Um negócio bom pra cachorro
Amigáveis e carinhosos, os animais de estimação como cães e gatos são, muitas vezes, companheiros ideais para crianças, idosos, solteiros ou mesmo para a família.Sem falar que os cães de guarda ajudam muito na segurança da casa. A decisão de adquirir um bichinho de estimação passa, muitas vezes, pela procura de alguém que possa cuidar dele em caso de enfermidade ou em alguma emergência , como uma viagem. Justamente para suprir a demanda por estes tipos de serviço que existem as lojas especializadas em animais – os pet shops.
Para investir neste promissor ramo de negócio, o empreendedor precisa ter conhecimentos de veterinária ou contar com um profissional da área para atender aos animais.
Mercado
Para entrar no ramo é de extrema importância conhecer bem três segmentos fundamentais para qualquer negócio.
•Mercado consumidor: é composto pelos possíveis clientes do empreendimento, dos esporádicos aos fiéis. Conhecendo suas necessidades é possível sempre oferecer produtos e serviços de forma adequada
•Mercado fornecedor: conhecer bem os possíveis fornecedores é também conhecer as diferenças de preços e qualidade. É na escolha de seus fornecedores que está o resultado de sua clientela. Procure sempre por bons preços e alta qualidade
•Mercado concorrente: Conheça sempre seus concorrentes. Monitore os preços, prazos e promoções, pois com as ações da concorrência ao seu alcance você pode saber como está o seu próprio negócio. Mas cuidado para não ficar muito preso a esse mercado e esquecer de inovar
Localização
Saber escolher um local adequado é o primeiro passo para quem deseja montar uma pet shop. Depois de determinado o seu público alvo, a localização é muito importante para o sucesso de seu empreendimento.
Se for possível, escolha um local com fácil estacionamento ou estacionamento próprio, com certa tranqüilidade e que seja sempre de fácil acesso.
Instalações e equipamentos
As instalações de um pet shop devem ser compostas por três ambientes distintos, além da área de comercialização.
•Área para banho: piso e parede impermeáveis, local adequado para xampus, escovas, toalhas e duchas
•Área para tosa: equipamento apropriado e mão-de-obra qualificada. Deve também ser uma área separada da área de comercialização
•Estoque: Os pacotes de ração devem sempre ser alojados em cima de estrados para evitar contato com o chão
Confira no quadro abaixo alguns equipamentos necessários para compor um pet shop:
Equipamentos
Material de tosa, mesa e estufa para esterilização
Banheira pequena
Esguicho de água quente
Mesa para pentear e secar
Tanque secador
Além de equipamentos como balcões, prateleiras, estrados e máquinas registradora
Pessoal
Para iniciar o negócio é preciso contratar, ao menos, dois funcionários. Um responsável por atender a clientela e outro para cuidar do banho e tosa. Caso o empreendedor opte por oferecer serviços veterinários, hotel ou dog sister irá precisar de um número maior de colaboradores.
O quadro de funcionários deve ser muito bem treinado, pois esse ramo presta serviços muito semelhantes e, com isso, o grande diferencial se torna a primazia do atendimento. Capacite sempre seus colaboradores para que o seu serviço seja sempre referencial.
A presença do proprietário é sempre muito importante para o sucesso dos negócios, portanto acompanhe sempre de perto o seu empreendimento, atendendo sempre com bom humor e demonstração de amor naquilo que faz. O estabelecimento deve ser sempre um local limpo e higiênico, por isso esteja sempre atento aos uniformes dos funcionários. Ao determinar horários de banho e tosa, acompanhe sempre a operação para que os seus clientes nunca precisem ficar esperando. Cumpra sempre os horários combinados.
Marketing
Cuidado! Marketing não significa necessariamente propaganda. A propaganda é apenas uma das diversas ferramentas de marketing. Podemos dizer que o marketing engloba ações que visam 4 pontos básicos, os chamados 4 Ps:
1.Produto: temos dois tipos de produtos, os tangíveis e os intangíveis. Produtos tangíveis são produtos físicos, como, por exemplo, a ração, um chocolate, um aquário, uma gaiola ou uma coleira de cachorro. Produtos intangíveis são serviços, como a assistência veterinária, hotel, serviço de pet siter ou o banho e tosa. Para tomar decisões acerca do produto, é necessário pensa-lo em sua esfera mais ampla, com todos os seus valores agregados como embalagens, brindes, produtos complementares, atendimento, serviços, assistências etc
2.Preço: é uma decisão muito importante, pois envolve a parte mais frágil do cliente: seu bolso. A decisão por preço pode posicionar sua loja como popular, top, requintada devido ao valor monetário que o cliente vai pagar por seu produto/serviço. Além de pensar qual o público para o qual se pretende vender, o preço deve ser pensado e estabelecido conforme a demanda pelos produtos e serviços, seus custos operacionais, a margem de lucro e o volume de vendas
3.Praça: é a decisão sobre aspectos que envolvem a localização do seu ponto de venda, assim como a sua organização e os aspectos referentes à distribuição de seu produto/serviço para o consumidor final. Logo, a logística faz parte deste aspecto do marketing. Para o Pet Shop, a localização é de fundamental importância. A loja deve estar localizada numa região onde haja grande concentração de animais de estimação, de modo a poder atender a estes consumidores potenciais. A pesquisa sempre é um bom instrumento para se medir o tamanho deste mercado consumidor potencial
4.Promoção: promover a marca, o nome do produto e do estabelecimento e torná-lo conhecido e lembrado pelos clientes, atuais e potenciais, enfim, qualquer tipo de comunicação com o cliente, seja direta ou indireta. A escolha correta dos meios de comunicação (e-mails personalizados, folhetos, telefonemas, cartazes, outdoor, rádio, televisão) é muito importante e varia de acordo com o que se deseja falar, com quem, com que freqüência e por quanto tempo. A fachada da loja, a arrumação interna, a logomarca, o nome e o slogan, além do tipo do atendimento também fazem parte da comunicação da empresa
Estes 4 P’s servem para nortear as decisões e as ações de marketing a serem tomadas por uma empresa.
Comercialização
Quanto cobrar pelos produtos oferecidos e pelos serviços prestados é um ponto crucial do empreendimento. Para se calcular o preço a ser cobrado, o primeiro passo é saber o Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Para tanto, soma-se o custo de aquisição da mercadoria, os custos fixos e o custo da mão de obra direta
O segundo passo é a determinação do Índice de Comercialização (IC), que é composto pelos principais impostos (COFINS, PIS, ICMS) e as despesas de divulgação (em torno de 5%). Considerando uma Microempresa, que opta por recolher o Imposto de Renda segundo o regime do SIMPLES (PIS e COFINS juntamente com o IRPJ), que tenha um faturamento mensal de até R$60 mil, o IC é igual ao valor do ICMS (17%) + 5% das despesas, ou seja, temos um IC de 22%.
O terceiro passo é determinar a Margem de Lucro (ML) que o empreendedor deseja aplicar. Ela deve ser determinada levando-se em consideração a política de vendas da empresa e os preços praticados no mercado. Para o nosso exemplo, vamos considerar uma ML de 20% para todos os produtos (também podem ser aplicadas diferentes margens para os diversos produtos).
O quarto passo é a determinação da Taxa de Marcação (TM), que é calculada seguindo a fórmula:
TM = [100-(IC+ML)]/100
Para obter o preço unitário basta dividir o valor total pago pela mercadoria pelo total de produtos comprados para o estoque inicial
Estratégias de sucesso: diversidade de produtos e serviços
Em um negócio cujo público alvo (pessoas de classe média, média alta e alta) muitas vezes se vê disposto a pagar por sofisticação, qualidade, diversificação e comodidade, o empreendedor precisa ficar atento e acompanhar as tendências e as novidades do mercado, cuidar bem do atendimento e procurar satisfazer a demanda de seus clientes, oferecendo diversidade de produtos e serviços.
São várias as opções de produtos especiais para cães e gatos existentes hoje no mercado, tais como roupinhas para cada estação do ano, de clubes de futebol, perfumes, jóias, rações especiais (para cada raça e idade do animal) e até mesmo chocolates. E as indústrias não param de apresentar mais e mais novidades, embaladas pelo crescimento do setor.
Oferecer diversidade é uma boa forma de se destacar no mercado, mas é necessário atenção a um ponto: para acompanhar as novidades e lançamentos do mercado, atualizando a oferta de produtos de acordo com a demanda de seus clientes, não é aconselhável investir muito em estoque, ou pode-se correr o risco de ter algumas mercadorias encalhadas.
Além dos produtos especializados, não param de surgir novos serviços que podem ser oferecidos por uma pet shop. Alguns já consagrados no mercado são: banho e tosa, serviços veterinários, transporte, hospedagem e atendimento em domicílio. Uma dica para diferenciar-se da concorrência é prestar muita atenção nos clientes e nas suas necessidades. Desta observação, muitas vezes surge a idéia de um serviço novo, exclusivo, que poderá ser muito lucrativo, principalmente para o primeiro que lançá-lo no mercado.
FONTE: EMPREGO E RENDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário