sexta-feira, 1 de abril de 2011

Decisão do BC pode encarecer crédito consignado em até 30%, estima especialista

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional do Banco Central para definir os limites entre os correspondentes bancários e os bancos, apesar de diminuir a possibilidade de fraudes, pode encarecer em até 30% o preço do crédito consignado.


por Guilherme de Barros

A avaliação é de André Bax, diretor da financeira Lecca. A empresa tem 30 anos de mercado e atua na gestão e consultoria de investimento, em crédito consignado, cartões de crédito e antecipação de recebíveis.

Uma das medidas diz que a Associação Brasileira dos Bancos é que deverá promover a formação de cursos preparatórios para qualificar os cerca de 60 mil profissionais que atuam no País, melhorando as informações sobre empréstimos para o consumidor.

Os correspondentes bancários também terão algum tipo de vínculo contratual com seus vendedores, o que aumentará a segurança das transações, e terão que gerar relatórios para o Bacen.

De acordo com Bax, a nova resolução irá controlar a atividade dos profissionais, o que diminuirá a suscetibilidade de fraudes no mercado de crédito consignado.

Em compensação, a criação de novos processos para o controle de qualidade no trabalho dos profissionais irá encarecer o custo do crédito.

Fonte: IG Colunistas

Nenhum comentário: