sábado, 30 de abril de 2011

Curso de congelamento de alimentos – Aula 9

PREPARAÇÃO ESPECÍFICA DOS PRINCIPAIS PRATOS



 
- Tortas Salgadas – usar farinha de trigo em lugar da maizena para engrossar; deixar esfriar em temperatura ambiente antes de embalar; descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; em caso de pressa, envolver em folha de alumínio e levar ao forno.


 
- Sopas – cozinhar primeiro a carne com os temperos, acrescentar os legumes e por último o macarrão, que deve ferver por 3 minutos no máximo; descongelar no refrigerador ou em panela de pressão com 5 colheres (sopa) de água.


 
- Ensopados – usar farinha de trigo se desejar engrossar; descongelar como as sopas.


 
- Assados – resfriar antes de secar o molho e embalar o assado inteiro e o molho em potes, ou o assado fatiado junto com o molho; descongelar no forno, envolto em folha de alumínio.
Obs.: as aves não devem ser congeladas com – Molhos – o ideal é preparar em grandes quantidades, embalando em potes com margem para expansão (não usar – Strogonoff – refogar a carne com os temperos, sem colocar o creme de leite; resfriar e embalar; descongelar em – Arroz – usar 1 xícara e meia de água para cada xícara de arroz, refogando com os temperos; resfriar e embalar em – Purê de batatas – amassar a batata ainda quente e acrescentar a manteiga; resfriar e embalar; descongelar embalado recheio. embalagens de alumínio); descongelar no refrigerador ou em panela de pressão para não secar. panela de pressão com 5 colheres de água, adicionando o creme de leite quando estiver fervendo.porções; descongelar em panela de banho-maria de forma que o vapor penetre no arroz. em banho-maria, acrescentando em seguida o leite e o sal.


 
- Caldos – preparar os caldos concentrados, guardando em formas de gelo; depois de congelados, reembalar em saco plástico.


 
- Cuscuz – não usar ovos no preparo; embalar em recipientes plásticos rígidos; descongelar em panela de banho-maria, de forma que o vapor penetre; decorar depois de descongelado.


 
- Feijão – preparar normalmente, sem deixar que os grãos amoleçam muito; resfriar e embalar; descongelar colocando um pouco de água fria numa panela de pressão, abrindo quando formar pressão; ferver um pouco mais se desejar caldo mais espesso.

Obs.: O mesmo procedimento se aplica à feijoada, lentilha, grão-de-bico etc.
- Panquecas – congelar recheadas e com molho ou só os discos, separados por folhas plásticas e embalados num saco plástico; descongelar as panquecas recheadas no forno, cobertas com folha de alumínio, e os discos em temperatura ambiente.


 

- Lasanhas – congelar prontas (substituir a maizena por trigo no molho branco) montando num pirex forrado com plástico levar ao freezer por 2 horas, desenformar e embalar em saco plástico (pode permanecer no pirex se não houver necessidade de liberá-lo); descongelar no refrigerador ou em banho-maria, usando uma assadeira com água fria para não causar choque térmico; cobrir com folha de alumínio e levar ao forno.


 
- Caneloni, Ravioli e Capeleti – podem ser congelados prontos ou não; quando prontos, o procedimento é igual ao da lasanha.


 
- Suflê – pode ser congelado pronto, embora perca sua textura original ao ser descongelado.


 
- Bife à Milanesa pronto – fritar em óleo novo, resfriar e embalar em folha de alumínio ou papel aderente;


 
- Bife à Milanesa cru – embalar em folha de alumínio, guardando sem colocar um sobre o outro; descongelar no – Docinho – brigadeiro, olho-de-sogra, beijinho, cajuzinho e outros devem ser congelados antes de embalar; descongelar no forno, inicialmente em temperatura baixa, aumentando após o descongelamento. refrigerador ou fritando em bastante óleo, poucos de cada vez. Descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; doces caramelados não congelam, devendo receber o caramelo no dia em que serão consumidos.


 
- Sobremesas – musses, tortas (inclusive de ricota), quindim, papo-de-anjo, doces de frutas, pão-de-ló, bolachas, maria-mole e muitas outras sobremesas congelam perfeitamente.


 
- Tempo de conservação (pratos prontos, doces ou salgados): 3 meses.

Nenhum comentário: