domingo, 18 de setembro de 2011

CURSO DE MEMORIZAÇÃO 2 - TÉCNICAS – AULA 6

O mapa que você não esquece

A partir dos mapas mentais idealizados pelo matemático e psicólogo inglês Tom Buzzan, professor Edvaldo Pereira Lima, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, criou um método de estudo chamado Árvore da Criação. A idéia é estimular funções do lado direito do cérebro, sensível a imagens e fantasias. Você pode experimentar a técnica usando o exemplo abaixo.
Depois de estabelecer um objetivo (aqui, o governo de Getúlio Vargas) e um tempo (2 horas digamos com intervalo de 20 minutos), sente-se diante de uma mesa e relaxe.
Escreva a palavra-chave em letras maiúsculas no centro de um pedaço de papel e faça um círculo em volta. (1)


Puxe ramificações para palavras ligadas ao tema, mas escreva-as só com a letra inicial maiúscula. (2)
Depois novas palavras, ligadas às ramificações, devem ser escritas em letras minúsculas. (3)
Obs.: também é bom que o tamanho das letras sejam em ordem decrescente, ou seja, o n.º 1 deve Ter letras grandes, o 2 letras menores e o três letras ainda menores.
Segundo Edvaldo, o cérebro tem noção de hierarquia.


Folhei um livro de História do Brasil despreocupadamente, anote o que sabe e faça novas “árvores” se quiser. Feche os olhos e fantasie ao máximo: pode se imaginar que está voando sobre as páginas do livro, participando dos eventos, vendo sempre o tempo máximo estabelecido. Depois é só ler o livro de acordo com a sua “árvore”. Se quiser colorir e desenhar melhor. O lado direito adora brincar.



Nenhum comentário: