sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curso de empreendedorismo chega às escolas estaduais de SP

Aluno do ensino fundamental da rede pública poderá participar do curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos" a partir de agosto


Bruna Bessi, iG São Paulo 22/07/2011 05:55


Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental poderão fazer o curso de empreendedorismo

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, lançado pelo Sebrae-SP, chegará em agosto às escolas estaduais de São Paulo. Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental poderão fazer o curso de empreendedorismo, que terá duração média de 28 horas em cada série. Professores da rede pública que darão aulas no programa já iniciaram a etapa de capacitação e o programa será implementado inicialmente em escolas da Baixada Santista e das regiões Sul e Oeste do estado.



No curso extracurricular de empreendedorismo os estudantes do ensino fundamental terão aulas relacionadas a temas como sustentabilidade nos negócios, empreendedorismo social e abertura de empresas. Para que a carga horária extra não atrapalhe o cronograma oficial dos alunos, a Secretaria de Educação do Governo de São Paulo (SEE) estipulou que as aulas aconteçam em períodos alternativos. “Cada unidade de ensino terá flexibilidade para adaptar o horário do curso às suas necessidades. Por isso, ainda não temos os dias e horários letivos definidos”, diz Rosângela Afonso, coordenadora do Centro de Normas Pedagógicas da SEE.



O Programa não é obrigatório, mas representará mais uma opção para aqueles que estudam em tempo integral ou fazem atividades aos finais de semana nas escolas públicas integrantes do programa Escola da Família (que oferece atividades esportivas e culturais). “As regiões de São Paulo que escolhemos para o início do Programa na rede pública estadual são as que contam com maior número de redes de ensino integrantes no Escola da Família e alunos freqüentando turnos integrais”, diz Rosângela. Com previsão para início em agosto, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos já é oferecido a alunos de escolas municipais e particulares. Entre 2002 e 2010, mais de 9,7 mil professores foram capacitados pelo Sebrae e um número superior a 275 mil alunos participaram da iniciativa em todo o estado paulista.



Parceria

Criado em 2002 pelo Sebrae-SP, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos está presente em 11 estados brasileiros e faz parte do projeto Educação Empreendedora que leva conceitos empresarias por meio de oficinas aos estudantes. Com proposta de ser expandido para todo o Brasil, sua realização foi possível graças a uma parceria entre o Sebrae, os municípios e, mais recente, o governo de São Paulo. “Já tínhamos a metodologia desenvolvida, então nos sentimos confiantes para aplicá-la na rede estadual. Iniciamos o programa nas escolas municipais porque tivemos mais acesso e uma escala menor, o que ajudou na consolidação do programa”, afirma Bruno Caetano Raimundo, diretor-superintendente do Sebrae-SP.


Leia também:

Brasileiros investem cada vez mais no empreendedorismo

Microempreendedor pagará 50% menos para Previdência

Brasil já atinge 1 milhão de microempreendedores individuais




FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

Nenhum comentário: