domingo, 8 de maio de 2011

Itaú Unibanco projeta crescimento da economia brasileira entre 4% e 5% ao ano até 2020

Com mais investimentos e ganhos recentes de produtividade, a economia brasileira deverá crescer entre 4% e 5% ao ano até 2020. A estimativa foi feita há poucos dias pela equipe do economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, e enviada a clientes da instituição.



por Guilherme Barros





Pela análise, o Brasil irá investir mais do que no passado, sendo financiado principalmente por poupança externa, o que, aliado aos ganhos de produtividade, permitirão o País manter tal ritmo de crescimento.



Goldfajn cita ainda o início da exploração do petróleo do pré-sal como outro fator de impulso à expansão do PIB brasileiro. “A exploração do pré-sal requer volume significativo de gastos ao longo dos próximos anos. E o País ainda tem necessidade de melhorias na infraestrutura em diversas áreas, como energia e transporte”, afirma o economista.



No caso dos investimentos, a previsão do Itaú Unibanco é de que a taxa de investimentos chegue a patamares próximos a 22,5% do PIB. O salto a partir dos atuais 19,3% se deve, diz a análise, à redução da razão dívida/PIB e à manutenção da estabilidade macroeconômica, o que permite uma redução dos juros.



“Esse processo abre espaço para aumento da taxa de investimento para patamares próximos a 22,5% do PIB”, estima, antes de ressaltar outros fatores como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 como alavancadores da taxa de investimentos.



Em relação às projeções para o câmbio e inflação, a instituição vê certa estabilidade na comparação com os patamares atuais. No caso do câmbio, a estimativa é de que o dólar chegue em 2020 cotado a R$ 1,62. Já para a inflação, a taxa média prevista é de 5% ao ano.


FONTE: IG COLUNISTAS

Nenhum comentário: