quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMO MONTAR UM PET SHOP

Um negócio bom pra cachorro

Amigáveis e carinhosos, os animais de estimação como cães e gatos são, muitas vezes, companheiros ideais para crianças, idosos, solteiros ou mesmo para a família.Sem falar que os cães de guarda ajudam muito na segurança da casa. A decisão de adquirir um bichinho de estimação passa, muitas vezes, pela procura de alguém que possa cuidar dele em caso de enfermidade ou em alguma emergência, como uma viagem. Justamente para suprir a demanda por estes tipos de serviço que existem as lojas especializadas em animais – os pet shops.

Para investir neste promissor ramo de negócio, o empreendedor precisa ter conhecimentos de veterinária ou contar com um profissional da área para atender aos animais.


Mercado

Para entrar no ramo é de extrema importância conhecer bem três segmentos fundamentais para qualquer negócio.

Mercado consumidor: é composto pelos possíveis clientes do empreendimento, dos esporádicos aos fiéis. Conhecendo suas necessidades é possível sempre oferecer produtos e serviços de forma adequada

Mercado fornecedor: conhecer bem os possíveis fornecedores é também conhecer as diferenças de preços e qualidade. É na escolha de seus fornecedores que está o resultado de sua clientela. Procure sempre por bons preços e alta qualidade

Mercado concorrente: Conheça sempre seus concorrentes. Monitore os preços, prazos e promoções, pois com as ações da concorrência ao seu alcance você pode saber como está o seu próprio negócio. Mas cuidado para não ficar muito preso a esse mercado e esquecer de inovar


Localização

 Saber escolher um local adequado é o primeiro passo para quem deseja montar uma pet shop. Depois de determinado o seu público alvo, a localização é muito importante para o sucesso de seu empreendimento.

Se for possível, escolha um local com fácil estacionamento ou estacionamento próprio, com certa tranqüilidade e que seja sempre de fácil acesso.




Instalações e equipamentos

 As instalações de um pet shop devem ser compostas por três ambientes distintos, além da área de comercialização.

Área para banho: piso e parede impermeáveis, local adequado para xampus, escovas, toalhas e duchas

Área para tosa: equipamento apropriado e mão-de-obra qualificada. Deve também ser uma área separada da área de comercialização

Estoque: Os pacotes de ração devem sempre ser alojados em cima de estrados para evitar contato com o chão

Confira no quadro abaixo alguns equipamentos necessários para compor um pet shop:



Equipamentos

Material de tosa, mesa e estufa para esterilização

Banheira pequena

Esguicho de água quente

Mesa para pentear e secar

Tanque secador

Além de equipamentos como balcões, prateleiras, estrados e máquinas registradora



Pessoal

 Para iniciar o negócio é preciso contratar, ao menos, dois funcionários. Um responsável por atender a clientela e outro para cuidar do banho e tosa. Caso o empreendedor opte por oferecer serviços veterinários, hotel ou dog sister irá precisar de um número maior de colaboradores.

O quadro de funcionários deve ser muito bem treinado, pois esse ramo presta serviços muito semelhantes e, com isso, o grande diferencial se torna a primazia do atendimento. Capacite sempre seus colaboradores para que o seu serviço seja sempre referencial.

A presença do proprietário é sempre muito importante para o sucesso dos negócios, portanto acompanhe sempre de perto o seu empreendimento, atendendo sempre com bom humor e demonstração de amor naquilo que faz. O estabelecimento deve ser sempre um local limpo e higiênico, por isso esteja sempre atento aos uniformes dos funcionários. Ao determinar horários de banho e tosa, acompanhe sempre a operação para que os seus clientes nunca precisem ficar esperando. Cumpra sempre os horários combinados.


Marketing

Cuidado! Marketing não significa necessariamente propaganda. A propaganda é apenas uma das diversas ferramentas de marketing. Podemos dizer que o marketing engloba ações que visam 4 pontos básicos, os chamados 4 Ps:

1.Produto: temos dois tipos de produtos, os tangíveis e os intangíveis. Produtos tangíveis são produtos físicos, como, por exemplo, a ração, um chocolate, um aquário, uma gaiola ou uma coleira de cachorro. Produtos intangíveis são serviços, como a assistência veterinária, hotel, serviço de pet siter ou o banho e tosa. Para tomar decisões acerca do produto, é necessário pensa-lo em sua esfera mais ampla, com todos os seus valores agregados como embalagens, brindes, produtos complementares, atendimento, serviços, assistências etc

2.Preço: é uma decisão muito importante, pois envolve a parte mais frágil do cliente: seu bolso. A decisão por preço pode posicionar sua loja como popular, top, requintada devido ao valor monetário que o cliente vai pagar por seu produto/serviço. Além de pensar qual o público para o qual se pretende vender, o preço deve ser pensado e estabelecido conforme a demanda pelos produtos e serviços, seus custos operacionais, a margem de lucro e o volume de vendas

3.Praça: é a decisão sobre aspectos que envolvem a localização do seu ponto de venda, assim como a sua organização e os aspectos referentes à distribuição de seu produto/serviço para o consumidor final. Logo, a logística faz parte deste aspecto do marketing. Para o Pet Shop, a localização é de fundamental importância. A loja deve estar localizada numa região onde haja grande concentração de animais de estimação, de modo a poder atender a estes consumidores potenciais. A pesquisa sempre é um bom instrumento para se medir o tamanho deste mercado consumidor potencial

4.Promoção: promover a marca, o nome do produto e do estabelecimento e torná-lo conhecido e lembrado pelos clientes, atuais e potenciais, enfim, qualquer tipo de comunicação com o cliente, seja direta ou indireta. A escolha correta dos meios de comunicação (e-mails personalizados, folhetos, telefonemas, cartazes, outdoor, rádio, televisão) é muito importante e varia de acordo com o que se deseja falar, com quem, com que freqüência e por quanto tempo. A fachada da loja, a arrumação interna, a logomarca, o nome e o slogan, além do tipo do atendimento também fazem parte da comunicação da empresa

Estes 4 P’s servem para nortear as decisões e as ações de marketing a serem tomadas por uma empresa.


Comercialização

Quanto cobrar pelos produtos oferecidos e pelos serviços prestados é um ponto crucial do empreendimento. Para se calcular o preço a ser cobrado, o primeiro passo é saber o Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Para tanto, soma-se o custo de aquisição da mercadoria, os custos fixos e o custo da mão de obra direta

O segundo passo é a determinação do Índice de Comercialização (IC), que é composto pelos principais impostos (COFINS, PIS, ICMS) e as despesas de divulgação (em torno de 5%). Considerando uma Microempresa, que opta por recolher o Imposto de Renda segundo o regime do SIMPLES (PIS e COFINS juntamente com o IRPJ), que tenha um faturamento mensal de até R$60 mil, o IC é igual ao valor do ICMS (17%) + 5% das despesas, ou seja, temos um IC de 22%.

O terceiro passo é determinar a Margem de Lucro (ML) que o empreendedor deseja aplicar. Ela deve ser determinada levando-se em consideração a política de vendas da empresa e os preços praticados no mercado. Para o nosso exemplo, vamos considerar uma ML de 20% para todos os produtos (também podem ser aplicadas diferentes margens para os diversos produtos).

O quarto passo é a determinação da Taxa de Marcação (TM), que é calculada seguindo a fórmula:

TM = [100-(IC+ML)]/100

Para obter o preço unitário basta dividir o valor total pago pela mercadoria pelo total de produtos comprados para o estoque inicial


Estratégias de sucesso: diversidade de produtos e serviços

 Em um negócio cujo público alvo (pessoas de classe média, média alta e alta) muitas vezes se vê disposto a pagar por sofisticação, qualidade, diversificação e comodidade, o empreendedor precisa ficar atento e acompanhar as tendências e as novidades do mercado, cuidar bem do atendimento e procurar satisfazer a demanda de seus clientes, oferecendo diversidade de produtos e serviços.

São várias as opções de produtos especiais para cães e gatos existentes hoje no mercado, tais como roupinhas para cada estação do ano, de clubes de futebol, perfumes, jóias, rações especiais (para cada raça e idade do animal) e até mesmo chocolates. E as indústrias não param de apresentar mais e mais novidades, embaladas pelo crescimento do setor.

Oferecer diversidade é uma boa forma de se destacar no mercado, mas é necessário atenção a um ponto: para acompanhar as novidades e lançamentos do mercado, atualizando a oferta de produtos de acordo com a demanda de seus clientes, não é aconselhável investir muito em estoque, ou pode-se correr o risco de ter algumas mercadorias encalhadas.

Além dos produtos especializados, não param de surgir novos serviços que podem ser oferecidos por uma pet shop. Alguns já consagrados no mercado são: banho e tosa, serviços veterinários, transporte, hospedagem e atendimento em domicílio. Uma dica para diferenciar-se da concorrência é prestar muita atenção nos clientes e nas suas necessidades. Desta observação, muitas vezes surge a idéia de um serviço novo, exclusivo, que poderá ser muito lucrativo, principalmente para o primeiro que lançá-lo no mercado.


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