quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

O QUE É ?




CONHECIMENTO

Compreensão

Relacionamento de Idéias

Construção de Conceitos





HABILIDADES

Raciocínio Lógico

Comunicação Interpessoal

Produção de Textos





ATITUDES

Atenção

Pontualidade

Cooperação

Organização

Participação

Liderança

Iniciativa





Objetivos

1) Facilitar o acesso aos trabalhadores a aquisição e competências que lhe permitam elevar o nível de desempenho em distintas funções dentro dos níveis de qualidade e eficiência requeridos, bem como possibilitar a sua inclusão social;



2) Reconhecer e certificar as competências dos trabalhadores adquiridas mediante capacitação, pela experiência na vida profissional ou combinação de ambas,



3) Otimizar os processos formativos e reduzir os custos da capacitação e Educação,



4) Possibilitar a aquisição progressiva de conhecimentos, habilidades e destrezas em função da conclusão de qualificações profissionais ou unidades de competências capitalizáveis como créditos formativos,



5) Promover maior mobilidade do profissional dentro de sua família ocupacional, entre empresas e dentro do ramo da atividade produtiva, como forma de evitar o desemprego estrutural,



6) Gerar um banco de dados que possa ser disponibilizado aos agentes econômicos sobre as competências dos profissionais candidatos ao mercado de trabalho, provenientes das escolas.





Obstáculos à Implementação



Falta de definição de políticas públicas relativas a implantação do sistema, que possam sensibilizar os empregadores e empregados em obter uma certificação,



Falta de engajamento dos órgão governamentais e os principais atores, empresários, trabalhadores e formadores no desenvolvimento e construção do sistema,



Falta de planejamento relativo à estratégias que possam viabilizar as questões de infra-estrutura necessária ao projeto,



Falta de coerência entre as premissas, os procedimentos e, a sistemática de avaliação e certificação baseada em competências, com o modelo sistema formativo atual da educação profissional.



MODELO




Fonte: Márcio Bambirra Santos - Prof. CEFET-MG

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