Concierges realizam desejos dos clientes e empresas do setor faturam alto com público classe A
Precisa de um serviço exclusivo? Quer fazer uma festa, mas está sem tempo de organizá-la? Procure um concierge. O atendimento personalizado deste profissional “faz tudo” chama atenção do público classe A e faz com que empreendedores apostem no setor, investindo no serviço de conciergeria.Pedro Opice e Guilherme Gomes são exemplos de empresários que entraram neste mercado com a proposta de realizar sonhos. Em 2009, os sócios abriram a Jazz Side para atender clientes pessoas físicas e jurídicas. Um dos serviços realizados foi a organização para a Gant, grife de moda americana, de um dia como “James Bond” – oferecido ao ganhador de uma promoção – com direito à hospedagem no hotel do filme “Cassino Royale” e direção do carro Aston Martin. Outro serviço atendido foi a reserva de uma sala de cinema para o filho de um cliente que desejava jogar vídeo game com seus amigos durante o aniversário.
Para ter um desejo realizado pela Jazz Side, o cliente precisa estar disposto a gastar pelo menos R$ 1 mil e aguardar, em média, duas semanas pelo desenvolvimento do projeto. O serviço completo e seu custo variam de acordo com a complexidade e o grau de exclusividade pedidos. “O trabalho mais caro que fizemos envolveu o encontro com uma celebridade e custou R$ 350 mil. Já o mais barato, um show pirotécnico em uma cobertura no Itaim, foi realizado em dois dias e saiu por R$ 9 mil”, diz Opice.
Entender as vontades dos clientes e arrumar soluções para seus pedidos são apenas alguns dos desafios quando o assunto é conciergeria. Uma das principais dificuldades apontadas pelas empresas do segmento é a seleção de profissionais experientes, já que muitos têm graduação - em cursos como hotelaria e comércio exterior - mas não vivenciaram na prática as atividades da profissão.
Leia também:
Montar um bom networking foi uma das primeiras preocupações dos empresários na Jazz Side. Após conseguirem parceiros nos Estados Unidos e na Itália, os sócios investiram R$ 100 mil e contrataram cinco profissionais para formar a equipe – além do serviço de freelancers, quando necessário. A empresa atendeu 55 pedidos e registrou faturamento de R$ 1,3 milhão desde o início de sua atividade.
Detalhes preciosos
Fazer com que o atendimento prometido saia conforme planejado é outro desafio recorrente entre as empresas do segmento. “O trabalho de conciergeria depende muito do serviço que os estabelecimentos contratados executam. Nossa maior dificuldade é fazer com que eles entendam o princípio do trabalho e o desejo dos clientes”, afirma Opice. Diante do impasse, Savanna Ramos, professora do curso de graduação em turismo da Unesp, alerta para que os concierges e empresários do ramo tenham boas relações com seus fornecedores. “Esta parceria é importante porque os clientes esperam encontrar nos serviços indicados a continuidade dos padrões oferecidos pela empresa”, diz.Foi a ideia de contratar profissionais diferenciados que atraiu o advogado Pedro Júlio Gomes ao serviço de conciergeria. Com viagem marcada aos Estados Unidos, Gomes aproveitou a oportunidade para comemorar o aniversário de sua esposa com 50 amigos em uma festa surpresa. O advogado procurou a Jazz Side que lhe sugeriu comemorar a data em um iate no Rio Hudson. “Nunca havia contratado este tipo de serviço, mas gostei porque não me preocupei com nada. Eles entenderam o que precisava e trouxeram sugestões”, afirma. A surpresa, entretanto, não saiu barato. Gomes conta que gastou, aproximadamente, R$ 49,6 mil na festa.
Boas perspectivas
Há 15 anos no mercado, o serviço de concierge da Inter Partner Assistence – pertencente ao grupo francês Axa – funciona 24 horas e atende aos clientes vips de empresas como Visa e Mastercard. Cerca de 60% dos pedidos, feitos exclusivamente por telefone, são voltados ao setor de turismo como reserva em hotéis, compra de passagens e aluguel de motoristas. “Podemos fazer tudo que for legal, moral e lícito. Muitas vezes os pedidos nem são finalizados, já que o importante para alguns clientes é encontrarmos os lugares e produtos desejados”, diz Fernanda Camargo Cortese, diretora executiva da empresa. A Inter Partner Assistence possui 87 concierges e faz, em média, 8 mil atendimentos por mês.Segundo pesquisas da MCF Consultoria e GfK Brasil, os consumidores do mercado de luxo no Brasil correspondem a 4,8 milhões de pessoas – cerca de 2,5% da população. Apesar de ainda pequeno, este mercado faturou R$ 15,7 bilhões em 2010 e tem perspectiva de crescer 33% neste ano. Os bons resultados têm atingido o serviço de conciergeria. Somente na Associação Internacional de Concierges de Hotel – mais conhecida como “Les Clefs d’Or” (as chaves de ouro) – existem mais de três mil membros associados.
“Este mercado está crescendo. Várias agências de viagens estão se especializando neste tipo de serviço e oferecendo experiências exclusivas aos clientes”, afirma Aaron Gagliardi, diretor executivo da MCF e especialista em gestão de pessoas.
FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário