quarta-feira, 22 de junho de 2011

CURRÍCULO NA INTERNET EXIGE OBJETIVIDADE

Para especialistas, profissional deve ser direto e utilizar palavras chave para facilitar a busca


Patrícia Lucena, iG São Paulo | 22/06/2011 05:58


É comum ouvir de recrutadores que para cada vaga o profissional deve elaborar um currículo específico e direcionado. No entanto, com o crescimento das redes sociais como meios de comunicação, é preciso ter um currículo "genérico" que esteja ao alcance de todas as empresas por meio do seu blog pessoal ou de sites especializados, como Linkedin.


 Na internet, profissional deve utilizar palavras com referência à área pretendida

Mas, apesar de "genérico", alguns sites na internet oferece diversas ferramentas que podem tornar o currículo diferenciado. Por isso, caso haja a opção, é mais aconselhável que o profissional crie o seu próprio currículo e faça uma carta de apresentação em vez de apenas preencher os campos com as suas informações.



Como montar

Antes de tudo, é preciso ter em mente que milhares de currículos são expostos todos os dias nas redes sociais. Por isso, é fundamental ser objetivo. A área na qual teve uma maior atuação e o que está buscando são os principais pontos a serem destacados. "As empresas possuem critérios de busca. Se isto não está especificado, ele pode não aparecer no filtro", afirma Juliana Nunes, sócia-gerente da Asap – consultoria de recrutamento de seleção.

Quando o profissional se candidata para uma vaga específica, ele irá elaborar o currículo de acordo com os requisitos exigidos. Mas, na internet, ele está apenas se mostrando ao mercado. Contatos, experiência profissional, graduação e idiomas são os pontos principais.

"Ele deve ressaltar as suas melhores experiências, direcionando para a área que pretende seguir", aconselha Juliana. Projetos que não estão ligados diretamente ou indiretamente ao setor que o profissional almeja não devem ser destacados.

Além disso, as experiências devem ser contadas de forma cíclica: quando assumiu o cargo, qual era seu objetivo, como realizou e qual foi o resultado alcançado. Segundo Fábio Padovani, diretor da companhia de recrutamento 2Get, é nessa parte que devem estar destacadas as principais atribuições, com palavras relacionadas à área.

Isso porque devido à grande quantidade de currículos nas redes sociais, muitos recrutadores utilizam da técnica de busca por palavras para filtrar os candidatos. "É fundamental que o profissional coloque palavras de referência à área pretendida. Isso facilita que as empresas acessem seu currículo", afirma Padovani.

Outra dica é descrever as atribuições de forma didática: qual exatamente foi a sua função e quais os resultados alcançados. O recrutador precisa saber se que forma você participou daquele projeto. Em muitos casos, a partir disso, ele já consegue avaliar algumas competências do profissional.

Segundo Juliana, o perfil pessoal será avaliado no momento da entrevista. Mas o profissional pode ressaltar algumas características que considere importante para qualquer empresa.

É também fundamental refletir sobre tudo que já fez e entender o que pode ser considerado um diferencial. Muitas vezes, o profissional pode ter realizado algo que não esteja diretamente ligado à área pretendida, mas que tenha o levado a desenvolver habilidades que sejam importantes para aquele setor. "Preste bastante atenção em toda sua carreira e faça uma reflexão daquilo que pode chamar atenção das empresas da sua área", aconselha Juliana.


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