quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cinco dicas para ensinar crianças a lidar com dinheiro

Dar bons exemplos é essencial. Chegar em casa com os braços cheios de compras depois de falar aos filhos que a família precisa economizar, por exemplo, é errado, diz consultor

iG São Paulo | 12/10/2011 05:40

Com que idade as crianças já podem começar a aprender a lidar com o dinheiro? Quando começar a dar mesada? E como ensinr os filhos a controlar os gastos? Veja abaixo as respostas para essas dúvidas e outras questões nas cinco dicas elaboradas por Ricardo Pereira, consultor do blog Mister Finanças, para os pais que querem ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro.


Foto: Getty Images Ampliar
A partir dos quatro ou cinco anos, crianças já podem receber mesada, diz especialista

1) Dê bons exemplos: quando falamos de dinheiro e educação financeira, o bom exemplo é indispensável. No caso de compartilhar com as crianças que a família está em contenção de despesas, jamais chegue em casa com compras exageradas.

2) A partir dos dois anos, quando as crianças começam a demonstrar seus próprios desejos, já é o momento de iniciar a educação financeira, mostrando o processo de troca do dinheiro por produtos.

3) Esteja sempre por perto para ajudar o seu filho a lidar com a frustração. É fundamental explicar a ele que não é possível realizar cada um de seus desejos imediatamente. Ajude-o a se organizar e poupar.

4) A partir dos quatro ou cinco anos, as crianças já podem começar a receber uma pequena quantidade de dinheiro e, para isso, nada melhor do que ganhar o primeiro cofrinho. Ele é um ótimo recurso para as primeiras noções de economia, mostrando a diferença do produto caro e barato, além de ajudar a poupar para comprar algo que realmente desejamos.

5) Destino da mesada: é importante uma orientação em relação ao uso da mesada, como estabelecer prioridades de consumo e economizar para compras maiores. Nada muito rigoroso para não tornar o aprendizado chato e desagradável.

Nenhum comentário: