sexta-feira, 6 de maio de 2011

Curso de congelamento de alimentos – Aula 15

CONGELAMENTO DE AVES


Se a ave for abatida em casa ou no momento da compra, deverá permanecer por 6 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. No caso de ave já resfriada, isso se torna desnecessário.

Para congelar uma ave inteira crua, é necessário passar manteiga em sua pele para evitar ressecamento. Os miúdos devem ser retirados e embalados separadamente (preencher a cavidade com papel ou plástico).

No caso de frango a passarinho ou em pedaços, o congelamento pode ser feito individualmente, como no caso dos bifes, em porções isoladas para cada refeição.

O saco plástico é a embalagem mais prática para o congelamento de aves, cujos ossos podem escurecer durante o processo, fato que não interfere no sabor ou qualidade.



Tempo de conservação:


 
9 meses – Frango

8 meses – Peru

4 meses – Pato

6 meses – Codorna

3 meses – Miúdos



 
VIII – DESCONGELAMENTO

O descongelamento ideal de aves é o efetuado no refrigerador. Mas se for necessário acelerá-lo, mergulha-se a embalagem num recipiente com água fria.

Para caldos ou sopas, os pedaços podem ser colocados ainda congelados na panela com água fria.

Para assar, leve a ave envolvida em folha e alumínio ao forno, em baixa temperatura; temperar e levar ao forno novamente em alta temperatura.

Nenhum comentário: