quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CURSO DE COMO FAZER FORTUNA VENDENDO INFORMAÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA – AULA 4



DICAS SOBRE COMO ESCREVER

Se você pode escrever uma carta, pode escrever um pequeno relatório. Na verdade, essa é a melhor estratégia--é como se estivesse escrevendo uma carta a um amigo. Mas esteja atento para supor uma inteligência básica por parte de seu leitor-- não o subestime. Mesmo que você esteja dando algumas informações novas, essa pessoa pode ter, e geralmente tem, um bom conhecimento a respeito do assunto.

A melhor escrita é clara, fácil de ser lida e segue uma seqüência compreensível. Tenha cuidado para não ser repetitivo. Cada idéia ou ponto em questão deve ter um começo, meio e fim.

Use subtítulos para quebrar os blocos da redação e escreva parágrafos pequenos com frases simples. Isso não é um concurso de melhor redação, mas esteja certo de usar as regras básicas gramaticais e de pontuação.

Já que você não pode confiar no entendimento completo do seu leitor, esteja certo de explicar tudo muito bem, especialmente se houver desenhos, gráficos, etc. Novamente, você não precisa ser um artista para desenhar uma figura simples, já que ela é clara e explica o que você deseja comunicar.

Você deve ter algo a dizer. Releia seu manuscrito e corrija-o várias vezes para ter certeza de ter algo valioso a oferecer. Essa é a chave básica para bem se suceder vendendo informação.

A forma estandarte do manuscrito é datilografada, espaçada duas vezes com margens ao lado e no topo de 1 e 1/2 polegada aproximadamente e no mínimo 1 polegada de margem no final da página. Se você não for um expert em datilografia e não tem uma máquina de escrever excelente, contrate alguém para completar a cópia final. Não é caro e é extremamente necessário, já que É O SEU PRODUTO.
 


VÁ DEVAGAR NO INÍCIO

Você tem seu manuscrito e está pronto para imprimir. Não gaste muito dinheiro imprimindo muitos volumes desses relatórios--não ainda. Investigue nas gráficas locais “instant press”. Foto offset é muito barato e é uma maneira eficiente de reproduzir cópias de várias centenas a vários milhares.

Se quiser fazer um teste com poucas dúzias no começo, até fotocópias são justas no preço. Já que você tem um manuscrito limpo, as cópias serão limpas e fáceis de ler--um produto para orgulhar-se.



E SOBRE FITAS CASSETES?

Fitas cassetes pré-gravadas são uma maneira excelente de vender informação  pela mala. E também há um grande lucro nisso! Motoristas ouvem fitas cassetes enquanto estão dirigindo e vendedores as usam para seguirem em seminários e encontros de venda. Com todo o equipamento de som usado hoje em dia, a informação gravada tem uma ótima demanda.

Você ficará surpreso de quanto é barato para gravar e duplicar em massa suas fitas para o negócio de vender informação. Primeiro você ter um manuscrito preparado para ser lido, e deveria pegar alguém que tivesse uma voz agradável para fazer as gravações.

Já que você precisa somente de um bom gravador de voz, pode comprar as fitas cassetes por um preço bem baixo. Você pode usar um bom gravador em casa para gravar sua informação, mas ele deve ter um som excelente, sem ruído ou interferência. E, é claro, esteja certo de eliminar sons de fundo que possam baixar o valor de seu produto. Lembre-se, isso é um negócio, e o seu produto deve apresentar uma alta qualidade. Depois, quanto os pedidos forem surgindo, você poderá ir a um estúdio de gravação para produzir a mais fina qualidade de gravação.

Serviços de duplicação em alta velocidade produzirão suas fitas em massa com um preço bastante razoável... (entre R$1 e R$2 por fita). Investigue a qualidade e compare os custos antes de comprometer-se.

Assim como uma matéria impressa, as fitas cassetes são feitas bem facilmente. Você deveria comprar caixinhas plásticas para poder vender as fitas.

Depois você pode até ter cartas impressas inseridas nas fitas cassetes para alcançar um produto de boa aparência.




COMO SE PROTEGER

Para proteger seus direitos contra qualquer um que esteja usando o que você tem publicado, copyright o material. Tanto o material impresso quanto o gravado podem ser copyrighted.

Não se preocupe com os manuscritos não publicados, pois eles estão protegidos contra cópias não autorizadas. Mas o quanto antes você mandar informação ao público, isso já se torna domínio público, a não ser que ele carregue um aviso de que é copyrighted.

A nota pode aparecer numa dessas três formas: a palavra “copyright”, “copr.”, ou a letra “C” com um círculo em volta. Ela deve aparecer na página do título e deve incluir o nome do dono e o ano de publicação.

Para maiores informações, telefone para a Câmara Brasileira do Livro (011) 225-8277.



ABRINDO O NEGÓCIO

O melhor do negócio de se vender informação é que ele requer muito pouco para começar e mantém-se. Você precisa somente de uma pequena porção de sua casa para trabalhar, com uma superfície de trabalho e poucos suplentes comuns de papéis timbrados.

Você quer usar seu próprio nome ou criar o nome de uma empresa? Os dois possuem vantagens que podem ajudá-lo, mas é essencial que ele caia bem. Se escolher o nome de uma empresa, cheque as leis de Estado para estar certo de fazer qualquer registro necessário. Se você está pensando em usar um número de caixa postal ao invés do seu próprio endereço, desista. Isso porque as pessoas não confiam num número de caixa postal devido às fraudes feitas no passado à respeito da mala direta.

Você precisará de papel timbrado que dê uma boa impressão, envelopes e etiquetas de envio. E você não precisa gastar uma fortuna por uma impressão elaborada num papel de alta qualidade. Se tiver qualquer habilidade artística, pode criar seu próprio logotipo e datilografar com letras de carimbo disponíveis em lojas de arte. Você não precisa ter um nome muito comprido no seu logotipo. Basta o seu sobrenome ou suas letras iniciais.

Esteja atento quando pedir o logotipo e checar as diferenças de preço entre notas de papel e cópias adicionais por ter usado uma cor diferente do preto ou por ter usado duas cores.

Mantenha-se com tamanhos estandartes e claros, o tipo estandarte preto dá a ilusão de duas cores impressas e parece esperto. Impressoras de ofsete podem produzir de 500 a milhares de folhas de limpa impressão por um pequeno preço se você fornecer o protótipo terminado.

Quando o seu negócio for gerando dinheiro, você poderá adquirir uma balança de alta qualidade para medir os custos de envio e que poderá economizar custos relativos ao correio e outros gastos.

Livros e outras matérias impressas podem ser enviados com uma taxa postal especial. Cada pedido deveria ser marcado dessa maneira: 4a Classe Especial de Taxa de Livros. No entanto, para materiais leves, alguns centavos valem à pena para cumprir com uma resposta sem demora.

Nenhum comentário: