terça-feira, 2 de agosto de 2011

Analistas recomendam menos commodities e mais ações defensivas

Com boas expectativas, Vale é exceção e segue entre as sugestões para agosto ao lado de ações de consumo, energia e bancos


Olívia Alonso, iG São Paulo 02/08/2011 05:40


Agosto começou com um clima de cautela generalizado nos mercados de ações diante da expectativa para a votação da elevação do teto da dívida norte-americana. Na opinião de analistas do mercado de ações, este será o tom do mês. A economia dos Estados Unidos e a crise econômica na zona do euro devem manter os investidores preocupados. “Devemos ter volatilidade e uma pequena recuperação no nível da Bolsa brasileira,” diz Rafael Andreata, analista da Planner Corretora.


Mina de ferro da Vale do Rio Doce em Parauapebas, Carajás (PA): analistas esperam bons resultados no semestre

A recomendação de ações para o mês reflete este clima de cautela. As carteiras sugeridas por oito corretoras de valores consultadas pelo iG contêm papéis de empresas de setores defensivos – como o de energia elétrica - de consumo, com empresas voltadas ao mercado doméstico, e alguns bancos. Na opinião dos analistas do HSBC, empresas dos setores de alimentos, bebidas, consumo, agronegócios, varejo e corretoras de imóveis devem ser favorecidas no curto prazo por uma maior renda dos brasileiros disponível para consumo.



Em geral, as corretoras sugerem uma menor exposição às commodities, cujos preços são muito determinados pelo cenário externo. As ações da Vale, entretanto, estão em sete das oito carteiras sugeridas. As corretoras mantêm os papéis acreditando que a mineradora deverá ter um bom desempenho no segundo semestre. Para os analistas da Socopa, o setor de mineração deverá ter um bom cenário nos próximos anos, com a recuperação de economias desenvolvidas e elevadas taxas de países em desenvolvimento.



EUA

As corretoras de valores brasileiras apostam em um pequeno alívio no início deste mês, uma vez que os congressistas dos EUA chegaram a um consenso sobre o plano para aumentar o endividamento do país, evitando um calote. No entanto, as preocupações permanecem. As tensões giram em torno de como será o plano de corte de gastos do governo norte-americano no longo prazo e, principalmente, do possível rebaixamento da nota dos títulos do governo norte-americano.



Para os analistas da corretora Socopa, as implicações de um rebaixamento da nota de crédito dos papéis dos EUA “ainda são controversas no mercado, mas suficientes para manter o nível de tensão nos patamares do mês passado.” Cristiano Souza, economista do Banco Santander, concorda: “se as agências de risco reduzirem as classificações dos títulos norte-americanos, ninguém sabe o que pode acontecer.” Andreata, da Planner, acrescenta que os dados da economia dos Estados Unidos devem seguir no radar dos investidores e que não devem ser muito animadores. Nesta semana, saem dados do mercado de trabalho norte-americano.


Ao lado dos EUA, a Europa também receberá a atenção dos investidores em agosto. Segundo os analistas, o novo pacote de regaste financeiro para a Grécia amenizou apenas em parte as preocupações com a região. Mas ainda há tensões em relação às economias da Itália e da Espanha. “O conjunto de medidas adotadas pelos integrantes do bloco europeu só surtirá efeito caso esses dois países tomem medidas concretas para melhorar o seu deficit público,” afirmam os analistas da corretora UM Investimentos. “Dessa forma, o cenário persiste tenso e não esperamos uma evolução positiva no curtíssimo prazo,” resumem os analistas da Socopa.



No Brasil, as últimas medidas cambiais adotadas pelo governo na última semana pioram a percepção de risco do mercado, na avaliação dos analistas do HSBC. “O Banco Central reforça um tom mais brando e, portanto, mais conciliador com o cenário de inflação, devendo optar por novas medidas macro-prudenciais, ao invés de aumento de juros.” Este cenário justificou a redução da participação de ações de bancos na carteira de agosto do HSBC.



Mais recomendadas

Atrás da Vale, que teve sete recomendações, aparece o Banco do Brasil, sugerido por cinco das oito corretoras. O banco estatal é beneficiado por boas perspectivas para o setor bancário e possui vantagens em relação aos concorrentes, na avaliação da UM Investimentos. “Por ser uma instituição pública, detendo o controle das contas correntes de funcionários públicos e pensionistas do INSS,” afirmam em relatório. Além disso, os analistas acreditam que, com a compra do Banco Postal, o BB tem uma oportunidade de melhorar a rentabilidade de sua base de clientes, “o que poderá trazer interessantes oportunidades.”



A Petrobras, apesar de estar na carteira de cinco casas, teve sua exposição reduzida em por algumas delas. A Planner afirma que, a despeito das expectativas de oscilação dos preços de commodities, continua apostando a estatal porque a empresa manteve o Plano de investimento de 2011-2015 perto de US$ 224 bilhões. “Isso ameniza as preocupações quanto ao equilíbrio financeiro e alavancagem financeira da empresa, além de amenizar os riscos de haver uma nova emissão de ações.”



No setor elétrico, a Cemig foi a mais recomendada, com quatro sugestões. A empresa foi opção da Socopa por ter apresentado em 2011 uma melhor rentabilidade por meio de redução de gastos e uma maturação das aquisições feitas no passado. “É a maior distribuidora de energia elétrica, quarto grupo gerador e terceiro grupo transmissor do País,” acrescentam os analistas em seu relatório para agosto.



Entre os papéis mais recomendados para agosto estão também Hypermarcas, Ambev, Eztec, Tractebel , Itau Unibanco, Lojas Renner, Localiza, Odontoprev e Random Participações.





Ações mais recomendadas para agosto

Empresa                     Ticker                 Recomendações

Vale                                             VALE5                                              7

Banco do Brasil                            BBAS3                                             5

Petrobras                                     PETR4                                              5

Cemig                                         CMIG4                                              4

Itau Unibanco                             ITUB4                                                4

Ambev                                       AMBV4                                             3

Eztec                                          EZTC3                                               3

Localiza                                     RENT3                                               3

Random                                    RAPT4                                                3

Tractebel                                 TBLE3                                                  3

Hypermarcas                          HYPE3                                                  2

Ecorodovias                           ECOR3                                                  2

Odontoprev                           EDPV3                                                   2

Lojas Renner                        LREN3                                                    2

Corretoras: HSBC, Ágora, Socopa, Link Investimentos, UM Investimentos, Coinvalores, Planner, Souza Barros


Veja também:


Economista chama acordo da dívida americana de "band-aid"

Obama anuncia acordo sobre teto da dívida dos EUA

As alternativas dos EUA no impasse sobre a dívida

Teto da dívida dos EUA foi elevado 35 vezes em 30 anos

Guia para investir em ações

País está preparado para lidar com instabilidade externa, diz BC




FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: