quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RECEITAS DE MICRO-ONDAS

Em pouco tempo e sem muita sujeira você pode preparar quase tudo no eletrodoméstico

Renata Helena Rodrigues, iG São Paulo | 04/08/2011 09:00

 
 
Foto: Tricia Vieira / Fotoarena Ampliar
O filé de saint pierre coberto de alho-poró demora apenas três minutos para ficar pronto
Um suculento filé de peixe coberto com finas fatias de alho-poró cozido em três minutos e sem sujar uma frigideira sequer. Acha que isso é possível? Se você usar o micro-ondas, sim. Com alguns cuidados, é possível utilizar o forninho portátil para preparar pratos sofisticados e saborosos. Deixe o preconceito de lado e aprenda a fazer quatro receitas sem tirar as panelas do armário.
Como toda a ferramenta, essa também tem seus macetes. A primeira coisa que devemos saber é quem nem toda receita dá certo no eletroméstico. “Não recomendo a preparação de carnes ou massas", diz Cris Maccarone. "O resultado é muito diferente do que obtemos no fogão.” Sem sujar panelas, a chef prepara pratos no micro-ondas, como risotos e peixes, que não fazem feio diante de uma mesa bem posta.
Um grande aliado no preparo de pratos no forninho é o papel filme. É que o micro-ondas cozinha os alimentos através do aquecimento das moléculas de água, e é possível que grande parte do líquido dos alimentos evapore. Por isso, na maioria dos casos, a preparação deve ser coberta com o plástico. “É bom fazer pequenos furos nele para ajudar à circulação do calor”, diz Cris.


Fique atento também ao tipo de recipiente a ser utilizado. Os mais indicados são os refretários de vidro ou louça, sempre sem bordas ou detalhes metálicos. As tigelas de plásticos, com a exposição prolongada ao calor do micro-ondas, podem ficar deformadas e até derreter. Outra providência importante é adicionar algum líquido à mistura. Se a receita não pede água, vale acrescentar um pouco de azeite ou leite para auxiliar o cozimento.
Só não dá para esquecer a comida no micro-ondas e ir passear. Assim como no fogão, é preciso ficar atento ao processo de cocção. No caso do risoto, por exemplo, o ideal é retirar a mistura a cada três minutos para misturar e checar o ponto.

No mais, é soltar a imaginação e descobrir que o seu micro-ondas faz muito mais do que descongelar alimentos e estourar pipoca.

Siga o iG Comida no Twitter

Veja o passo a passo do pudim de abóbora preparado no micro-ondas, especialmente para o iG Comida, por Cris Maccarone, e mais três receitas super práticas da chef.
FONTE: IG COMIDA

Nenhum comentário: