sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comércio abre 250 mil vagas até o Natal

Previsão é de que quase 50% dos contratados sejam efetivados pelos lojistas, que encontram dificuldade para preencher postos

iG São Paulo | 14/10/2011 06:01
Foto: AE
Shopping centers vão contratar cerca de 140 mil trabalhadores temporários


O comércio brasileiro está contratando um número recorde de trabalhadores para dar conta do crescimento nas vendas neste final de ano. De acordo com uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entre setembro e dezembro serão criadas cerca de 250 mil novas vagas no setor no Brasil, em especial no segmento de vestuário e calçados. Pela previsão do CNC, quase 50% de todos os trabalhadores que forem contratados para esses postos serão efetivados pelos comerciantes, que vêm enfrentando dificuldades cada vez maiores para preencher seus quadros de funcionários.


 
“Nós estamos no limite, com a taxa de desemprego tão baixa e com o crescimento de 6% nas vendas que estamos tendo esse ano, o comércio sofre para preencher todas as vagas”, diz Mariana Halson, economista da CNC. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio, depois das lojas de roupas e as sapatarias, quem mais vai abrir vagas nesse final de ano serão os supermercados e o hipermercados. Segundo o estudo, cerca de 19% das ofertas de emprego no comércio nesse final de ano serão feitas por empresas desse segmento.

 

Contratações concentradas

Quase 50% dos empregos temporários estão em lojas de roupas e de calçados
Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Só o Grupo Pão de Açúcar anunciou que pretende contratar cerca de 10 mil pessoas para trabalhar de forma temporária nos últimos meses desse ano. “Esse é um aumento de mais de 60% em relação aos seis mil temporários que contratamos no ano passado. Estamos nos preparando para um belo Natal”, disse Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar, que controla também o Extra, as Casas Bahia e o Ponto Frio.

Mesmo com o aumento dos postos de trabalho no setor de supermercados, o grande empregador desse final de ano serão, uma vez mais, os shopping centers brasileiros. De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 140 mil vagas serão criadas no setor apenas nos últimos meses do ano, um aumento de 7% em relação ao número de temporários contratados em 2010, um ano de forte crescimento, em que o número de vagas se expandiu 13% em relação a 2009. "Acreditamos que nesse ano, por conta da conjuntura econômica, até 30 dessas vagas temporárias vão se transformar em vagas efetivas", diz Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da Alshop.
Essa mesma conjuntura que vem fazendo o comércio quebrar recordes sobre recordes está criando um cenário novo para o setor: a escassez crescente de mão de obra barata. Com a taxa de desemprego atingindo patamares históricos, preencher vagas de baixa remuneração e sem garantia de contratação permamente está cada vez mais difícil para os lojistas. "Estamos cada vez mais nos aproximando do pleno emprego e isso muda o jogo de força nas relações de trabalho. Não acredito que haverá falta de mão de obra, mas com certeza haverá um readequamento salarial, principalmente para vagas que exigem mais qualificação", diz Altamiro Carvalho, economista da Federação do Comércio de São Paulo.

Essa readequação já está ocorrendo. O crescimento real da renda no comércio vem sendo maior do que a média nacional há vários meses. De acordo com Carvalho, em São Paulo o valor nominal dos salários cresceu 10% em relação ao ano passado. Hoje um trabalhador do comércio ganha em média R$ 838,60 ao ser contratado.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: