sexta-feira, 29 de abril de 2011

MERCADO DE LOCAÇÃO PELA INTERNET AVANÇA NO BRASIL

Modelo de sucesso oferece preços baixos e comodidade aos clientes, que podem alugar filmes sem sair de casa



Bruna Bessi, iG São Paulo | 29/04/2011 05:30



Entrar em uma locadora e passar horas escolhendo um filme pode ser o programa favorito de algumas pessoas, mas já não é a preferência da maioria dos brasileiros. Sem tempo disponível e, muitas vezes, com pouco dinheiro para alugar os lançamentos, a realidade da locação fica cada vez mais distante. Para recuperar a perda de clientes, grandes redes de locadoras como a 100% Vídeo buscam na internet a saída.



 
Carlos Augusto, diretor da rede, buscar inovar no mercado com locação por pen-drive

Após a empolgação com a onda do Blu-Ray, Carlos Augusto - diretor da rede 100% Vídeo – se viu em uma encruzilhada. Com 86 locadoras e dificuldades no mercado, o faturamento de R$ 32 milhões conquitado pela rede em 2009 se estagnou no ano seguinte e provocou o fechamento de 14 lojas. Para aumentar os lucros, todas as locadoras da rede investiram em conveniência, que já é responsável por quase 40% da receita. Mas, para voltar a crescer, o plano é  investir no mercado de locação online a partir de junho. "Esperamos crescer 8% este ano”, diz o empresário.

Para buscar um diferencial no mercado, a rede vai oferecer aos clientes a locação por pendrive. Além das modalidades já conhecidas como streaming (em que é possível assistir sem demora o filme na internet) e download (vídeo acessível pela quantidade de horas contratadas), a 100% Vídeo colocará à disposição entre 5 mil e 8 mil títulos diferentes para serem locados com o pendrive. Para o novo tipo de aluguel, serão instalados terminais em lojas de shoppings e supermercados – com uma perspectiva inicial de investimento de aproximadamente R$ 2,9 milhões.

Até o final de 2011, segundo Augusto, está prevista a instalação de 100 pontos de “locadoras móveis” e nos próximos cinco anos, mais de 20 mil unidades estarão em funcionamento no País. Com grande expectativa para o novo empreendimento, o diretor não acredita que as novas plataformas ameacem às lojas físicas. “Cada modelo de aluguel tem públicos distintos. Os clientes de 35 a 60 anos preferem ir às locadoras, já os mais jovens gostam da tecnologia e de suas facilidades”, afirma.




Aluguel de filmes em lojas pode ser reduzido ainda mais com vantagens da internet

Para Luciano Tadeu Damiani, presidente do Sindicato das Videolocadoras do Estado de São Paulo, o mercado de locação autorizada na internet é mais um concorrente para as locadoras físicas, mas ainda não representa grande ameaça. “O cliente que desejar um atendimento mais especializado procurará as lojas. Além disso, a banda larga brasileira ainda não é muito acessível e isso deve atrapalhar o novo segmento – que em 2010 não alcançou 2% do mercado”, afirma.



Uma gigante que não para de crescer

Presente no mercado de locação pela internet desde 2006, a Netmovies é uma das maiores no segmento. Preços baixos nos planos de assinatura – que variam de R$ 9,99 a R$ 87,90 - e comodidade no aluguel tornam o modelo de negócios muito atrativo.

Com acervo variado, a Netmovies possui 23 mil filmes em DVD, 4 mil títulos disponíveis para a locação online e 1500 em Blu-Ray.“O modelo que adotamos tem vantagens que atraem clientes de todas as idades e renda. Já estamos presentes em 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A boa adesão faz com que o faturamento dobre a cada ano”, afirma Daniel Topel, CEO da empresa.

As facilidades para alugar filmes na internet têm chamado a atenção principalmente de jovens como Mariana Angelo Licori, estudante e cliente fiel deste modelo de locação. Foi por meio de uma promoção em um site de compra coletiva que a estudante entrou no mundo da locação online. “O catálogo de filmes na internet é grande, você monta uma lista de preferências e eles mandam o filme conforme a disponibilidade”, diz. “Gosto de ir à locadora, mas nunca tenho tempo e mesmo quando consigo não tem o que procuro. Além disso, o preço nas locadoras não compensa mais”.



Leia também:
Proprietários de locadoras buscam alternativas para sair da crise
Blockbuster é vendida por US$ 320 milhões
Blogs podem ser fonte de inspiração para as lojas de vídeo



FONTE: IG ECONOMIA 

Nenhum comentário: