modo de tratar as questões dos relacionamentos dos grandes blocos de civilização como o mundo ocidental e oriental. Agora ela está tentando balizar e satisfazer um novo bloco que ela acaba de produzir: o mundo internetizado.



Quando não havia internet, não havia etiqueta para ela. Agora com a internet cada vez mais acessível, o mundo está organizando regras para facilitar seu uso.



Todos os povos do planeta estão tentando estabelecer as regras desse jogo para que a comunidade internacional possa se entender de forma organizada e civilizada. É nas redes sociais e nas plataformas on-line que se darão (e já se dão) as novas regras de civilidade. Começamos então nas próximas semanas um dossiê, dividido em capítulos, sobre a etiqueta destes novos tempos: a etiqueta da internet, ou netiqueta.



Tem dúvidas de como usar e-mail, Twitter e Facebook, sem conseqüências negativas para sua vida profissional ou afetiva? Até onde se deve ir nessa brincadeira? Sou obrigado a participar de tudo para o que me convidam? etc. Deixe sua pergunta nos comentários (ou mande via Twitter), que vamos tentar responder.



Etiqueta é parente próxima da ética, uma pequena ética do cotidiano que vai se modificando ao longo dos tempos. Precisamos nesse momento de uma ética para todos os internautas do mundo para que a comunicação se torne ainda mais fácil e prazerosa.



Fonte: IG CHIC – BOA VIDA

Nenhum comentário: