domingo, 18 de setembro de 2011

TESTE: Vocês são financeiramente compatíveis?

Faça o teste na companhia de seu (sua) parceiro(a) e descubra se vocês pensam de maneira semelhante quando o assunto é dinheiro

Olívia Alonso, iG São Paulo | 24/08/2011 05:30
Vocês conseguiram marcar férias e juntaram dinheiro para viajar. Escolheram o destino e agora precisam reservar a hospedagem. Então, surge um problema: um dos dois prefere um bom hotel com café-da-manhã. O outro acredita que vale mais a pena ficar em uma pousada bem baratinha, pois assim é possível economizar um pouco e usar o dinheiro para outras finalidades. Diferenças de opiniões como esta são frequentes no dia-a-dia de muitos casais, pois cada um tem seus valores próprios em relação ao mundo financeiro.
 
Algumas pessoas valorizam mais o lado físico e a satisfação pessoal, outras dão mais importância às questões financeiras, diz o consultor financeiro Humberto Veiga. Há ainda aqueles que priorizam os amigos e familiares, enquanto outros agem de acordo com o que sentem e com seus instintos pessoais.
Quando os dois pensam de forma diferente, tendem a discutir na hora de tomar decisões que envolvam o bolso. É o caso do casal que vai fazer a viagem. Por outro lado, a combinação das características opostas pode ajudar bastante para a moderação da vida conjugal. Os dois acabam tendo um equilíbrio e saindo dos extremos. Dessa forma, podem conseguir uma vida financeira saudável. “Uma postura mais diversificada pode até trazer uma vida mais tranquila ou prazerosa,” diz Veiga.

Faça o teste e descubra seu perfil. Peça para seu (sua) parceiro (a) responder também e veja se vocês são compatíveis quando se trata de dinheiro.

Este teste não é científico e não tem finalidade clínica conclusiva. Para mais orientações, consulte um especialista. Consultor financeiro responsável: Humberto Veiga
Mas também acontece de os parceiros terem os mesmos valores. Ambos priorizam o lado financeiro, por exemplo. Assim, tendem a concordar na hora de tomar decisões. Ou seja, são financeiramente compatíveis. Por um lado, isso é ótimo, pois são duas pessoas que combinam. Por outro, podem ter uma vida financeira ditada por valores extremados, o que pode ter consequências não tão boas.


“Vamos imaginar duas pessoas que valorizam mais o lado físico e a satisfação pessoal. Isso pode trazer um dano à capacidade de construção de um patrimônio de maneira saudável,” diz o consultor. Segundo ele, a constante busca de satisfação pessoal e a falta de frieza na tomada de decisões podem fazer com que os dois não consigam poupar e fazer planos para garantir um futuro confortável.

“Assim, quando o assunto é compatibilidade financeira, é preciso saber que uma pequena dose de incompatibilidade pode ser até melhor do que a compatibilidade total,” diz Veiga, que é autor dos livros “Tranquilidade Financeira: saiba como investir no seu futuro” e “O que as mulheres querem saber sobre Finanças Pessoais”.


O consultor lembra que a compatibilidade financeira é um detalhe - ainda que importante - na vida do casal. “Se o restante estiver funcionando bem, não há problema algum em entender o comportamento do outro e o seu próprio,” afirma. É importante que os dois discutam o tema sem preconceitos e façam um esforço para se ajustar, diz.

Veja também:

Nenhum comentário: