sábado, 9 de abril de 2011

ONS: falta de investimento causou apagão no Nordeste

ONS: falta de investimento da Chesf causou apagão no Nordeste


De acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema, falta de luz não ocorreu por "causas sistêmicas", como havia dito a Chesf


Valor Online 08/04/2011 18:53


A interrupção do fornecimento de energia elétrica que atingiu boa parte do Nordeste, na madrugada entre os dias 3 e 4 de fevereiro, não aconteceu por "causas sistêmicas", como havia alegado a Chesf, subsidiária do grupo Eletrobras responsável pelas linhas de transmissão na região.


É o que aponta o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), produzido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). As conclusões do documento indicam como causa do apagão - e a demora no restabelecimento do fornecimento - a "postergação de investimentos em equipamentos de proteção".



O relatório está sendo analisado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência utilizará o parecer como base para elaborar a análise técnica final com a responsabilização de eventuais culpados. A partir destas análises, a Chesf poderá ser multada se comprovada a falta de investimentos, como ocorreu com Furnas no apagão de novembro de 2009 que atingiu 18 Estados.


Veja também:


- ONS encerra relatório preliminar de apagão do Nordeste

- Ministério atribui apagão no Nordeste à falha em peça eletrônica




FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: