quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ir de casa ao trabalho consome mais de 1 hora de 24% dos brasileiros

Ainda assim, 54% dos brasileiros consideram o transporte que utilizam rápido

Valor Online | 17/08/2011 15:12

SÃO PAULO – O trajeto de casa para o local de trabalho, ou para a escola, demanda mais de uma hora para um em cada quatro brasileiros, revela pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Nas grandes cidades, que contam com mais de 100 mil habitantes, esse percentual sobe para 32%.

A maior parte dos brasileiros (43%), entretanto, leva até meia hora para chegar ao serviço ou à escola, enquanto 27% necessitam de 30 a 60 minutos para fazer o percurso. O tempo de locomoção, de acordo com o levantamento, é maior para os indivíduos que apresentam renda mais elevada, “o que sugere que essas pessoas moram mais afastadas do local de trabalho ou estudo”, conclui a pesquisa.

Entre a população com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, 31% gastam mais de uma hora para ir de casa ao trabalho ou à escola. O número sobe para 37% entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos.

Apesar disso, 54% dos brasileiros consideram o transporte que utilizam rápido. O tempo de deslocamento é o principal fator de escolha do meio de transporte para 37% dos entrevistados.


Transporte público

Ônibus, microônibus, vans, metrôs, trens, bonde e barcas são os principais meios de transporte para 42% da população brasileira. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, esse percentual sobe para 58%, e “poderia ser ainda maior se o sistema fosse mais eficiente”, destaca o estudo, acrescentando que “25% da população deixa de usar o transporte público pela inexistência ou pela indisponibilidade nos horários necessários”.

O brasileiro, porém, se mostra otimista quanto à qualidade transporte público. Para 49% dos entrevistados, o transporte coletivo vai melhorar nos próximos três anos. Apenas 12% prevêem piora e 30% creem que não haverá alteração.

O levantamento ainda mostra que o sistema de transporte público conta hoje com 39% de aprovação, enquanto 28% da população o considera ruim ou péssimo. Para 26%, o sistema é regular.
(Francine De Lorenzo | Valor)

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: