segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COMO ESCOLHER O MBA CERTO PARA A CARREIRA

Um dos critérios deve ser como a escola se articula com a profissão

Maria Carolina Nomura, iG São Paulo | 08/08/2011 05:58


Com tantas ofertas de MBAs pelo mundo, fica difícil saber qual curso escolher. Principalmente se o acesso ao conteúdo oferecido é viável financeiramente. Já quando o orçamento é curto, as opções de cursos devem receber um outro olhar e o que deve ser avaliado, nesse caso, é o custo-benefício que proporcionam.



O jornalista José Augusto Amorim levou em consideração dois critérios: tempo e localização

Segundo o coordenador do International MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração), James Wright, o primeiro critério a ser avaliado em um curso é saber se o estudante pretende ir para o exterior ou ficar no Brasil.

“No exterior, terá um gasto significativo com escola, moradia e passagens, além de abrir mão do trabalho por um ou dois anos porque os cursos são integrais. Um MBA tradicional de dois anos nos Estados Unidos, por exemplo, custa entre US$ 120 mil e US$ 180 mil. No Brasil, há cursos por US$ 22 mil e também de meio-período”, explica Wright.

O coordenador afirma que entre as vantagens de estudar fora do país estão a vivência internacional e ter o nome da escola no currículo. “Já se ficar no Brasil, o estudante tem a possibilidade de continuar trabalhando.”



Pesquisa e clareza

A consultora em gestão Giuliana Haik Paim de Andrade, que fez MBA na INSEAD, na França, afirma que o estudante precisa ter clareza do que está buscando. “Os cursos de MBA possuem excelência em quesitos muito distintos. Ainda que as diferenças não estejam tão claras no Business Week ou Financial Times, poderão ser claramente observadas nas apresentações de ‘road-show’”, diz.

Giuliana acrescenta que todas as escolas oferecem um vasto leque de cursos e oportunidades extracurriculares e, frequentemente, é impossível aproveitar todas as opções. “Vale a pena ficar de olho nas bolsas antes mesmo de começar a pesquisar as universidades, pois, geralmente, a seleção ocorre uma vez por ano”, aconselha.

Na última semana, aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo o The MBA Tour, evento anual que reúne diversas escolas de negócios do mundo inteiro. O objetivo é que os estudantes conheçam um pouco mais sobre os conteúdos dos cursos e possam trocar ideias com representantes das universidades.


Para escolher o MBA é interessante estudar a tradição da escola e ver como ela está articulada com o ambiente profissional que se pretende seguir




Critérios

Para escolher o MBA que cabe no seu perfil – e no seu bolso – Wright diz que é interessante estudar a tradição de cada escola e ver como ela está articulada com o ambiente profissional que se pretende seguir. “A escola de Chicago, por exemplo, é famosa pela área de finanças; a Kellogg, pelo marketing; Wharton, estratégia; Standford, empreendedorismo. As europeias são mais multiculturais e com destaque generalista”, exemplifica.

O jornalista José Augusto Amorim, que pretendia mudar de carreira e enveredar pela área de marketing, levou em consideração dois critérios: tempo e localização. Ele estuda na Hult International Business School, nos EUA, cujo curso tem a duração de um ano e é realizado em cinco cidades. Nos últimos dois módulos, o aluno pode escolher onde estudar.

“Eu comecei em Boston e estou terminando em São Francisco. Poderia ter escolhido Londres, Xangai ou Dubai, mas queria ficar nos EUA. Assim como o Brasil, os EUA são um país enorme e muito diverso. Foi uma ótima maneira de viver em duas cidades bem distintas”, diz Amorim.

Já para Giuliana pesou o aspecto geográfico como um todo: clima, cultura e estilo de vida. “Além disso, o ambiente internacional era também um critério fundamental para mim. Nisso, acredito que a INSEAD seja insuperável. Em nossa primeira aula mestra, por exemplo, havia 65 alunos de 35 nacionalidades diferentes”, conta.

A consultora diz que os principais aprendizados que obteve com o curso foram sobre a realização de suas competências, prioridades e responsabilidades como gestora e como líder. “Sem dúvida, o curso me proporcionou uma vasta bagagem técnica, mas meu deu também o preparo para observar os aspectos em que ainda posso me desenvolver. De fato, sinto-me preparada para dar passos ainda maiores no futuro.”


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